#Resenha Confissões de um turista profissional

 

  • Título: Confissões de um turista profissional
  • Autor: Kiko Nogueira
  • Editora: Novo Conceito
  • Páginas: 94
  • Conceito: 123

Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante.
Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão.
Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?”

“Confissões de um turista profissional - Tudo o que você queria saber sobre viagens e que os guias jamais irão contar”, não faz parte dos estilos de leituras que me agradam, até então não tinha lido nada sobre turismo ou viagens, e sinceramente não tinha interesse. Peguei esse livro na minha semana de provas, em busca de uma leitura curta para ser minha “válvula de escape”, e foi exatamente isso que encontrei .

“(…)Orlando é tão artificial quanto Brasília. Com a diferença de que em Brasília os atores são mais canastrões, os políticos são mais palhaços e as coisas dão errado. Mesmo!”

Tinha pouquíssimas expectativas para esse livro, mas o escritor Kiko Nogueira realmente me surpreendeu! Li em momento de muita tensão, intercalava essa leitura durante meus estudos, e este livro foi uma ótima válvula de escape, realmente me distraiu e entreteu! Como cetei acima esse não é o meu tipo de leitura, mas amei a narrativa do autor e o modo como ele conduziu sua narração.

Os capítulos do livro são curtos, cada uma falando sobre um lugar do mundo ou do Brasil. A narrativa é deliciosa e muito ironica, ri em diversos momentos, Kiko Nogueira consegui me descontrair totalmente. “Confissões de um turista profissional” é um guia fiel e verdadeiro, então encontramos várias curiosidades -boas e ruins - sobre pontos turísticos famosos.

“(…) Sabe com quem você está falando? Com a locomotiva do Brasil! Na minha terra não tem disso, não.”

Amei mais ainda quando o autor citou de uma forma muito legal o bairro em São Paulo onde eu estudo! Indico muito esse livro, apreciei a leitura e  encontrei várias dicas e curiosidade que lembrarei nas minhas futuras viagens. Gostei muito do estilo de escrita do Kiko Nogueira. Não deixem de ler!

AVISO: Olá Leitores, as promoções super incríveis que estão rolando no blog sofreram uma pequena alteração em suas datas de finalização. Decidi adiantar um pouco o sorteio e a apuração de comentários, então as participações nas promoções “Ecos da morte” e “Top comentarista: Um Homem de Sorte”, serão válidas até o dia 10/02/2011 às 19hrs. \o/

10 comentários:

  1. gostei da dica...tbm não faz meu estilo, mas parece ótimo o livro, o q escreveu sobre ele me deu muita vontade de ler...^^

    ResponderExcluir
  2. Legal, mas não é um livro pra mim kkkkk mas ja vi que é um ótimo livro mesmo pra quem adora viajar !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Gabriela! Estou ansiosa para ler Confissões de Um Turista Profissional! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Hum quem não gosta e viajar...rsrs
    Não tenho vontade de ler esse livro
    Mas quem sabe um dia...rs
    As vezes a gente se engana néh...

    ResponderExcluir
  5. eu amo livro de humor, de paixão, é um dos melhores generos, não o melhor, mas chega a quase, então me interresei mermo

    ResponderExcluir
  6. Não curti muito o livro pois ao decorrer das crônicas, o autor foi ficando muito amargo >< Não gostei.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li, mas ando ouvindo falarem bem desse livro! Pena que eu não viajo quase nada, rs. Mas deve ser um bom livro pra se divertir! Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  8. Este livro também não se enquadra no meu tipo de leitura, e apesar de estar lendo muitos comentários positivos, não é um livro que eu compraria.
    Pode ser até que eu mude de opinião e me renda as piadas sarcásticas de Confissões de um turista profissional, mas não por enquanto.
    É bom saber que o livro é leve e divertido, tem momentos, principalmente entre uma leitura pesada e outra que acabo recorrendo a livros assim.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros com os quais eu me identifico - fisicamente - em alguma parte. É muito bom ler algo e pensar "ei, eu já estive aí, sei como é isso :D" kkkkkkkkkkkk

    E sobre a promoção, bom, eu moro no Recife... tecnicamente, aqui ainda são 18h46min! kkkkkkkkkkkk

    :*

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo