#Resenha Amanhã, Quando a Guerra Começou - Amanhã #1

 

  • Título: Amanhã, Quando a Guerra Começou.
  • Autor: John Marsden
  • Editora: Fundamento
  • Páginas: 256
  • Conceito: 1234

O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver. AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver. Amanhã, quando a guerra começou é o primeiro livro da série que foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e Austrália.

Finalizei a leitura de Amanhã há poucos minutos, e ainda estou um pouco agitada. Sabe aquele tipo de livros que possuem momentos de pura adrenalina, que acelera nossos corações e nos fazem prender a respiração? Assim é Amanhã, com muitos momento que nos fazem enfartar, e com aquela insistente certeza - durante toda a leitura - que tudo pode dar errado e seremos capturados, ou pior ainda, mortos por um inimigo misterioso.

“(…) Nenhum livro pode dar conta do que aconteceu conosco. Não consigo me lembrar de nenhum livro que tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com a nossa história. Todos nós tivemos que reescrever os roteiros das nossas vidas nas últimas semanas. Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz diferença – o que faz realmente diferença. Já faz um bom tempo.”

O começo do livro é típico de séries grandes como Amanhã, que possui sete livro. Os acontecimentos se desenvolvem lentamente enquanto conhecemos um pouco da história dos personagens antes da guerra, os seus hábitos, e caraterísticas de cada um antes que tudo tivesse mudado. Ellie é a narradora, ou como ela diz no livro, ela foi escolhida para contar a inacreditável história deles.

Os primeiros capítulos são chatos de ser lidos, pois não passam de Allie em suas reflexões sobre seus amigos, e suas aventuras adolescentes, tudo bem comum. Allie e Corrie estão organizando uma viagem que faram com seus amigos Lee, Homer, Fi, Kevin e Robyn. Eles afastaram-se da cidade e das fazendas onde moravam durante um importante festival que levava todos os habitantes a comemorações. Nesse começo percebemos como eles eram alienados, adolescentes normais que não sabem  nada sobre política, ou sobre o que o seu país está passando, eles apenas querem sair para acampar e se divertir.

Mas quando eles retornam do acampamento percebem que tudo mudou, as fazendas e casas estão vazias e os animais mortos, não há vestígios de suas famílias e amigos, é como se eles nunca tivessem voltado do festival que aconteceu já há dias. O telefone não funciona, nem o rádio ou a televisão, e quando eles finalmente avistam pessoas, elas não eram bem o que eles esperavam, na verdade eram muitos soldados que falam uma língua estranha, e estavam invadindo o seu país.

  • “(…) Nessa vida de castelos de areia,
  • Duas coisas são firmes como a rocha.
  • Bondade diante da dificuldade alheia
  • Coragem diante da dificuldade nossa.”

O aspecto mais interessante da história é como os personagens mudam de atitude nos momentos de tensão, e nos surpreendem. Em poucos dias todos estão diferentes, aquele que mais brincava agora arma estratégias para obter informações e proteger a todos. É angustiante a situação deles, tendo que se esconder de um inimigo estranho, sem saber nem ao menos porque eles estão invadindo o seu país, convivendo diariamente com seus medos e dúvidas sobre o paradeiro de suas famílias.

Assim que “Amanhã - Quando a Guerra Começou” realmente começa é impossível parar de ler, somos totalmente envolvidos pelas tramas dos personagens, uma história que nos prende do início ao fim. Amanhã possui um clima diferente, por se passar em cenários reais da Austrália, o autor é australiano e os personagens possuem uma cultura diferente do que normalmente estamos acostumados a ler, nada americanizado,  e isso torna a leitura mais legal.

O livro é muito realista, e a leitura é muito dinâmica, afinal estamos em guerra então tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Sobre os personagens acredito que ainda há muito para saber sobre eles, todos estão diferentes do que eram, e agora eles são adultos lutando pela sobrevivência. A história é inteligente, e Amanhã proporciona uma leitura bem divertida e instigante, gostei bastante e indico! Preciso ler todos os próximos livros da série agora *-* (risos)

Série Amanhã de John Marsden, editora fundamento
  1. Amanhã, quando a guerra começou (Título original: Tomorrow, When The War Began)
  2. O silêncio da noite (Título original: The Dead Of The Night)
  3. No Terceiro dia, a Geada (Título original: The third day, the frost)
  4. Escuridão, Seja Minha Amiga (Título original: Darkness Be My Friend)
  5. Vingança em Chamas (Título original: Burning For Revenge)
  6. Quem tem Medo da Noite? (Título original: The Night is For Hunting)
  7. O Outro Lado do Amanhecer (Título original: The Other Side of Dawn)

O primeiro livro possui um filme, e apesar de ter um pressentimento que a adaptação não é boa, pretendo assistir em breve!

13 comentários:

  1. Gostei bastante desse livro, achei uma leitura bem interessante, os personagens foram muito bem retratados, mas também acho que ainda tem muita coisa para se saber nos próximos livros série. Boa resenha!

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  2. parece bem interressante. mas a série é muito longa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!!
    Não sabia que o livro era tão tenso assim! Já tinha visto ele na livraria, mas julguei pela capa, achando que por ter ilustração seria mais infantil. Gostei da dica!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito bom mesmo né?
    Quando terminei também fiquei louca pra comprar os outros mas não deu, pelo menos até agora. Mas espero poder ler logo *-*

    xoxo,
    thay
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bruxos, vampiros, deuses, anjos e agora apocalipse. Adoro fantasia! E parece que essa coisa de fim do mundo está ficando mais intensa com toda essa coisa de 2012, lol. Parece ser bom, quero ler :)

    ResponderExcluir
  6. hunmmm, sou preconceituosa com capas!
    Detestei essa!Acho que por isso não me interessei em saber se o livro é bom!

    Se ele parar na minha mão, dou uma olhada, só porque você deu 4 estrelas, hein!

    beijos
    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  7. Estou louca por essa série a séculos! E quando vi o trailer do filme é que fiquei mais curiosa ainda!
    pena que o preço é meio salgado :s

    beijos Gabi!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  8. Eu também julguei o livro pela capa, achando que era mais pra criança. Agora com essa resenha fiquei curiosa pra ler ;*

    ResponderExcluir
  9. Tive ótimas indicações dessa "série", pena que são tantos, estou fugindo de trilogias quem dirá essa quantidade de livros!

    ResponderExcluir
  10. Séries longas estão fazendo sucesso ultimamente... Parece que as boas e velhas trilogias estão perdendo espaço...

    Bom, quanto a capa, eu adoro livros infantis x)
    As Crônicas de Spiderwick, de Nárnia...
    Tenho uma irmã de 11 anos, leio todos os paradidáticos dela com muito gosto :D
    kkkkkkkkkkkkkkk

    Gostei da capa :)

    ResponderExcluir
  11. adooooooro livros que emocionantes *------* amei a capa também, hihihi :D

    ResponderExcluir
  12. Adoreii a sinopse e a resenha
    Não sei o que faria se todos deixassem de existir que que todos que amo foram aprisionados
    Acho que eu teria um ataque...rs

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo