10 Principais fatores que me levam a decidir a compra de um livro

Quais são os fatores que nos levam a comprar um livro? Li um post como este no Blog Lista Literárias e me interessei porque comecei a refletir sobre o que realmente me leva a comprar um livro, por exemplo, alguns livros estão há anos na minha wish list, mas sempre escolho comprar outros no lugar. É uma lista bem subjetiva, pois cada um tem os seus motivos para comprar um livro, confiram os meus 10 motivos abaixo:

10 - 1º PARÁGRAFO: Conheço muitos leitores que só compram um livro se gostarem do primeiro parágrafo, mas eu não tenho essa hábito, talvez ler alguns outros trechos do livro me influenciem na hora da compra, mas o primeiro parágrafo não.

9 - SINOPSES: Sinopses me influenciam muito pouco na hora da compra, por isso não compro um livro sem antes ter lido uma resenha dele. Do mesmo modo que há aquelas sinopses que nos instigam muito, também conheço muito exemplos de as que contam spoilers ou que prometem uma coisa, só para lermos outra totalmente diferente depois.

8 - AUTOR: Um autor só influenciam na minha escolha se eu já conhecer outras obras dele, por exemplo, se o livro é da Maggie Stiefvater, ou do John Green, como a “Culpa é das Estrelas” tem chamado muito minha atenção, eu com certeza lerei o livro. Por outro lado tem os autores que nos decepcionaram uma vez, e ler outro livro desses autores é uma coisa muito difícil de acontecer.

7 - INDICAÇÃO: É difícil eu comprar eu livros pela indicação de apenas uma pessoa, se o livro for um clássico é bem provável que eu já saiba do que se trata, então se alguém me indicar eu posso vir a comprar, mas se eu nunca tiver ouvido nada sobre o livro, a indicação vai fazer apenas eu pesquisar mais sobre ele.

6 - EDITORA: Muitos podem achar que as editoras não influenciam realmente na hora da compra, mas influenciam sim, porque cada editora foca em alguns gêneros, por exemplo, uma editora que é famosa pela publicação de YA books, se  você tiver enjoado desse gênero com certeza sua estante ficará um bom tempo sem novos livros desta editora. Também há algumas editoras que possuem fama de uma má revisão dos seus textos, qualidade ruim dos livros, ou preços abusivos.

5 - GÊNERO: Todo leitor tem a suas preferências, e entre as minhas últimas compras sempre estão presentes livros sobrenaturais, ficções em geral, clássicos, distopias e por último romances.

4 - CAPA: As capas me influenciam muito, porque se vejo um livro com uma capa que chama minha atenção com certeza vou querer saber do que se trata a obra, se o enredo me interessar, vou ler resenhas e se essas forem positivas vou pesquisar os melhores preços.

3 - PREÇO: Está ai um fator que muitos colocariam no primeiro lugar desta lista porque ele realmente influencia demais a compra, é por isso fator que não leio muitos livros da Editora Rocco por exemplo, mas pessoalmente se as criticas e o enredo realmente me instigam a ler o livro, prefiro juntar dinheiro para comprá-lo. Claro que há as exceções, queria muito ler “Não me Abandone Jamais”, uma distopia da editora Cia. das Letras, mas o livro está custando R$58,50 um preço é absurdo, por isso acabei preferindo assistir a adaptação Never Let Me Go e deixar a leitura do livro para quando eu puder encontrá-lo em um sebo.

2 - ENREDO: Não sou fã de sinopses de livros, então muitas vezes prefiro ler mais sobre o enredo dos livros que são colocados geralmente no começo de resenhas, se o enredo realmente me interessar, a compra do livro já é quase certa.

1 - RESENHAS: Essa com certeza é o principal fator que me levar a comprar um livro, foi assim com Jogos Vorazes, comecei a ler tantas críticas super positivas e empolgadas, e como o livro já possuia diversos outros elementos que me agradaram como uma sinopse instigante, uma capa linda e o gênero distopia que acabou se tornando o meu favorito, não pude deixar de comprar, pena que doeu no bolso :/

Concordam com a minha lista? (: Quais são os fatores que influenciam vocês na hora de decidir a compra de um livro?

  • Comentou? Então preencha o FORMULÁRIO e concorra aos Kits do livro “Anjo de Mecânico” ;)
  • Fonte (Adaptado): Lista Literárias
  • 5 comentários:

    1. Oii Gabi
      Não sei listar em ordem o que mais me influencia, mas tem muitas coisas que definem na hora de comprar um livro...

      Resenhas certamente são decisivas :) Já cansei de comentar aqui sobre livros que eu não tinha interesse, mas que a sua resenha me instigou! kkkkk

      Se estou em uma livraria, a 1ª coisa que me chama a atenção é, sem dúvida, a capa.

      A editora não é exaaatamente decisiva, mas ajuda, sim. Ainda olho livros de editoras menores meio desconfiada :B

      E o preço... Bem, vida de leitor não é fácil. Ou você leva em conta a relação preçoxquantidade de livros ou sua wishlist nunca será zerada! kkkkkkkkkkkkkk

      O único livro que eu acho que "extrapolei" foi Possessão, da A. S. Byatt. Não achei na internet, nas lojas tipo Saraiva e Submarino estava esgotado com o fornecedor... Fui achar na Imperatriz, por R$ 69,00 (ou foi 61, nem lembro mais) .-., e comprei :B
      Não me arrependo porque hoje é meu livro de cabeceira! (L)

      E sobre critério de compra, bem, se sai alguma sequência de alguma série que eu acompanho e gosto, ele vai automaticamente para o topo da fila :P (Tipo agora, minha última compra foi Meia-Noite, de TVD!)

      Ufa, acho que escrevi muito hoje .-. kkkkkkkkkkkkkkk
      Foi pra compensar os dias longe \o/

      :*

      ResponderExcluir
    2. O preço é com certeza o número um da minha lista... As vezes recebo certo livro com desconto, e acabo comprando por isso, mesmo ele não sendo o mais desejado da wishlist naquele momento.
      Mas resenhas também são super importantes, com certeza. E sempre costumo ler mais de uma antes de comprar, porque as opiniões divergem bastante as vezes.
      E sobre as sinopses, elas me influenciam, mas tento não ir com muita sede ao pote, digamos assim... Muitas prometem mundos e fundos, e quando lemos o livro, não é nada daquilo.

      Beijo,
      muggle-world.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. O que me chama atenção na hora da compra de um livro: Capa, sinopse, preço. Sei que não devemos julgar os livros pelas capas, mas poxa, capa feia não dá, né! rs As vezes tudo bem, quando a história é boa e tal.
      Sobre procurar resenhas... só se eu me interessar muito pelo livro. Levo em conta apenas a sinopse antes, aí depois eu faço uma busca 'avançada' sobre o livro.Já o preço é um assunto delicado...

      Doces Sapatos de Veludo

      ResponderExcluir
    4. Eu Confesso que preço vem em primeiro lugar e depois a capa, que me chama muito a atenção. Confesso que há livros que ainda não comprei e que as pessoas acabam me indicando por que a capa não chama minha atenção em nada (Eu sei, nunca julgue um livro pela capa). Outra coisa que acaba sendo decisiva na minha escolha são as editoras também, algumas eu amo de paixão, mas os preços acabam com isso, outras eu não conheço muito bem, mas acabo comprando porque o livro apareceu por 9 reais.

      ResponderExcluir
    5. o preço influencia muito depois vem a sinopse a capa a autora a resenha e enfim a autora ^^

      ResponderExcluir

    Adoro receber críticas construtivas! :)
    Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
    Obrigada desde já pelo carinho!

    xoxo

    © Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
    Criado por: Gabriela Morgante.
    Tecnologia do Blogger.
    imagem-logo