

“(…) Park tocava as mãos dela como se fossem algo raro e precioso, como se seus dedos estivessem intimamente conectados com o restante de seu corpo. O que, é claro, era fato. Difícil explicar. Ele a fazia sentir somo se ela fosse mais do que a soma de suas partes.”
Eleanor é umas das personagens mais complexas e interessante que eu já li, sua vida se tornou extremamente problemática com a chegada do seu padrasto, que dominou sua mãe de uma forma que ele passou a maltratá-la e aos seus filhos sem que a mãe de Eleanor conseguisse reagir. Eleanor é a irmã mais velha, mas não consegue proteger seus irmãos, sua mãe, que tenta negar a todo custo o mal que trouxe para casa, e nem ela mesma. Eleanor vive com medo, é retraída, e não revida as ofensas que são dirigidas contra ela pelo seu padrasto, e pelos os alunos de sua nova escola.
"A gente acha que abraçar uma pessoa com força vai trazê-la mais para perto. Pensamos que, se a abraçarmos com muita força, vamos senti-la, incorporada em nós, quando estivermos longe. Toda vez que Eleanor ficava longe de Park, sentia sua perda.”
A aparência por si só passa longe de definir estes personagens, eles são muito reais, e como pessoas reais possuem diversos sonhos, qualidades, e defeitos que vamos conhecendo com o decorrer da história. Park e Eleanor sentam juntos todos os dias no ônibus escolar, para desgosto de Park no inícioo, mas logo eles são atraídos um pelo outro pelo gosto em comum por quadrinhos, X-Men e Watchmen principalmente, ele traz The Cure e Smiths para Eleanor conhecer. Assim, Park vai aos poucos se tornando a melhor parte dos dias de Eleanor, com suas conversas, os quadrinhos emprestados, e a música, a atração mútua que eles sentem fica cada vez mais difícil de ser ignorada.
É muito difícil para mim escrever a resenha de Eleanor & Park porque me apeguei muito a esses personagens, impossível não se envolver com seus conflitos familiares, não sentir medo por eles, e não se encantar por esse amor que é um mais lindos que eu já li. É uma história sobre um primeiro amor, que apesar de sincero tem tudo para não dar certo pela situação que os personagens se encontram, mas que mesmo assim nos faz ter esperança e quebrar o coração por eles até o final. A história se passar nos anos 80, que é um diferencial muito legal, e é narrada alternando os pontos de vista entre Eleanor e Park, por isso também que nos conectamos tanto a eles.
Eleanor & Park conta a história da formação de um amor de duas pessoas que contra todas as expectativas combinam e se completam, mas, ao mesmo tempo é um livro triste, pesado, que lida com temas fortes como bullying, abuso familiar, o medo paralisante que é sentido quando um lar não oferece a proteção que deveria, e a dificuldade de lidar com pais na adolescência. É um livro doce e impactante ao mesmo tempo, em que nos identificamos muito com os personagens, e que nos faz querer poder resolver seus problemas que são difíceis de serem solucionados até mesmo por adultos.


É uma história densa, perfeita para aqueles que gostam de dramas consistentes. O livro possui um capítulo dedicado apenas ao ato de dar as mãos, é muito amor gente, me apaixonei completamente pela história, o amor de Eleanor & Park é inocente, mesmo que todo o restante do livro não seja. A história me tocou e aprendi com estes personagens, é preciso ter coragem para viver um vida como a de Eleanor, e coragem para sair do casulo e lutar contra o mundo para proteger uma pessoa amada, como o Park faz.
Apesar de amar quase todo o livro, preciso dizer que me decepcionei com o final, senti que a autora correu para finalizar a história e que ela poderia ter feito isso de uma forma melhor, mas, a leitura compensa demais e pretendo reler muitas vezes. Sei que essa história vai permanecer em minha memória por muito tempo porque ela possui muitas características que eu adoro em livros, é engraçada e triste ao mesmo tempo, sincera, e não nos poupa de ver como o mundo e as pessoas podem ser ruins, e como um amor pode florescer em meio ao caos. Além de tudo isso é um livro geek, cheio de referências, com muita música, e amor pelos livros. Está mais que indicado!
"Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa."
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Gabi!
ResponderExcluirAdorei conhecer o blog!
Eleanor e Park é o meu livro favorito do momento, esse livro é incrível, não canso de ler e reler, e gostei bastante da resenha! Gostei do final também, só que que tivesse mais KKKKKKKKKKKKK
Bjs, Sarah
Blog SOLivros
Gabi, espero que seu notebook volte logo! O meu está quase morrendo... :/
ResponderExcluirTodo mundo se apaixona por esse livro, impressionante, quero muito ler! Pena que você se decepcionou com o final, mas sou nerd mesmo e preciso conhecer a história.
Beijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá Sarah!
ResponderExcluirBem vinda ao blog, que bom que você gostou!! Eleanor & Park é sensacional, também queria que a autora tivesse escrito mais!
Obrigada pela visita! ^^
Oi Ju!
Meu notebook está indo e voltando! kkkkkk Muito complicado!
Você definitivamente precisa conhecer esta história, tenho certeza que irá gostar!
Obrigada pela visita! ^^
Beijos,
Gabi