RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2015 - TOP(s) #3


De forma geral 2015 não será um ano que eu irei me recordar com carinho ou algum tipo de saudades, na verdade estou contando os segundos para a chegada de 2016 e toda a renovação de energias que só a virada de ano promete. Mas, em relação as minhas leituras esse ano foi gratificante, pois eu consegui mesmo cursando o ano mais difícil na minha faculdade de Direito ler bons livros, e muitos quadrinhos. 

Em 2015 comecei a ler quadrinhos de verdade, eu já havia lido antes, mas nada comparado ao quanto que eu li este ano em que eu amentei mais de 90% minha coleção de quadrinhos. Em junho eu escrevi o post O Vício de Ler Quadrinhos em que expliquei porque esta 9º arte me agrada tanto, e são por essa razões que tenho certeza que esse novo hábito me acompanhará pela vida agora. É um universo de leituras novo para mim, com muitas histórias icônicas e artistas que ainda preciso conhecer. 


Minha primeira HQ lida no ano foi V de Vingança, clássico que entrou paro ranking de melhores histórias que já li. A menção honrosa vai para a obra Pétalas dos artistas brasileiros Gustavo Borges e Cris Peter, história que é puro amor, colorização e desenhos perfeitos. 
2015 também foi o ano que me entreguei completamente para os quadrinhos de super heróis, e decidi aumentar a minha coleção de histórias do meu herói favorito, o advogado Matt Murdock, também conhecido como Demolidor. Li muitas histórias clássicas (ou não) do Demolidor e me diverti bastante, isso foi tão marcante em 2015 que farei um TOP #3 só das minhas leituras favoritas do herói.

3. Demolidor #1 - Um Novo Começo
2. Demolidor: Revelado 
1. Demolidor - Diabo da Guarda

Feita a menção honrosa e muito merecida aos histórias mais legais que li do Demolidor em 2015,  agora vamos falar sobre o meu top de quadrinhos em geral, lembrando que eu comecei a ler muito quadrinhos somente nesse ano, por isso a maioria das obras que eu estou citando são antigas e eu tive que correr atrás delas em sebos, bancas, e lojas especializadas para conseguir tê-las na minha estante. 

3. Homem-Aranha: Azul
2. X-Men: A Saga da Fênix Negra
1. Marvels

Claro que o primeiro lugar só poderia ser de Marvels, preciso urgentemente fazer resenha deste material aqui no blog, que além de ter um roteiro muito bem bolado, a arte é uma coisa linda demais de se ver, a cada página que eu passava meus olhos brilhavam, com certeza é o melhor traço de quadrinhos eu eu já li. Homem Aranha "Azul" é uma história triste e muito romântica, e os traços são lindos também, história que não poderia faltar o meu top três. A Saga da Fênix Negra foi o
grande clássico dos X-Men que pude ler neste ano, tudo que já li dos mutantes até hoje foi muito bom, mas esta história em particular é excepcional. 


E finalmente vamos aos livros! À Espera de um Milagre foi o primeiro livro que li do famoso escritor Stephen King e esse livro é muito marcante. Terminei de ler a trilogia Anna, Lola e Isla em Isla e o Final Feliz, leitura muito prazerosa e livro perfeito para representar o gênero romance na minha lista de leituras de 2015. Finalmente terminei de ler a série Os Heróis do Olimpo em O Sangue do Olimpo, do Rick Riordan, que comecei a ler depois de Percy Jackson e os Olimpianos, no total foram 10 livros lidos do escritor, todos muito divertidos; não é perfeita, mas é uma série que vou relembrar com muito carinho e nostalgia. 

Antes do meu TOP #3 de Melhores Livros de 2015 há outros bons livros que marcaram o ano de 2015 e preciso citar: Reli o clássico O Pequeno Príncipe; A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista foi um livro que me surpreendeu muito tanto pela sua qualidade quanto pela história que com suas poucas páginas me emocionou de verdade. Cilada foi o mistério/thriller psicológico que eu nunca teria descoberto sozinha o desfecho da trama complexa; li também A Menina que Brincava com Fogo da trilogia sensacional Millennium que irei terminar de ler em 2016. 

3. O Desafio de Ferro - Magisterium #1
2. Claros Sinais de Loucura 
1. Eleanor & Park

Claros Sinais de Loucura com toda a sua originalidade e a minha protagonista queridinha Sarah Nelson que tenta achar em si mesma sinais de que está ficando louca, foi um livro que me fez refletir muito em 2015. O Desafio de Ferro foi minha última leitura e grande surpresa de 2015, eu já imaginava que iria gostar por causa de suas duas escritoras incríveis, mas este livro ganhou um lugar no  TOP #3 de Melhores Livros de 2015 por dois motivos, primeiro por causa da reviravolta da trama no final que me surpreendeu demais, e segundo porque estou com a expectativa de que esta história veio fazer parte de um lugar que é ocupado nos meus favoritos somente por Harry Potter e Percy Jackson,veremos. 

Eu confesso que não tive dúvidas ao escolher Eleanor & Park como a minha melhor leitura de 2015, porque este livro foi uma experiência completa para mim: personagens marcantes, quadrinhos, trilha sonora, amor, diversas citações perfeitas, e história inesquecível que conseguiu ser engraça, romântica, e triste, despertou em mim diversas emoções e ganhou um lugar especial no meu coração. Um livro que eu sinto vontade de reler toda hora. O melhor de 2015, e um dos melhores que já li na vida. 

"Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa." 


Essas foram as melhores leituras de 2015. Não cumpri todas as metas que abracei no começo do ano, como era previsível (risos), mas foi um ano que realmente foi salvo para mim pelas boas leituras que fiz. 
E que venha 2016 com leituras mais incríveis do que estas. =)

Um comentário:

  1. Essa coleção de encadernados <3 Eu também estou colecionando, mas só alguns títulos. Os melhores deste ano que li foram Vingadores -A Queda e A última Caçada de Kraven. Da DC foi Superman All Stars, que simplesmente acabou comigo. Me fez ver um lado do personagem que eu simplesmente não conhecia. Super recomendo. Eu li muitos livros esse ano, mas o meu favorito foi ligado à quadrinhos KKKKK Guerra Civil <3 Adorei suas escolhas! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo