|INDICAÇÃO DE LIVRO| “Paris versus New York”

VAHRAM MURATYAN. Paris versus New York. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012. 224p.

Um Registro de Duas Cidades.

Indicações de Livros é um tipo alternativo de resenha que posto no Mundo Platônico quando preciso comentar de maneira mais concisa sobre diferentes aspectos de alguns livros. E Paris versus New York é um livro diferente, composto por imagens que comparam duas grandes cidades, Paris e New York. Logo que soube que a  Intrínseca iria lançar o livro no Brasil já fiquei com muita vontade de lê-lo, pois como uma grande amante de livros, não poderia deixar de ter um livro com este na minha estante! Saibam mais abaixo.

“Paris versus New York” é uma encantadora obra visual em que o autor Vahram Muratyan faz comparações culturais sobre diferentes aspectos destas duas magnificas cidades. Suas comparações são interessantes, e algumas chegam até a serem divertidas e educativas. É legal ver como duas cidades tão globais como Paris e New York, que constantemente recebem turistas e imigrantes, conservaram características tão marcantes que veem de gerações passadas, e mesmo com a globalização de costumes, moda, e modo de vida, essas cidades matêm muito bem suas culturas nativas que são amplamente reconhecidas neste livro.

Marquei no livro muitas páginas em que estão minhas ilustrações e comparações favoritas, inclusive tirei algumas fotos que em breve divulgarei na FANPAGE do Mundo Platônico. Essas quatro imagens que escolhi para a resenha são para dar um gostinho do que vocês encontraram no livro. Tudo começou com um blog, em que o autor mostrou ser incrivelmente observador para perceber todas essas diferenças - algumas sutis e outras marcantes - sobre as duas cidades, com certeza uma ideia genial que resultou nesta obra.

E depois de ler o livro sempre fica aquela dúvida, qual cidade é a nossa favorita? A cidade luz, Paris, também conhecida como a capital global do amor nos agrada mais que New York, a cidade do trabalho e das oportunidades ? Acredito que as duas cidades tem muito entreterimento e encanto a nos oferecer! Não consegui escolher minha favorita, mas passei a gostar muito mais das duas cidades após ler este livro.

“Paris versus New York” é uma aquisição indispensável para a estante dos amantes de livros. O trabalho de diagramação da editora Intrínseca está incrível, a capa dura, todos os detalhes e cuidados da editora para deixar este livro perfeito deram certo. Leitura mais que indicada, tenho certeza que vocês vão adorar ler e ter esse livro para guardar informações e dicas para futuras visitas a essas cidades tanto quanto eu ;)

Vahram  Muratyan é um jovem artista gráfico de origem armênia criado em Paris. Em 2010, depois de uma longa temporada em Nova York, ele criou o blog Paris versus New York como uma espécie de registro visual de suas experiências, um bem-humorado confronto entre duas das mais míticas cidades do mundo. O sucesso foi surpreendente e o blog teve mais de cinco milhões de visitas em um ano. A sofisticada batalha visual, travada por um amante de Paris vagando por Nova York, se transformou em livro e firmou o artista como um designer renomado, com uma carteira de clientes que inclui grandes nomes da moda, entre eles Prada e Chanel. Este amistoso confronto artístico é dedicado aos amantes de Paris, de Nova York e àqueles que estão divididos entre as duas cidades.

7 comentários:

  1. Amo as duas cidades, quando vi o título me encantei. Sempre foi meu sonho conhecer Paris, e quando comecei a assistir Gossip Girl me apaixonei por Nova York também. Já fui em Paris, e espero um dia ir pra NY. O livro parece interessante, mas acho que não compraria pelo fato de ser só de imagens.

    ResponderExcluir
  2. Coisas assim só aumentam nossa vontade de viajar e conhecer lugares como esse. Espero um dia poder ir pra lá, para ambas as cidades. Bem legais as ilustrações, gostei do livro mas como disse a Mah eu acho que não compraria pelo fato de ser um livro de imagens.

    ResponderExcluir
  3. Livros como esse só aumentam minha vontade de conhecer o mundo a fora. Me sinto tão inútil (?) ao ver livros assim. Espero ter a oportunidade de visitar uma dessas cidades maravilhosas um dia. Tanto Paris como New York são encantadoras. A capa é incrível.
    Beijos, Bruna Alves.

    ResponderExcluir
  4. Depois deste post fiquei com muita vontade de ler e ver as ilustrações desse livro, ele parece ser muito interessante. Gostaria muito de conhecer Paris e Nova York e acho que esse livro fazendo comparação com as duas cidades deve ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de nao amar as cidades, gostei bastante do livro, as imagens que tem dentro é uma graça!

    ResponderExcluir
  6. Paris e New York na mesma obra: impossível não se interessar. No momento não está entre as preferências porque tenho muitos na listinha de desejados, mas é uma opção pro futuro :)

    ResponderExcluir
  7. Também "li" o livro, mas me decepcionou um pouco, eu esperava ao menos uma introdução pra cada tópico, não imaginei que o livro seria uma obra de arte. Mas não me arrependo de tê-lo comprado, é um marco de comparações clássicas e engraçadas. hehehe
    http://minhametadeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo