LISTAS: O que comprar na bienal do livro de 2014?

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo está chegando! E os preparativos já têm que começar a ser feitos, como a lista base de livros que compraremos, porque podemos nem comprar tudo o que foi planejado, mas com certeza compraremos mais do que o esperado (risos). Primeiramente decidi recorrer a minha lista do Skoob, em que tenho 65 livros desejados. Não dá para comprar todos, e quem já foi em uma bienal sabe que mesmo fazendo uma lista de compras, uma oferta ou outra sempre nos conquista e acabamos comprando mais do que o planejado!

Vale o alerta para aqueles livros com ótimas promoções, mas que você nunca leu uma resenha, guarde o desespero, volte para casa, e busque críticas, porque na última bienal em sampa não organizei minhas compras e acabei comprando livros que não li até hoje ): Abaixo segue minha lista de compras e os motivos pelos quais não comprarei outros livros, serve também como dicas para todos aproveitarmos a bienal de forma mais racional.

1) Nada de comprar livros de início de série ou trilogia, simplesmente porque mal tenho tempo para ler os livros que preciso, e uma pilha grande de leituras me aguarda. Portanto, vou priorizar comprar os livros de séries que já tenho para completar (e estou muito ansiosa para isso!).

O Códex dos Caçadores de Sombras  The Bane Chronicles   Sempre 

O Códex dos Caçadores de Sombras é um livro que com certeza comprarei, indispensável para os fãs do mundo dos caçadores de sombras criado por Cassandra Clare que estará na bienal (aaaaaaah! Em breve postarei sobre isso!). Junto com o códex também pretendo comprar The Bane Chronicles, que a Galera Record lançará na bienal. Sempre, é o último de uma trilogia que eu adoro Calafrio, de uma escritora que admiro muito Maggie Stiefvater, livro que sempre esta caro, e aproveitarei a bienal para (finalmente!) comprá-lo.

2) Evitar comprar romances fofos e bem criticados que estão em grande número na minha lista de desejados.

Réquiem  Perdida   Encontrada 

Apenas um da Intrínseca nesta lista (por enquanto!), Réquiem, último livro da série Delírio, mas com certeza vou acabar comprando um ou dois livros a mais dessa editora que é uma das minhas favoritas! Perdida é um dos meus romances favoritos, mas li por um booktour e como já li no blog do livro que ele estará  por R$19,00 na bienal, não perderei a oportunidade de tê-lo na minha estante, assim como sua esperada continuação Encontrada.

3) Vale a pena economizar mais para comprar aquele livro que realmente queremos ler e sempre está com o preço acima da média, do que aproveitar várias promoções de livros que ficarão encostados nas nossas estantes.

Os Pilares da Terra Prodigy  Champion 

O Ken Follett também estará na bienal, sempre quis ler os livros deste escritor e Os Pilares da Terra está na minha lista de desejados há anos, só não li por motivos de: Seus livros muito são caros! (Alô, Rocco!). A série Legend é umas das que finalizarei comprando seus últimos livros na bienal, Prodigy e Champion. Umas das melhores distopias que já li, das escritora Marie Lu. Três livros da Rocco nessa bienal, que dó do meu bolso.

4) É recomendável esperar até o último dia da bienal para adquirir aquele clássico desejado em uma boa promoção ou comprar os livros por R$5 nos estante da editora Intrínseca (livros da Jojo Moyes por esse preço, por favor!), porque além das promoções estarem melhores já vamos ter ideia de tudo o que gastamos durante a bienal.

E finalmente, os livros que gostaria de comprar mas exclui da minha lista oficial devido aos motivos citados:

  • Métrica (Trilogia) – Galera Record
  • O Trono de Vidro (Série) – Galera Record
  • Entre o Agora e o Nunca – Suma de Letra
  • Correr ou morrer (Série) - Vergara & Riba
  • Precisamos Falar sobre Kevin – Intrínseca
  • No Limite da Atração – Verus
  • Química Perfeita – Underworld

Claro que essa lista é apenas uma base, realmente quero comprar os 9 livros citados a cima, mas nada é certeza e tudo na bienal é uma tentação! (risos) O principal objetivo desta lista é controle, pois quero comprar apenas aqueles livros que realmente tenho certeza que irei ler.

Gostaram da minhas lista? Concordam com os meus motivos? Já fizeram suas listas?

Em breve mais posts sobre a bienal de 2014 em São Paulo! ;)

5 comentários:

  1. Oi Gabi!
    Ano passado também fiz uma listinha para a Bienal do RJ e eu consegui comprar somente o que estava nela! \o/
    Em SP eu vou com pouco dinheiro, então eu priorizei alguns nacionais e um ou outro de série que eu estou morrendo para ler. Não está fácil... hahahaha

    Espero te encontrar lá!
    Beijos!
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale, Bienal é uma loucura mesmo. Ano retrasado foi a primeira que eu fui, e acabei mais me irritando do que aproveitando, porque queria ver tudo ao mesmo tempo e não soube dividir nada muito bem. Quanto aos seus argumentos pra compra de livros, eu concordo em comprar os que costumam estar mais caros, mas principalmente os que você tem desejado loucamente. Aliás, cê tá doida?? Você precisa comprar a série de Correr ou Morrer, ou pelo menos o primeiro livro! Setembro estreia o filme, e daí voce já vai poder criticar melhor, haha. Além de que é uma série maravilhosa, e vale totalmente a pena ler

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! Há quanto tempo!
    Então, não está fácil mesmo hahaha Nunca fui na bienal de RJ só em Sampa mesmo, e espero conseguir como você comprar os livros da minha lista e não extrapolar! rs

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol!
    Bienal sempre é uma loucura! haha Faz parte, mas definitivamente não dá pra ir sem se organizar antes. Obrigada pela dica do Correr ou Morrer, vou levar em consideração, mas tudo vai depender de quanto ele estará custando lá! kkk Também estou doida por essa leitura e, ansiosa para o filme!!

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    Achei tão legal sua lista!
    Na Bienal acho que vou acabar comprando mais livros de autores nacionais que nunca ouvi falar. Isso porque sei que nunca mais vou achar os livros e normalmente esses autores mais desconhecidos são mais fáceis de se aproximar. Fico batendo papo com o autor e acabo comprando o livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo