Feliz Dia da Toalha

Cultura nerd nunca foi o foco do Mundo Platônico, mas como sou extremamente ligada a sites, jogos, e livros que são considerados “nerds” resolvi trazer mais deste mundo que é tão divertido para o blog. Por isso não poderia deixar de comemorar aqui no blog o Dia da Toalha! Para os viajantes novos o Dia da Tolha foi criado em 2001 para homenageamos o excelentíssimo autor de ficção científica Douglas Adams, que em sua famosa série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” diz que a toalha é um item indispensável para os viajantes da galáxia; em sua viagem pelo espaço, você pode esquecer de tudo, MENOS DA SUA TOALHA!

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático.

Maneiras de se usar uma toalha

  • Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla.
  • Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos.
  • Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon.
  • Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth.
  • Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo.
  • Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar olhar a Terrível Besta Voraz de Traal.
  • Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro.
  • Naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
  • A importância da toalha

    Porém, o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá o prazer de emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha "acidentalmente perdido". O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

    Os fãs de Douglas Adams queriam encontrar uma forma de homenageá-lo após sua morte, e como no livro o autor dedicou um página inteira à toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias em sua obra mais conhecida, nada melhor do que usar este símbolo engraçado para homenagear o escritor. Abaixo confiram o doodle do Google em homenagem a Douglas Adams e sua obra. \o/

     

    Sobre O Guia do Mochileiro das Galáxias

    Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.

    Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

    A primeira vez que a homenagem aconteceu foi no dia 25 de Maio de 2001 e, desde então, a data se manteve. Hoje, o dia é comemorado em diversos países, inclusive no Brasil, onde as pessoas realmente saem às ruas (Em São Paulo na Avenida Paulista) em memória de um dos grandes escritores do século XX, armados com suas toalhas, seja como capa, turbante, cachecol, ou cobertor.

    Quer saber mais sobre o universo nerd?

    Os sites nerds que mais acesso são: O irreverente Jovem Nerd <3, Super Novo, Nerdvision, e Nerds de Vestido, além de todos os blogs literários, claro! (:

    O “Dia do Orgulho Nerd” comemorado desde 2006 na mesma data tem a finalidade de facilitar para mídia, e para os não-nerds, o entendimento da data, afinal nem todos compreendem a praticidade da toalha Smiley piscando Ah! no dia 25 de maio também comemoramos a estreia da saga Star Wars nos cinemas! (risos)

    Fontes: Não Entre em Pânico, Um Leitor a mais, O que é o Dia da Toalha?

    3 comentários:

    1. Que legal esse post Gabi. Nunca li O Guia do Mochileiro das galáxias e confesso que nunca tive muito interesse mas quem sabe se aparecer uma boa oportunidade eu leia. Eu adorei as maneiras de se usar uma toalha e concordo plenamente.

      Greice.

      ResponderExcluir
    2. Adorei o post! Amo essa série, é uma das minhas favoritas !!! Super divertida =D

      ResponderExcluir
    3. Douglas Adams <333 Sou apaixonada por essa série!

      ResponderExcluir

    Adoro receber críticas construtivas! :)
    Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
    Obrigada desde já pelo carinho!

    xoxo

    © Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
    Criado por: Gabriela Morgante.
    Tecnologia do Blogger.
    imagem-logo