#Resenha “Feita de Fumaça e Osso”

 

  • Título: Feita de Fumaça e Osso
  • Autor: Laini Taylor
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 384
  • Conceito: 12344

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Recebi o kit de “Feita e Fumaça e Osso” da editora Intrínseca, e junto com o livro ganhei um livreto que representava algumas imagens do caderno de desenhos da Karou, achei tudo muito encantador e misterioso, e a própria premissa do livro me deixou curiosa. Não resisti e passei o livro na frente da  minha pilha de leituras, comecei a lê-lo e finalizei a leitura em apenas um dia. Uma guerra épica, uma história de amor linda, e uma protagonista peculiar bastaram para me conquistar totalmente.

"Era uma vez uma garotinha que foi criada por monstros.
Mas anjos queimaram a entrada para o seu mundo, e ela ficou completamente sozinha."

Karou desenha em seus cadernos os personagens das duas vidas que vive, mostra para seus amigos humanos desenhos de monstros quimeras - criaturas com partes humanas e partes animais - que parecem fazer parte da sua incrível imaginação. E desenha para sua família quimera humanos que os deixa encantados. Karou não sabe da onde veio, se é ou não realmente humana, e porque várias vezes por semana tem que partir em missões misteriosas em busca de dentes.

As quimeras Issa, Twiga e Brimstone criaram Karou desde bebê, em um lugar onde Karou só consegue chegar através de portas espalhadas pelo mundo que funcionam como portais. Brimstone é o seu mentor, e é para ele que Karou leva todos os dentes que consegue, mesmo sem saber o que ele realmente faz com eles. Sua origem desconhecida atormenta Karou, mas Brimstone não é muito fã de perguntas, e ele e as outras quimeras se recusam a sanar as dúvidas mais importantes de Karou.

Karou é uma artista e estuda no Liceu de Arte da Boêmia na cidade de Praga. Sua vida para os seus colegas é misteriosa, ela nunca deu detalhes sobre sua família, nem para o seu ex-namorado - safado - Kaz. Karou tenta conciliar seus estudos a vida sobrenatural, até que um dia sua missão em busca de novos dentes dá errado, e ela é atacada pelo lindo e assustador Anjo Akiva. Em busca de respostas sobre sua identidade e as intenções da quimeras, Karou não sabe que está se envolvendo em uma guerra épica que está intimamente ligada a sua origem, mas que ela deveria ficar longe para o seu próprio bem.

  • "Karou era misteriosa. Parecia não ter família, nunca falava sobre si mesma e era perita em se esquivar de perguntas - considerando o que seus amigos sabiam de seu passado, ela poderia
  • muito bem ter nascido inteira da cabeça de Zeus. E era infinitamente surpreendente.
  • Coisas curiosas viviam caindo de seus bolsos: antigas moedas de bronze, dentes […]”

A mitologia criada nesse livro é completamente fascinante e original, por isso quando falamos de uma guerra de anjos e demônios não quer dizer que o anjos sejam os bons e os demônios ruins, ninguém é totalmente bom ou ruim nessa história. Eu tinha preconceito com as quimeras por achar que elas eram criaturas muito feias, e alguma delas realmente são, mas os sentimentos delas nesse livro são humanos, apesar dos anjos não quererem enxergar isso.

A história toda como a origem de Karou é um grande mistério que a liga ao anjo Akiva, não falarei muito mais sobre o enredo porque é muito legal ver como a trama se desenrola, e fui completamente surpreendida com todas as revelações que lemos nesse livro. Karou é uma protagonista diferente, que realmente tem personalidade. Os personagens do livro em geral me agradaram, eles são muito bem construídos, as quimeras que criaram Karou são amáveis, e gostei muito do “casal” da história, Akiva <3

Dos livros sobre anjos que li, mesmo que esse contenha uma mitologia muito diferente, Feita de Fumaça e Osso foi o melhor. Em determinado momento lemos sobre uma linda história de amor que realmente me emocionou e torci pelos personagens mesmo já sabendo que o final de tudo não seria feliz. O livro é narrado em terceira pessoa o que sempre me agrada, e os cenário do livro como Praga, as cidades que Karou viaja em busca dos dentes, e a enigmática Eretz, dão um toque mais sombrio a história.

  • “[…] Ela foi inocente um dia, uma garotinha no covil de um demônio brincando com penas espalhadas pelo chão. Mas a inocência acabou, e ela não sabia o que fazer.
  • Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e perturbador,
  • onde alguma coisa certamente estava faltando.”

“Feita e Fumaça e Osso” tem uma história bem construída. É um livro de introdução a essa série que tem tudo para ser muito boa, e se tornar uma das minhas favoritas. Senti que em alguns momentos a narrativa ficava arrastada, mas isso é um mero detalhe entre tantas coisas legais que me agradaram. Apaixonei-me pelo mundo criado pela Laini Taylor, ainda não escolhi um lado na guerra das quimeras e dos anjos, e estou ansiosíssima para ler o desenrolar dessa trama.

38 comentários:

  1. Adorei a resenha! Todas as que tenho lido até o momento não deixam de citar a originalidade do livro e é isso que tem me convencido a querer ler. A história parece ser realmente muito boa e não vejo a hora de poder me aventurar (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que eu notei na tua resenha foi uma coisa q só me toquei agora, tipo vc tem razão, no livro os ANJOS não são totalmente BONS e os demônios totalmente Maus !
    Foi um livro q amei ler!
    Já to doida pelo segundo \o

    ResponderExcluir
  3. Só vejo bons cometários, não li nada parecido até agora, está na minha lista de leituras

    ResponderExcluir
  4. Só vejo bons cometários, não li nada parecido até agora, está na minha lista de leituras
    @jan_araujo7

    ResponderExcluir
  5. Tanto a capa e o titulo, acho bem legal! Gosto de histórias mais sombrias, e por se passar em Praga, ajuda muito na ambientação. Legal também saber que a luta entre demônios e anjos não é o cliche de sempre! Deste que lançou nos lá já estava de olho. E agora com mais uma resenha super positiva, tá no topo da lista.

    ResponderExcluir
  6. Desde o lançamento nos EUA fiquei encantada com a história e a autora é muito boa. Parabens pela promoção e resenha

    ResponderExcluir
  7. Tô com muuuuita vontade de ler, e esse kit? Que divo!!

    ResponderExcluir
  8. Doida para ler esse livro. Não sei por que mais deste o inicio esse livro me chamou muito a atenção, e com a sua resenha ficou mais evidente ainda essa necessidade de ler ele, também. O kit é perfeito, a capa é perfeita e a história me parece bem envolvente, parabéns pela resenha e pelo blog. <3

    Primeira visita por aqui. bjo

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente eu acho a capa desse livro linda, tenho lido muitas coisas boas sobre esse livro. A história do livro parece ser bem original e boa.

    ResponderExcluir
  10. Acho que atualmente esse é o livro que mais quero ler no momento, ele tem duas coisas que eu amo: cidade europeia Pragaaaa S2! e criaturas mágicas =]! Já não precisa de mais nada rs!

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  11. De antemão, eu já gosto do tema, mas da forma como ele é tratado no livro, sem conceitos (ou pré conceitos) religiosos, acredito que deva tornar a história muito mais envolvente. Os personagens me parecem que são muito bem construídos, enfim, muita, mas muita mesmo vontade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Quero saber onde os dentes entram nessa história! haha. A curiosidade me faz querer ganhar esse livro para lê-lo e descobrir.
    Não sei se li direito, mas essa história não tem final feliz? Se for, melhor ainda! Gosto de histórias assim. Finais felizes são muito comuns.
    Enfim, boa resenha ^^
    Beijo, Gabi!

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha! Já estava louco pra ler o livro, agora então...
    O Pessoal aí em cima já disse tudo. Esse livro parece ser mesmo incrível e já está na minha lista de desejados do Skoob rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Esses livros sobre mitologia sempre tende a agradar públicos como do Tio Riordan, mas esse tem algo de especial pelo que vi, e pode apostar também que quero ler, achei essa capa linda de viver. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Adorei; o livro parece ser ótimo e eu preciso ler algo mais...leve (?). Desde o fim de Harry Potter eu tenho lido livros mais sérios, clássicos ou com temas fortes, o último mais leve que li foi o fechamento de PJ. Considero isso meu amadurecimento literário -pff. O livro já está na minha lista de desejados faz tempo ^^

    ResponderExcluir
  16. Com Certeza sua resenha me ajudou a incluir esse livro na lista dos ''Quero ler''.O enredo é inovador e intrigante,adoro quando aparece algo novo e diferenciado :)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Eu me interessei por esse livro assim que a editora postou na página do facebook.. a chamada, aquela frase de impacto "Uma garotinha inocente num covil de um demônio".. tipo: UAU, preciso ler!
    Gostei do tema do livro, que por mais que seja fantasioso, é sombrio, não é nada exageradamente romântico, por mais que haja uma paixão.. gostei muito da capa tbm, achei lindíssima!

    ResponderExcluir
  19. Parece mesmo ser diferente das outras histórias de anjos... Principalmente pelo fato da protagonista ter sido criada por quimeras e ainda por cima, ser uma artista enquanto não está envolvida com o sobrenatural!
    E claro, ainda tem toda a coisa épica e o romance! Adorei! :)

    ResponderExcluir
  20. Desde que vi a capa já me apaixonei, ao ler a sinopse achei muito interessante e criativo, como você descrever.
    Achei a Karou extremamente diferente e fascinante. Queria muito ler esse livro, agora, quero mais ainda.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  21. Já havia lido em outros blogs a resenha deste livro, porém a sua é uma das melhores que li, e despertou ainda mais meu interesse pelo livro!
    Parabéns pelo blog, gostei de conhece-lo.

    xoxo

    ResponderExcluir
  22. Acho que só quero ler o livro por causa da capa LINDA! Pois a história em si não parece ser tão assim.

    ResponderExcluir
  23. Nossa eu fiquei com vontade de ler esse livro na primeira vez que eu vi, eu me apaixonei pela capa e agora que eu li a resenha eu to muito ansiosa *----*

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha, adoro livros com temas sobrenaturais , e a capa deste livro ? perfeitaa ...

    ResponderExcluir
  25. parece ser muito interessante esse livro, só li resenhas que apontam ponto muito positivos! parabéns pela resenha, muito boa!

    ResponderExcluir
  26. Ler esse livro em um dia? então deve ser muuiito boa! duplicou minha vontade de ler!

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha ,amo histórias assim sobrenatural, suspense e cheio de criatividade sem contar que a capa é linda.

    ResponderExcluir
  28. A sua resenha realmente despertou a minha curiosidade, mas eu tenho um sério problemas com séries, especialmente por não saber quantos livros vão ser publicados, será que vão ser publicados no Brasil? Eu não me animo muito com séries que estão muito no começo principalmente, então vou aguardar e ver como tudo se desnrola e só mais tarde decidir se leio ou não. De qualquer forma vou prestar atenção nas notícias sobre a série, parece interessante.

    ResponderExcluir
  29. Esse livro entrou para lista dos melhores livros que li esse ano!!
    Adorei a escrita da Laini. Me senti em Praga enquanto lia.
    Sensação quando acabei o livro: quero pintar meu cabelo de azul (pra quem já pintou as pontas de vermelho, isso não é tão impossível).
    Um dia ainda vou à Praga e encontro meu Akiva por lá...

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  30. Quando eu li a sinopse do livro eu já tinha ficado doido para ler, depois de ler a sua resenha fiquei mais doido ainda.
    Adorei o seu jeito de escrever, você resenha de um jeito que faz com que a gente queira comprar o livro no instante em que terminou de ler a resenha!
    Estou louco pra ler esse

    ResponderExcluir
  31. Olá! Tenho que confessar que estou criando expectativas enormes para esse livro, acho que se ele me decepcionar (o que pelo que ando lendo não vai acontecer) eu pego ele e troco no skoob na mesma hora.
    Adoro livros sobre mitologia, espero que essa série seja tão boa quanto Percy Jackson
    Adorei sua resenha, ficou muito boa e só me deixou com mais vontade ainda de ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. A capa para começar é lindíssima né?
    A história parece ser original apesar de já termos vistos diversas batalhas entre anjos e demônios por aí nunca vi algo falando sobre quimeras.

    O fato de se ambientar em Praga e ter uma casal bacana só fez aumentar minha curiosidade em relação ao livro.

    Bjus

    Ariana

    ResponderExcluir
  33. Uaaaau, adorei o plot do livro! Deve ser uma versão de anjos e demônios bem diferente!! Muito curiosa pra ler, mas são tantos livros que fico louca e acabo esquecendo um ou outro haha tenho fé que daqui pra Dezembro eu leio esse livro lol Amei a resenha, Gabi <3

    ResponderExcluir
  34. Eu não gosto muito de livros sobre anjos...acho que sempre ficam devendo quando são retratados mas achei sua resenha ótima e quero ler o livro

    ResponderExcluir
  35. Amei o kit que você ganhou. A capa desse livro é divina e parece que a história também. Amo história de anjos e demônios e agora quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  36. O livro parece muito legal, eu acho que ao ler sua resenha eu também leria-o em um dia (ou menos). Adorei! And I Want this book!

    PS:Creio que você tenha cometido um erro em: “Recebi o kit de ‘Feita e Fumaça e Osso’ da editora Intrínseca” e o correto seria: Recebi o kit de “Feita de Fumaça e Osso” da editora Intrínseca

    ResponderExcluir
  37. Espero ficar tão encantada pela trama para não reparar o ritmo arrastado. Ultimamente tenho livros que se arrastam e está tenso. Adoro histórias originais, é tão raro agora quando tudo parece igual, espero gostar!

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  38. Adorei a resenha! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele parece ser muito legal e eu gostaria de ler!

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo