Qual será a próxima tendência literária? Viagens no Tempo!

Comecei a escrever no Mundo Platônico em 2010, época em que os “livros de vampiros” estavam em alta: Twilight Saga, Vampire Academy, Como Se Livrar de Um Vampiro Apaixonado, os livros e a série de TV de The Vampire Diaries, entre muitos outros. Esses livros famosos fazem sucesso até hoje, alguns até já faziam antes da “febre” de literatura vampiresca. Com o passar do tempo os livros de vampiros deram lugar para os Anjos, e sobre esse tema escrevi um dos posts mais famosos do blog “Info: Livros sobre anjos” em 2011, com muitas indicações para aqueles que se interessam por histórias de “Anjos” (Hush Hush ainda é meu favorito nessa temática).

Pelo meu conhecimento de blogosfera, livros, e filmes, depois de Vampiros e Anjos, vieram as tão famosas DISTOPIAS! Nesse meio tempo houve um burburinho em volta dos livros sobre Dragões, graças ao lançamento do último volume de Eragon, mas o tema não gerou um grande impacto em determinada época gerando vários lançamentos de livros semelhantes (ou não) como os livros de Vampiros, Anjos e etc.

Eu adoro ler DISTOPIAS, já comentei isso várias vezes aqui no MP, a postagem “A Nova Tendência: Literatura Distópica” também está entre as mais acessados do blog! Já li muitos livros com um plano de fundo distópico, as conhecidas “sociedades imperfeitas”. Li tanto que agora estou um tanto enjoada, mas isso não tirou meu amor por séries como Jogos Vorazes, Delírio, e Legend, e mesmo com o enjoo quero continuar a ler a série de Estilhaça-me e começar Maze Runner, porque bons livros são sempre bons livros e devem ser lidos não importando a base em que seus enredos se apoiam.

E a pergunta que sempre fica é: Qual será a próxima tendência literária?

Simplesmente adoro conversar e dar minha opinião em assuntos como esse (e todos relacionados a livros!). E minha aposta de hoje é... Livros sobre Viagens no Tempo!

Não estou dizendo que acredito que os livros de viagens no tempo farão o sucesso no mercado que vampiros e anjos fizeram, mas tenho visto um número de lançamentos considerável de livros que abordam viagens no tempo, ainda mais agora com o sucesso da famosa saga Outlander (A Viajante do Tempo vl.I agora no Brasil pela editora Saída de Emergência) da escritora Diana Gabaldon que virou série de TV! Percebem o sinal de tendência? Uma série famosa e com muitos livros que vai para TV, vira sucesso mundial, livros YA/NA Books começam a ser lançados com enredos que abordam uma “viagem no tempo”, ou mesmo que trata de dramas e conflitos que os personagens de histórias em que ocorrem viagens no tempo vivem, e por ai vai!

   

No contexto nacional temos o sucesso de “Perdida” da querida escritora Carina Rissi, um dos meus romances favoritos, e mais um exemplo de como o tema “viagem no tempo” pode ser sempre reinventado em histórias muito envolventes! Um universo literário fascinante e que falando especificamente de romances românticos funciona muito bem porque o plano de fundo sempre é o drama de encontrar o amor em uma época a qual o personagem não pertence, e a iminência do seu retorno ao tempo presente (seja qual for o presente do personagem), ou mesmo a vida descontinuada que vivem os personagens que possuem essa “habilidade” de trafegar por diferentes épocas. Viram só que o cenário é ótimo para se escrever uma história com um drama muito consistente?

Mais uma coisa que adoro sobre viagens no tempo, mas agora falando sobre filmes, “Em Algum Lugar do Passado” é um dos meus clássicos favoritos, um romance lindo, sobre um homem que viaja no tempo m busca do seu grande amor. Indico muito, e descobri recentemente que o filme é inspirado na obra de mesmo nome do escritor Richard Matheson. MUITOS filmes para comentar, e agora a minha queridinha série Outlander, que abordam viagens no tempo então decidi escrever um post a parte com mais detalhes sobre filmes/séries.

Estou morrendo de vontade de começar a ler os livros da série Outlander, o livro “A Mulher do Viajante no Tempo” está na minha pilha de leituras já há alguns anos (que vergonha! Preciso ler esse livro logo). Também gostaria de ler a série “Tempest” e o lançamento “O tempo entre nós” da Rocco.

Vocês acreditam que o tema “Viagem no Tempo” tem potencial para ser o novo sucesso entre os jovens leitores? Difícil superar as distopias, não é mesmo?

Já conhecem a série de livros, ou mesmo a de TV, de “Outlander”?

12 comentários:

  1. Ei Gabi

    Legal o tema da coluna, eu não acho que viagem no tempo vire uma tendência, principalmente pq Outlander já é bem antiga e é mais voltada para o público adulto. Na verdade depois das distopias a modinha virou os NA e os hots né hahaha. E tem o sick-lit tbm né, os dramas YAs estão bombando.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda!

    Verdade, NA está muito alta no momento! Vou até comentar sobre esses livros na coluna mais para frente, mas você acertou o próximo tema da coluna sick-lit! hahaha Adoro os livros de viagens do tempo, e apesar dos vários lançamentos concordo que o potencial não é tão grande para virar tendência, mas quem sabe! kkkk

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Muito bom tópico de abordagem! Eu acompanhei todas essas tendências desde o seu início, e a minha preferida sem sombra de dúvidas são as distopias, que eu não me canso de ler e sempre fico querendo ler todas lançadas... hahaha

    Sobre essa onda de viagem no tempo, eu acho um tema tão bom, principalmente aquelas que abordam fatos históricos que eu amo tanto. Já li boa parte dos livros que você citou. Comecei a ver Outlander por conta dos comentários positivos, já que eu estava com medo de encarar um livro de 800 páginas e uma série de mais de 12 livros. Mas olha... criei uma coragem depois que comecei o seriado.... hahahahahaha Amei a premissa e mal posso esperar para começar a ler!

    Beijo
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi!
    Ainda bem que essas tendências costumam ser de assuntos que eu gosto de ler! Amo livros e filmes sobre viagens no tempo.
    Já tenho meu Outlander aqui, mas ainda não comecei a ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi.
    Sabe que não tinha pensado nisso? Mas também acho que pode ser uma das novas tendências. Viagem no tempo é tudo de bom UAHSUAHS Adorei o post, muito bacana. E, enquanto a você querer fazer uma coluna Comprei e (ainda) não li igual eu tenho lá no blog, fique a vontade querida :) Quando postar me manda o link que irei visitar :)

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabi,
    Adorei o seu post. Nunca tinha pensando nessa temática como a próxima mania literária, mas não ficaria surpresa se os autores que estão em busca de reconhecimento, entrassem nessa leva para poder cair mais facilmente nas graças do público. Só espero que se fizerem isso, façam com o máximo de originalidade possível, porque a sensação que tenho é que boa parte dos livros mais reconhecidos são com uma fórmula pré-fabricada. Isso cansa...
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Ai estou louca para ler perdida <3 Muito lindo seu post e amei seu blog, muito lindo ele :) Livros sobre viagem no tempo ainda não li nenhum, mas quero ler perdida e outland

    ResponderExcluir
  8. Gabi, eu acho que você está certa!! Viagens no tempo têm tudo pra ser o tema da vez. Adoro o tema, então não me importo nem um pouquinho! rs... E eu amo Tempest, leia! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline!
    Sobre Outlander, aconteceu o mesmo comigo! Não queria encarar "tantas páginas" e uma série tão quanto quando minha pilha de leituras atrasadas está imensa! Mas, depois de começar a ver o seriado... hahaha Muito bom! Quero ler logo!

    Obrigada pela visita ^^

    Olá Sora!
    Comece a ler seu exemplar logo e vou aguardar sua resenha lá no blog! *-*
    Também adoro o tema viagens no tempo!

    Oi Vanessa!
    Que bom que você gostou!! ^^
    Vou fazer a coluna sim, adorei a ideia quando vi lá no seu blog!
    Obrigada pela visita e por liberar a coluna para o MP! :))

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Isabelle!
    Concordo com você, quando uma temática chega ao ápice como vampiros e anjos os livros parecem ser pré fabricados, e chega num momento que tudo é mais do mesmo. Não sei dizer ao certo se posso estender esse pensamento aos best-sellers, pois ainda acredito que para um livro ficar famoso precisa ser no mínimo original! Adorei seu comentário!
    Obrigada pela visita!

    Oi Anny!
    Obrigada pelos elogios! <3 Se não leu nenhum livro sobre viagens no tempo ainda comece por Perdida!! Super indico!
    Obrigada pela visita!

    Oi Ju!
    Também não me importo porque todos os livro que li sobre o tema até agora são bons! (risos) Tempest está na minha lista de desejados! ^^
    Obrigada pela visita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros assim! Amo ler livros com contexto histórico e os de viagem no tempo costumam ter alguns. A mulher do viajante no tempo, adoro o livro e o filme também. Tempest é super fofo e legal. Agora, Outlander está bugando comigo. Estou no segundo livro e só querendo mais! A série é boa, os livros são legais e estou apaixonada por esse universo. Por mim podia virar mania, viagem no tempo é uma delícia de ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá Cris!
    Que legal você leu/está lendo todos os livro que eu desejo ler em breve! hahaha A série Outlander já é minha queridinha, quero muito ler os livros, mas queria encontrá-los com as capas antigas ): É muito raro conseguir montar a coleção com elas agora...
    Obrigada pela visita! ^^

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo