Quais são as suas manias de leitor?

Cada leitor tem pelo menos uma mania, pessoalmente tenho várias e por causa de algumas delas acabo sempre me colocando em situações engraçadas -  e constrangedoras. Cada leitor tem uma mania, um ritual de leitura, porque cada pessoa lê um livro de maneira diferente. Algumas manias podem ser extremamente loucas, vamos compartilhá-las hoje?

Reparar no livro que os outros estão lendo: Metro é o meu principal meio de transporte, e todos os dias encontro alguém lendo algum livro por lá, e ai que começo a me virar pelo espaço apertado, torcer o meu pescoço para conseguir ler o título do livro, e na maioria das vezes eu não apenas consigo ler o título como também conheço o livro! \o/ Depois de  sanar minha curiosidade fico bem mais aliviada. E é extremamente engraçado quando a pessoas acha que estou querendo olha-lá ao invés do livro!

A Antissocial: Estou no final, ou em uma parte muito emocionante do livro que estou lendo, e meu único desejo é ficar sozinha, ler enquanto volto para casa. Mas, justamente nesse dia aparece alguém querendo conversar com você, ou pior ele quer te acompanhar durante todo o caminho! Não me entendam mal, não é culpa da pessoa que só quer atenção, mas que é frustrante para nos leitores é.

CHEIRAR LIVROS: Qual bookaholic não cheira os seus livros novos? Esse hábito pode parecer estranho para outras pessoas, mas para nós não! Cheirar é umas das primeiras coisas que eu faço quando pego um livro novo em minhas mãos! E me arrependi apenas uma vez, meu exemplar de Cidade dos Ossos tinha um cheiro de jornal muito forte D:

A TRILHA SONORA: Tem gente que lê ouvindo música, não é o meu caso, mas sempre que estou muito envolvida com uma história, começo a criar trilhas sonoras para ela, e quando o livro é muito bom sempre tenho algumas músicas que relaciono diretamente a ele.

O Livro define: Infelizmente, ou não, eu julgo as pessoas com base no que elas leem, ou estão lendo no momento. E acreditem, os livros podem nos ajudar a descobrir muitas coisas sobre os seus leitores.

Ler em apenas uma língua: É o meu trauma, quero aprender a ler livros em todas as línguas possíveis, e sim, isso é um objetivo para ser alcançado na vida! Estou começando a ler em inglês com passos de tartaruga, mas um dia chego lá. É coisa de bookaholic querer ler os livros em seus idiomas originais?!

Seus amigos personagens: Alguns personagens realmente se tornam os nossos amigos, chego até a conversar mentalmente com eles - a louca. E em certas situações penso, o que a Puck (A Corrida de Escorpião) pensaria dessa situação? O que a Saba (Caminhos de Sangue) faria? E o Percy? Hazel? Gus? Jace? Lisbeth? Realmente isso é uma das minhas maiores loucuras de leitora! haha

adaptação cinematográfica: O sonho, e o pesadelo. Primeiro ficamos todos felizes com a ideia de ver os nossos personagens favoritos no cinema, depois vem aquela apreensão com a escolha dos atores. E muitas vezes o pesadelo se torna realidade, como em Percy Jackson, decepção eterna. Felizmente temos algumas boas adaptações como Jogos Vorazes e O Senhor do Anéis para nos animarem!

aquele que odeia ler: Hã? Como você tem coragem de falar que odeia ler? O que você realmente já leu? Você é normal? Não, não consigo entender isso. E gostar de quem odeia ler é um desafio que ainda preciso superar, ou não.

Consciência pesada:  Compramos algo muito caro, e é impossível afastar o pensamento de quantos livros poderíamos ter comprado com o dinheiro. Ou investimos em uma história que não nos agrada, posso voltar no tempo e comprar outro livro? 

Essas são algumas das minhas manias! Perceberam que não sou muito normal né? haha Vocês compartilham de algumas dessas manias comigo? Comente: Quais são as suas manias de leitor?

Essa semana não teve Na Minha Estante, mas postei na fanpage do Mundo Platônico a foto do kit de “Feita de Fumaça e Osso” que recebi da Intrínseca <3 (Comentem o que acharam do kit). ***Postei lá também o resultado da promoção “A Culpa é das Estrelas”, confira!

Inspirações para escrever o post: Verbo: ler e A estante lá de casa.

6 comentários:

  1. Cara, gostei desse post!
    Nunca tinha parado pra pensar, mas acho que também tenho manias, rs.
    Tenho algumas em comum com você, como 'curiar' o livro que as pessoas estão lendo, cheirar livros (quem nunca?) e querer ler os livros em seus idiomas originais (mas isso é difícil).
    Tenho algumas minhas mesmo, por exemplo: não gosto de emprestar um livro da minha "coleção" se eu ainda não o tiver lido, coloco meu nome e a data de quando comprei/ganhei em todos os meus livros... bom, as que me lembro agora são apenas essas, rs.
    Gostei mesmo dessa ideia ^^
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. "REPARAR NO LIVRO QUE OS OUTROS ESTÃO LENDO". SEMPREEEEE hahaha Fico extremamente chateada quando não consigo ver e morro de vergonha de perguntar, sabe? :/

    E também gostaria de ler em outra língua. Meu objetivo é o inglês que até consigo ler um pouco, mas pra livros realmente ainda não dá :(

    ResponderExcluir
  3. Bem...não sou cheia de manias para ler...mas confesso que tenho algumas.

    Ler no ônibus para mim é mais uma obrigação do que mania, pq fico mt tempo dentro dele e me dá aflição saber que estou perdendo tanto tempo sem ler nada...então sempre, sempre mesmo levo um livro na bolsa.

    Ler ouvindo música? SEMPRE! E só consigo assim, o barulho externo dos ambientes me atrapalham muito e a música faz a leitura fluir melhor, tem músicas que quando ouço lembro de um livro inteiro ou de uma parte específica.

    Acordar, tomar café e voltar para a cama para ler é DE LEI...rs...principalmente nos dias que não trabalho, finais de semana já é mais difícil.

    Plástico bolha em todos os meus livros e em todos que empresto, com as mesmas recomendações de NÃO tirarem do plástico se forem colocar em bolsas ou mochilas.

    Só empresto um livro depois que leio, e só vejo a adaptação para o cinema depois de ler o livro...NÃO CONSIGO LER DEPOIS QUE VEJO O FILME...foi assim com Harry Potter e Crepúsculo... =\

    Hum...é isso...eu acho...rs. =P

    ResponderExcluir
  4. cheirar livros; reparar nos livros do outros; querer ler em outras linguas. tem essas e outras manias q tenho, como não abrir livro em mais de 60 graus (não q eu pare pra medir), não escrevo meu nome no livro mas numa etiqueta q eu coloco nele, não ler e-books e outras manias subconscientes.

    ResponderExcluir
  5. Tenho praticamente todas essas manias! haha
    Outra mania que tenho é ficar observando quanto a pessoa leu de um dia por outro e quanto tempo ela levou para ler tão livro.
    Não me lembro de nenhum outra mania no momento acho que é só. (risos)

    love-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi, descobri seu blog hoje, tá de parabéns. Bem, sobre as manias de leitor, eu compartilho contigo a de ficar reparando no livro de outra pessoa, às vezes nem preciso ver qual o título, e só pelo estilo da capa eu já sei qual hehe, o ato de cheirar livros (tanto novos quanto aqueles antigos) pra mim já é uma ciência rss, e eu além de querer aprender outras línguas só pra ler o livro no idioma original (sou louco pra aprender sueco pra ler a Trilogia Millenium), eu ainda não consigo ler outro livro da mesma série se já tiver lido algum deles no idioma original (aconteceu com House of Night, li o livro 8 em inglês e não consigo ler em português o 9 e nenhum dos spin-offs, acho estranho, e nem pergunte como, é apenas estranho) =D. Sobre adaptação cinematográfica, alguns livros preferia que tivessem deixado quietinhos, sem nenhum filme, do que fazer as porcarias que fizeram *cof*Percy-Jackson*cof*. E quanto a consciência pesada, até hoje acho que me arrependi de comprar 2 livros, o primeiro foi Caçador de Pipas, que achei um livro horrível, não por tratar de um tema pesado, mas porque não gostei mesmo da história, contada de uma maneira idiota, e o outro livro foi Sétimo, do André Vianco, que sinceramente é um autor brasileiro que eu não recomendo pra ninguém, o cara não sabe escrever, não sabe conduzir a história, além dos personagens serem ridículos, simplesmente odiei, e ainda vou tentar trocar o livro no Skoob, porque não quero isso na minha estante. Eu tenho ainda uma outra mania, que é o seguinte, quando eu estou esperando por algum livro há muito tempo, como foi o The Casual Vacancy, depois de receber o livro, eu não consigo ler mais nada até terminar o outro que eu já esperava há tempos. E muitas vezes não consigo ler apenas um livro, tenho que ler vários ao mesmo tempo, senão não me sinto normal, hehe.
    Thalles Marques
    Our Cup of Tea
    http://ourcupofteateen.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo