#RESENHA “A Marca de Atena” - OS HERÓIS DO OLIMPO #3



  • Título: A Marca de Atena
  • Autor: Rick Riordan
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 480
  • Conceito: 1234

Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz.
Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?

“Uma das melhores leituras de 2013 e talvez meu livro favorito do Rick Riordan (difícil decidir!). Que outubro chegue logo com o lançamento de A Casa de Hades”. Esse foi o comentário que postei após ler A Marca de Atena no  meu instagram. E mesmo agora depois que já finalizei a leitura há algum tempo continuo com a mesma opinião, não entendo como Rick Riordan consegue se superar a cada novo livro, e esta série está entre as minhas cinco favoritas quase ganhando o primeiro lugar. <3  Saibam por que lendo mais abaixo.

“Sete meio-sangues responderão ao chamado
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado
Um juramento a manter com um alento final
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal."

O Filho de Netuno acabou da forma mais angustiante possível, Annabeth, Jason, Piper, e Leo chegando com o Argo II no Acampamento Júpiter, lar dos semideuses romanos, onde encontrarão Percy e seus novos amigos, e integrantes da profecia dos sete, Hazel e Frank. Gregos e romanos finalmente se encontraram e os sete semideuses da grande profecia estão juntos, e muita coisa acontece a partir dai logo nas primeiras páginas do livro, por isso qualquer detalhe pode ser um spoiler, o que tentarei evitar na minha resenha.

Neste terceiro volume da série Os Heróis do Olimpo, além do encontro dos semideuses gregos e romanos, lemos uma nova grande profecia focada em Annabeth que irá guiá-la na sua busca pela Marca de Atena. A maior parte do livro e passa no Argo II, onde Percy, Annabeth, Leo, Hazel, Frank, Piper, Jason, e o treinador Hedge, um sátiro muito doido, viajam juntos rumo a Roma antiga, mas até eles chegarem - ou não - ao seu destino, todos passarão por muitas provas com a  presença de novas figuras muito famosas da mitologia grego-romana, como Narciso e Hércules , o que deixa a história ainda mais emocionante.

Claro que não tinha como esse livro ser ruim! Afinal estamos falando da série sucede Percy Jackson e Os Olimpianos, escrita pelo genial Rick Riordan, mas confesso que eu não esperava que o livro fosse ser TÃO bom assim. Os personagens estão mais velhos então agora lemos também os seus conflitos amorosos, diferente dos outros livros em que tivemos pouco romance. E isso deixou a história muito mais interessante, a relação do Percy e Annabeth é apaixonante e conseguiu tirar muitos suspiros de mim durante a leitura.

Os capítulos dos livros são narrados sob os pontos de vista do Percy, Annabeth, Piper, e Leo, o que não deixa os outros personagens apagados, o autor consegue explorar os conflitos e inseguranças de cada personagem. O único personagem que senti que ficou um tanto de lado foi o Jason, por ser filho de Júpiter supostamente ele é um semideus tão poderoso quanto o Percy, e os dois são lideres naturais cada um representando o seu acampamento, mas Percy rouba a cena em diversos momentos do livro, e com a presença constante do nosso querido filho de Poseidon Jason consegue se destacar pouquíssimas vezes.

O que eu mais gostei neste livro, além das grandes aventuras é claro, foi à relação do Percy e da Annabeth, eles são muito fofos juntos e desejei ler mais momentos e diálogos entre os dois durante toda a leitura. Já Jason e Piper apesar de estarem namorando, e Piper focar sua narração totalmente no namorado, a relação deles não convenceu muito, enquanto Jason é distante, Piper cumpre o papel de adolescente apaixonada irritantemente bem. E também tem o triângulo amoroso (não tão amoroso assim) entre Hazel, Frank, e Leo, adoro estes personagens e neste livro descobrimos um mistério importante que liga Hazel ao Leo.

A Marca de Atena é um livro cheio de tensão, Gaia já está muito poderosa, e o dia em que os gigantes pretendem acordar a mãe terra está cada vez mais próximo. Mas como todos os outros livros do Rick este livro é muito engraçado, e ao mesmo tempo em que torci e me angustiei pelos personagens, me diverti demais! A Marca de Atena é um prato cheio de emoções diversas e muita aventura. O destaque do livro fica para Annabeth que com sua inteligência e coragem consegue ser ainda mais incrível neste livro.

“A filha da sabedoria caminha solitária
A Marca de Atena por toda Roma é incendiária
Gêmeos ceifam do anjo a vida
Que detém a chave para a morte infinita
A ruína dos gigantes se apresenta dourada e pálida
Conquistada por meio de uma prisão tecida”

O final de A Marca de Atena, como os outros livros da série, foi extremamente angustiante e me deixou ansiosíssima para a leitura de A Casa de Hades, e para a alegria dos fãs a Editora Intrínseca lançará o livro no mês de outubro DESTE ANO! Junto com o lançamento dos EUA \o/  \o/ Mal posso esperar para ler! (:

 

14 comentários:

  1. Preciso comprar esse livro logo, já tenho os dois primeiros e quero ler logo.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade ler essa série.
    Parece ser uma leitura bastante agradável.
    ADOROOOO a escrita do Rick, te prende do começo ao fim.
    Adorei sua resenha, e que bom saber que o livro é bom *-*

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Sou fascinada pela mitologia grega e os livros do Rick são o mix perfeito entre esse assunto, muita aventura e fantasia! A Marca de Atena tem tudo para ser mais um título de sucesso para o currículo de Riordan!

    ResponderExcluir
  4. Melhor notícia que eu tive esse ano foi que a publicação ia ser no mesmo dia da dos EUA. \o/. Amei A Marca de Atena e, assim como você, quase morri de angustia com o final. Vamos esperar para que A Casa de Hades seja tão bom quanto esse. :)

    http://desventurasembooks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. ja li a marca de atena em ebook e ameeei, só queria ter o livro agora pra completar a coleção :/

    ResponderExcluir
  6. Só eu que ainda não leu nada do Rick?? Comecei hoje O Ladrão de Raios e estou muito curiosa com tudo, o Rick me conquistou já na primeira página com aquela pequena introdução, achei sensacional!
    Se eu gostar da série como acho que irá acontecer pretendo ler os outros livros do autor. Essas capas dos Heróis do Olimpo são lindas, essa de A marca de Atena então! Já vi pessoalmente e me encantei, fiquei com vontade de catar pra mim rsrs
    Que bom saber que gostasse tanto assim da leitura, me deixou ainda mais curiosa.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
  7. Estou relendo os livros de pjo porque me esqueci de tudo e quando acabar, vou ler essa série, parece muito legal

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Gostei muuuito desse livro, mas cansei do Jason...só desmaia, que isso!!!
    Achei os dois primeiros livros bem mais legais que A marca de Atena, mas ainda assim o livro é ótimo.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br
    http://hangoverat16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Elensandra Thaysie Pereira

    Rick Riordan é incrível!

    ResponderExcluir
  10. Já li até O Filho de Netuno e estou com muita expectativa para A Filha de Atena, onde os representantes dos dois acampamentos vão lutar juntos. Também acho que não tem como livro do Rick Riordan ser ruim. Ele sabe contar uma história como ninguém e aprendemos mitologia sem nem perceber.

    ResponderExcluir
  11. Ganhei esse livro agora a pouco e estou esperando chegar pra começar a ler a série que gosto muito, amo os livros de Rick e sei que vai ser um prazer enorme de leitura gostei de saber um pouco da história que me espera e que o lançamento da Cada de Hades já é em outubro.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li os outros dois livros anteriores, não por falta de vontade, quando eu terminei a série PJO eu fiquei com um gosto amargo na boca e vazio no peito, então essa série está me enlouquecendo porque eu preciso lê-la tipo, pra ontem, eu preciso de mais mitologia, mais Percy, mais Rick Riordan, então acho que você consegue imaginar o meu desespero. Eu li em algumas resenhas, que Gaia não consegue ao menos chegar aos pés do Cronos como vilã, eu fiquei curiosa com essa crítica, mesmo acreditando que o Rick saba como criar personagens incríveis! Resenha maravilhosa...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Adoro esse gênero de leitura e a resenha despertou ainda mais meu interesse, me dando uma boa noção sobre o conteúdo do livro.

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo