Como Começar a Ler Quadrinhos de Heróis?

Sempre que posto fotos lá no meu instagram @gaabisam, ou falo sobre quadrinhos aqui no Mundo Platônico, alguém comenta que deseja começar a ler quadrinhos mas não sabe como, ou melhor, não sabe por onde começar, afinal são mais muitas décadas de histórias e heróis que já teriam idade para ser beeem idosos. O foco do post de hoje são os quadrinhos de heróis, que são os que eu mais leio, mas em breve escreverei também sobre hqs que não são de super heróis, e que podem ou não ter uma temática mais adulta.

Eu comecei a ler quadrinhos de heróis pelo encadernados da Panini, a maioria deles possuem uma história com começo, meio, e fim, então a chance de ficarmos perdidos é menor. Não recomendo começar a ler pelas revistinhas mensais que saem nas bancas, porque será muito difícil encontrar as edições anteriores e você provavelmente encontrará uma história que está no meio do seu desenvolvimento. A não ser, é claro, que a revistinha mensal seja a número #1, se você passar em uma banca e encontrar uma revistinha número 1 de um herói ou equipe que te interesse não perca a oportunidade de comprar porque ela acabam muito concorridas e acabam rápido.

Comprar encadernados ok. Tomar cuida com as mensais ok. Mas, como você vai realmente escolher alguma história para começar? Com pesquisa! Primeiro você tem que escolher um herói que te agrade mais, ou a equipe de heróis que você quer ler (Como os Vingadores, Liga da Justiça, etc.) escolhido o herói(s) agora você pesquisa quais as melhores histórias desse herói, aqueles tops que vários sites fazem, e confere quais estão disponíveis para venda. Eu, por exemplo, queria ler os quadrinhos do Homem Aranha, para isso pesquisei suas melhoras histórias, mas antes de ler esses arcos mais famosos do personagem, eu comecei pela coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel.

A Salvat está lançando a popularmente conhecida “coleção da capa vermelha” (risos) cada edição é centrada em um personagem, ou em um grupo de heróis da Marvel, esses encadernados são compostos de um arco principal famoso do herói(s), mais a primeira aparição do personagem ou grupo, ou uma história clássica dele, perfeito para quem quer começar a ler quadrinhos! Começando por essa coleção, você não terá problemas para ler as demais histórias aclamadas do personagem. A coleção Graphics Novels da Marvel (capa preta), também da Salvat, que reúne grandes sucessos é uma ótima opção para continuar a ler, mas infelizmente ela está sendo publica no Brasil há mais tempo e muitos dos encadernados já estão esgotados.

Se você estiver mais interessado nos quadrinhos da DC Comics, por exemplo, siga minhas primeiras dicas: Escolha sobre quem quer ler, e pesquise os encadernados! Recentemente comprei um grande clássico da DC que sempre aparece na lista das melhores história da editora: “O Reino do Amanhã”, que é um encadernado de luxo que não podia faltar na minha estante como fã de quadrinhos que sou. A Panini também está lançando aos poucos os encadernados dos “Novos 52” que serão divididos em vários volumes, fase perfeita para quem quer começar a ler quadrinhos porque reinicia as histórias dos heróis da DC com novas abordagens.

O site Legião de Heróis fez um post muito legal: A arte de ler HQs para iniciantes com dicas essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no mundo dos quadrinhos de heróis como: Correr atrás daquilo que te agrada, ter a mente aberta para mudanças, conversar com pessoas que entendem do assunto, esquecer tudo o que você viu nas adaptações para o cinema, e uma das dicas mais importantes: Não criticar quem tem um gosto para quadrinhos diferente do seu, respeito entre fãs! É um texto super interessante e o Legião de Heróis é uma bela fonte de notícias e matérias para quem curte quadrinhos de heróis.

Não posso deixar de comentar sobre os VLOGS DE QUADRINHOS que acompanho no YouTube e são uma fonte ótima para que quer compreender esse universo e receber dicas legais: O Cuzcuz-literário da Bah, o 2quadrinhos do Vinícius, e também o LoadComics do Gil. Três vlogs especializados em quadrinhos, com reviews, críticas, guias práticos de leituras, muito amor pelo mundo nerd, e mais! Outra boa dica (mais uma hahaha) é o site Planeta GIBI que faz checklists dos lançamentos de hqs (e Mangás também) de diversas editoras todos mês, me guio sempre por lá para saber quais lançamentos irei comprar!

Onde comprar?

A Fnac sempre tem promoções de quadrinhos, a Amazon Br e a Livraria Cultura também são indicadas, a Cultura é a principal loja virtual que vende as coleções da Salvat. O Submarino e a Saraiva também vendem hqs, mas não são especializados nisso. Em loja físicas sempre recorro a Comix Book Shop, loja que tem um acervo enorme de quadrinhos e mangás e que sempre têm aquelas edições que saem nas bancas e acabam esgotando rapidamente em todos os outros lugares (também vendem virtualmente). E a Geek.etc, que fica no Conjunto Nacional na Paulista e pertence a Livraria Cultura.

Outros links interessantes:

Espero que vocês tenham gostado de todas essas dicas (foram muitas). Acredito que consegui compartilhar com vocês meu pequeno conhecimento sobre o mundo dos quadrinhos e de como entrar nele.

Agora é só começar a LER!

Um comentário:

  1. Moça que post maravilhoso! Adorei as dicas, mesmo.
    Aliás, acabei de conhecer o blog e estou apaixonadinha hahahaha Parabéns!

    http://pequenodiariodebordo.com/

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo