#Resenha “Belle”

 

  • Título: Belle
  • Autor: Leasley Pearse
  • Editora: Novo Conceito
  • Páginas: 560
  • Conceito: 1234

Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 best-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

Olá lindos, hoje trago a vocês as resenha de um livro que eu demorei um pouco para ler, por conta de seu grande número de paginas, mas que no fim, foi tudo muito impressionante. Eu não esperava muito deste livro, pois não é um dos gêneros literarios que eu mais leio, mas por fim, foi uma grande surpresa.

O livro conta a trajetória de Belle, que passou sua vida inteira morando em um bordel sem nem ao menos suspeitar da natureza das atividades desenvolvidas lá dentro, pois tudo era muito encoberto por sua mãe e pela empregada doméstica do local. Em um certo momento, Belle acaba presenciando o assassinato de uma das garotas que trabalhavam no bordel de sua mãe, pois havia dormido em seu quarto quando o estava limpando. A partir deste momento, tudo no mundo de Belle começa a virar de pernas pro ar, com o medo constante de que o assassino viesse a mata-la ou fazer algo pior por ela ter testemunhado seu crime. Então algo inesperado acontece e Belle é raptada, e é nesse ponto que a estória realmente começa a se desenvolver e ficar interessante.

O começo do livro é muito interessante, a autora desenvolve bem os personagens principais de sua trama para que eles fossem bem utilizados no futuro do livro. Esse começo acaba sendo algo bem introdutório, mas longe de ser cansativo e com uma pitada ótima de suspense que me levou a ter diversos arrepios. A partir da segunda parte do livro a esótoria vai ficando cada vez mais envolvente e “picante”, com algumas cenas explicitas (é claro, é um livro que envolve prostituição), só digo que o final fica um pouco cansativo, mas que logo volta ao ritmo de escrita de Leasley.

Quanto aos personagens, eu sinceramente não tenho nenhum ponto negativo para expor sobre eles, todos foram muito bem aproveitados e bem trabalhados para ter algum papel a desempenhar no livro. Destes eu tenho que destacar a própria Belle, que em minha opinião, não poderia ser mais esperta e bem aproveitada em sua estória, pois na sinopse nós somos levados a crer que Belle é uma garota extremamente frágil que só irá encontrar sofrimento e tristeza em seu caminho, mas na verdade ela é inteligente e sabe usar as coisas ao seu favor. Os personagens mais secundários, como Jimmy, Mog, Annie e Noah também foram de extrema importância e jamais diria que foram tão bem utilizados. Algo que me chamou bastante a atenção, foi o fato da autora constantemente utilizar personagens aleatórios, com pouco envolvimento na trama, mas que mesmo assim foram bem aproveitados e bem construídos (Etienne <3).

Como eu citei acima, o livro tem um lado bem picante por ser algo relacionado a prostituição, mas foi um clima erótico muito bem escrito pela autora e sem ficar algo forçado. Além disso, o livro é um pouco forte comparado com as coisas que li até agora, com tudo muito bem detalhado, com os mal tratos e as cenas violentas. O livro também tem um lado emocional muito forte, o que acabou fazendo-me se envolver muito com os personagens a ponto de sentir cada dor ou alegria deles. Eu não indico a leitura de Belle para menores e para pessoas que não procuram algo chocante, pois o conteúdo acaba sendo um pouco pesado.

Não tenho nada a reclamar da narrativa, pois a autora consegue passar bem o que quer com um texto leve, envolvente e até com um vocabulário fácil de ser compreendido. Por vezes Leasley alterou de Belle para outros personagens que estavam do outro lado do mundo sem perder o ritmo e a qualidade e até alguns flashes do passado, coisa que eu adoro muito.

Tenho que finalizar falando que o final foi extremamente surpreendente pra mim, não esperava nada daquilo e fiquei com a cara no livro para dissolver. Parabéns a Novo Conceito pelo ótimo trabalho de tradução e diagramação, e além disso, pela capa maravilhosa (Melhor que a americana). Agora estou ansioso para ler o outro livro da Leasley, Roubada e provar mais um pouquinho deste tipo de literatura que vem me conquistando.

9 comentários:

  1. Sua resenha foi bem construída.
    Adorei.
    Eu já li Belle e bom, concordo com você em tudo.
    É um livro pesado, por conta da prostituição e do tráfico de meninas, mas é sensacional.
    Beijos e parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Também li Belle e tive um opinião bem parecida! Adorei o jeito da Lesley de guiar a estória e o Etienne, além da Belle claro, que prova ser muito mais do que uma mocinha qualquer. A única coisa que me desagradou foi o fato dela fazer muitas voltas ao príncipio do livro e tornar isso meio cansativo.
    Assim como você, fiquei tão curiosa para ler " Roubada" que comprei esses dias e está na minha pilha e leitura.
    Adorei resenha,
    um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Belle! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa, li a resenha e fiquei com vontade de ler ele (: haha parabéns.

    ResponderExcluir
  5. PERFEITO. Não tem como não amar Belle <3 Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Nossa fiquei com muita vontade de ler Belle agora Robs! HUAHSUASHAUSHUAS Animei-me mesmo com a história, confesso que o tamanho do livro estava me desanimando. Mas agora com certeza colocarei Belle na minha lista de leituras das próximas férias <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei este livro, a capa é maravilhosa, creio que é uma historia muito triste, mas deve ser otima ...

    ResponderExcluir
  8. Gustavo, é uma estória triste, mas repleta de significado e superação, vale muito a pena

    ResponderExcluir
  9. Nossa ! amei o livro, nunca li um livro tão rápido (3 dias ) a história é emocionante e linda. Belle sofre muito mas sabe tirar proveito de cada dificuldade.E com um final que é muito fofo. Simplesmente MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo