#Resenha “O Filho de Netuno” - Os Heróis do Olimpo #2

 

  • Título: O Filho de Netuno
  • Autor: Rick Riordan
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 432
  • Conceito: 1234
  • [Spoilers] Leia “O Herói Perdido” primeiro ;)

A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth. Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte.

Em “O Filho de Netuno”, finalmente Percy Jackson está de volta a história. E enquanto Jason, Piper e Leo estão construindo o Argo II junto com os semideuses do Acampamento Meio-Sangue, Percy é enviado para outro acampamento, onde ele terá que se adaptar ao estilo romano de sobrevivência, e conquistar a confiança de seus novos amigos. Neste livro a morte está descontrolada, e muitas figuras antigas estão voltando para lutar ao lado de Gaia, é neste contexto a profecia dos sete começa a se cumprir.

  • “(…) – Décima Segunda Legião Fulminata!
  • Trovões sacudiram o vale. A águia soltou um raio ofuscante, e mil dedos de relâmpagos explodiram de suas asas douradas, formando arcos diante de Percy (…) conectando-se com os monstros mais próximos, saltando de um para o outro, ignorando completamente as forças romanas.”

Quando terminei de ler o primeiro livro da série ano passado, “O Herói Perdido”, fiquei totalmente encantada com a expansão que o Rick Riordan fez com sua própria história, provando que ele ainda tem muito para nos contar, e que o mundo dos deuses, semideuses, titãs e monstros é bem mais complexo do que nós imaginávamos. No primeiro volume da série Jason Grace, um semideus romano, acorda sem memória do lado de Leo e a sua suposta namorada, Piper. Juntos eles chegam ao Acampamento Meio-Sangue, e lá recebem a missão de resgatar a deusa Hera/Juno.

Em O Herói Perdido descobrimos que o título do livro se refere tanto ao Jason quanto ao Percy, e que Hera/Juno utilizando-se de uma perigosa estratégia trocou os líderes dos acampamentos Meio-Sangue e Júpiter, para que gregos e romanos, inimigos lendários, aprendessem a lutar juntos, pois só assim os  semideuses teriam força para enfrentar Gaia, a mãe terra que está acordando, e os seus filhos, os gigantes.

“Sete meio-sangues deverão atender o chamado
Pela tempestade ou fogo, o mundo deverá cair.
Um juramento deve manter um último suspiro,
E inimigos carregarão suas armas para os Portões da Morte.”

No primeiro livro os personagens Jason, Piper, e Leo são bem explorados pelo autor, e por serem da profecia dos sete, eles possuem passados sombrios e complicados envolvendo profecias, morte dos seus familiares, e poderes estranhos que eles não sabiam controlar. Em “O Filho de Netuno” o autor continua explorando bem a história pessoal de cada personagem, o que me agrada muito. Neste segundo volume voltamos a acompanhar o Percy, nosso antigo herói que fez muito falta em O Herói Perdido.

Percy acorda após meses de um sono profundo, sem memória ele consegue recordar apenas um nome: Annabeth. Percy é treinado pelo loba Lupa e sua alcateia, provando que ele consegue sobreviver no estilo romano, a loba o envia para o Acampamento Júpiter. Depois de uma tortuosa viagem Percy chega no acampamento e encontra a deusa Juno, que instrui os romanos a o aceitarem. A chegada de um semideus de sua idade é vista om estranheza, mas por sorte Percy não lembra muitas coisas sobre os gregos.

Um dos pontos altos deste livro é o Acampamento Júpiter, estávamos acostumados com a dinâmica do acampamento Meio-Sangue, e é muito legal ler sobre um lugar diferente para o semideuses. A mitologia romana tem uma série de peculiares muito interessantes, o funcionamento do acampamento é mais complexo que os dos gregos, inclusive a disposição dos jovens não é feita de acordo com os seus pais divinos, além disso o acampamento comporta uma cidade para os semideuses mais velhos.

Os capítulos dos livros são divididos pelos pontos de vista de Percy, Hazel e Frank, dois semideuses romanos que recebem Percy no acampamento. Novamente o autor explora muito as histórias dos personagens, e Hazel e Frank possuem histórias muito diferentes dos outros semideuses, e escondem segredos complicados sobre eles e suas famílias. Os três recebem uma missão aparentemente impossível, eles têm que viajar até o Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para libertar o deus da morte Tânatos, que está aprisionado por um gigante filho de Gaia.

  • “(…) Frank tinha a sensação de que estava sendo atingido por flechas, seu coração
  • despedaçando-se em cacos de porcelana. Ele não entendeu a maior parte do que a avó
  • dissera, mas uma coisa estava clara: ela o estava pondo para fora de casa.”

Eu AMEI esse livro, a série Os Heróis do Olimpo fica cada vez melhor e me aparece que Percy Jackson e os olimpianos foi um aquecimento para tudo o que vai acontecer agora. Rick Riordan consegue sempre me surpreender mesmo após os seus seis livros anteriores. O final de O Filho de Netuno quase me fez ter um ataque cardíaco, não acredito que vou ter que esperar até o ano que vem para conferir “A Marca de Atena”, sim é uma perspectiva angustiante mas teremos que esperar :(Os fãs DEVEM ler esse livro o mais rápido possível! E para aqueles que não leram nada da série ainda, corram para a livraria mais próxima ;)

 

  

33 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro do Rick Riordan, mas sempre li resenhas positivas a respeito. Amei o filme Percy Jackson e me identifico bastante com histórias que envolvem mitologia. Já possuo a coleção completo "Os olimpianos", bem como o primeiro livro desta série "Os heróis do Olimpo". Mal vejo a hora de começar a ler! Vi em outra resenha que seria bom primeiro ler a outra série, para então partir pra essa, vc concorda com isso tbm?
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o máximo os livros de Percy Jackson, pode ser pra adolescente e tudo mais mas eu gosto e muito.
    Ótima resenha e promoção, estou participando e espero ganhar

    ResponderExcluir
  3. Dos livros do Rick Riordan, eu só li a série "Os Olimpianos" e gostei bastante, mas essa série eu ainda não tentei ler nenhum, acho que por ser um estilo de leitura que eu não gosto tanto!
    Mas eu me interessei, pretendo ler ao menos o primeiro livro!

    Beijos
    Ellen Bueno

    http://thebooksarecalling.com

    ResponderExcluir
  4. O que falar de Rick Riordan? Eu simplesmente amo suas sagas, tanto "Percy Jackson e os Olimpianos", quanto "Os heróis do Olimpo". Já li o primeiro volume dessa saga, "O herói perdido", e estou contando os dias para ler "O filho de Netuno". Estou muito curiosa para saber como Percy será recebido no novo acampamento e como ele fará para resolver seus problemas e desafios.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li NADA nem dessa série nem da anterior! =~
    Apenas assisti o filme "Percy Jackson e o ladrão de raios"!
    Tenho um primo que leu todos e adoooora!

    ResponderExcluir
  6. Estou atrasada em ler as séries do Rick. Faltam os 3 últimos de Percy Jackson e o Herói Perdido. Mas eu amei o universo que ele criou, o jeito dele escrever, só falta achar um tempinho pra encaixar os livros na minha lista de leitura que coloco tudo em dia.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ah eu sou muito suspeita para falar do Rick, tentei me controlar na resenha, mas AMO os livros demais! *-* haha
    Então Marília, eu recomendo a leitura de "Percy Jackson e os Olimpianos" antes dos "Heróis do Olimpo" sim.
    Acredito que quem começa pela segunda série fica perdido com toda a mitologia, e os acontecimentos citados da primeira série, sem falar que algumas atitudes dos personagens são influenciadas pelas experiências que eles tiveram nos primeiros livros ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei de mitologia greco-romana! Quando conheci "Percy Jackson e Os Olimpianos" foi amor a primeira lida. Haha. A forma como o Rick nos prende do início ao fim da saga é impressionante, além do fator mitologia que é tão bem explicado no decorrer da história. Ainda não tive a oportunidade de ler "O Herói Perdido"! :\ Pasme! Até porque quero livro mesmo, não gosto de ler em pdf. rs. Bem, parece que o Rick soube conduzir muito bem toda a trama e ainda tem muito mais a ser descoberto. Continuo curiosa pra adentrar novamente a esse mundo!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Ju.
    fez-se-flor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Gabi

    Como vi o [Spoilers] Leia “O Herói Perdido” primeiro ;), irei pular essa resenha! kkkkkkkkk

    Adorei a série Percy Jackson e os Olimpianos, mas ainda não comecei nenhuma das outras do Rick, embora deseje todas!
    Me falta tempo (e dinheiro u.u)

    Estou ansiosa pelo livro :)

    Teve evento aqui no Recife, é uma pena que a Intrínseca não envie livros para sorteio nos lançamentos... :*

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!

    Eu nunca li nenhum livro do Rick Riordan, mas quero muito começar!! Acho que vou me apaixonar pelo Percy! *-*

    Pior que agora já tem mais de uma série, rs, vou ter que gastar demais pra me atualizar!! hahahahaha...

    Acho o máximo o Rick (a íntima! rs) falar das diferentes mitologias nos livros que escreve. Devem ser mesmo fascinantes, ninguém tem tantos fãs pelo mundo todo à toa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Ainda estou lendo a série de Percy Jackson agora, então ainda não tenho uma opinião formada, a única coisa que eu posso dizer que adoro as lendas de deuses gregos, adoro mitologia e gostei do filme por que envolveu esses assuntos.Abrc!

    ResponderExcluir
  12. Por motivos obvios,não li esta resenha até fim... Afinal,quero ler o livro,curtí-lo,sofrendo,vivendo com personagem... Mas amo este autor,seus livros!!

    ResponderExcluir
  13. Ahhh fiquei bastante curiosa por mais um livro do tio rick, adoro ver quando as pessoas se apaixonam por seus livros. ainda não tive a oportunidade de ler esse, mas espero tê-la muito em breve, viu flor?
    beijos

    Amy

    ResponderExcluir
  14. Estou louco pra ler esse livro!
    Ainda mais sendo sobre PJ *OOO*

    ResponderExcluir
  15. “Estou correndo ao exemplar de “O Filho de Netuno” Os Heróis do Olimpo #2 que o Mundo Platônico e a Intrínseca estão sorteando!”

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro porque não tenho, mais estou doido para ler.

    Adorei, parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  17. tio rick sempre nos traz algo de novo em seus livros q nos atrai

    ResponderExcluir
  18. Tenho taanta vontade de ler esse livro...quando vi a capa pela primeira vez fiquei muuito curiosa para lê-lo, a capa é maravilhosa.Já li a série do Percy e também o Herói perdido, adorei.Estou muuito ansiosa para ler esse livro, e mais ainda para o lançamento do terceiro livro... Adorei a resenha
    Parabéns, o blog está maravilhoso
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Não consegui ler nem "O herói perdido" ainda :(
    Mas como fanática pelo Percy que sou, espero fazer isso o mais rápido possível. E fiquei meio chocada quando li sobre a "mistura" greco-romana que o tio Rick fará nessa nova série. Acho que vai ser fantástico.

    Beijo,
    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, Rick Riordan realmente é incrível ! Estou louca pra ler o livro *-*

    ResponderExcluir
  21. Rick sempre me conquistando, já li "O Herói Perdido" e mega recomendo, o livro não perde em nada p. saga Percy Jackson e Os Olimpianos, o autor só vem melhorando!!!
    E esperar até o ano que vem para o "A Marca de Atena" vai ser torturante, estou mas do que ansiosa hahaha

    xxlu

    ResponderExcluir
  22. Ainda nã li nenhum livro deste autor, mas estou curiosíssima. Comprei a primeira série completa pro dar de aniversário pro meu marido, então preciso esperar o níver e depois ele ler. =(
    Mitologia é um tema que me interessa, e esse livro parece ser bem legal tb. ;)
    Beijinhos
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Não vejo a hora de ler esse livro, OMG!!!!!! Ansiedade a MIL POR HORAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Amo de paixão todos os livros de Rick Riordan. Não li O Filho de Netuno, mas estou muito ansiosa para ler. Amei a resenha e me deixou muito curiosa. Preciso ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  26. Muito boa a resenha, está ótima, e Rick Riordan é um excelente escritor

    ResponderExcluir
  27. Adorei a forma como você explicou a história do livro e o contesto como o Percy chega ao acampamento romano sem dar muitos spoilers. Isso me deixou com muita vontade de ler esse livro.
    Bjs e continue sempre assim

    ResponderExcluir
  28. Boa resenha, me deixou ansioso para ler!

    ResponderExcluir
  29. muito boa a resenha, parabéns gabi, to louco pra ler o filho de Netuno o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o livro, crítica bacana, estou louco pra ler esse livro! Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Nossa parece ser demais... queria muito ler ...

    ResponderExcluir
  32. Olha: não li a resenha porque não li O Herói Perdido ainda... Só quero dizer que estou louca por esse livro há tempos.... Me dá?

    ResponderExcluir
  33. AH TIO RICK, amo ele. Eu li o Heroi Perdiido fiquei em uma curiosidade horrivel. Não via a hora de poder ler o filho de Netuno, menina que trailer do livro é esse? Pessoa curiosa nao pode ver isso não, atiça ainda mais a curiosidade. Deve ser lindo o acampamento Jupiter né !? Ai Deus preciso desse livro o quanto antes, se nao não vou sucegar

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo