|Indicação de Livro| “O Hobbit”

J.R.R.TOLKIEN. O Hobbit. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 296p. Título original: The Hobbit

  • “Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto. (…)”

Indicações de Livros é uma nova coluna que estreia hoje no blog. Mais curta e menos detalhada que uma resenha, é uma indicação simples, utilizada geralmente para livros clássicos, os quais, na maioria das vezes, todos nós já conhecemos a história. 2012 é o ano do Hobbit, e eu não poderia começar essa coluna indicando um clássico melhor.

Eu espera que a história do Hobbit realmente me conquistasse, afinal sou uma grande fã dos filmes de “O Senhor do Anéis”, e logo no início o famoso Tolkien me surpreendeu. Vejam bem, “O Hobbit” foi publicado em 1937, mas sua narrativa é totalmente atemporal, e eu não esperada gostar da narrativa do livro.

E falando sobre a narrativa do livro, que se tratando de um clássico é surpreendente fácil e rápida de ser lida, meu único desapontamento era nos momentos em que Tolkien  descrevia demais certas situações e paisagens, esses poucos momentos tornam a leitura lenta, enquanto as várias cenas de ação e aventura nos tiram o fôlego, e nos fazem devorar o livro.

Tolkien escreveu “O Hobbit” para os seus filhos, então é muito leitura mais leve do que suas outras obras, me encantei por esse novo mundo criado pelo autor, a criatividade usada para descrever a Terra Média, com todos os seus lugares e habitantes é muito grande. A ideia de escrever seu primeiro grande sucesso surgiu em 1928, enquanto Tolkien examinava documentos de alunos que queriam ingressar na Universidade e Tolkien contou que: Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê.Tolkien. Brilhante, e o autor me conquistou logo nessas primeiras palavras.

“Para além das montanhas nebulosas, frias,
Adentrando cavernas, calabouços perdidos
Devemos partir antes de o sol surgir,
Buscando tesouros há muito esquecidos. (…)”

O livro nos conta a história de uma grande aventura vivida pelo pacato hobbit, Bilbo Bolseir, junto com bravos anões, que estão em busca de um tesouro há muito tempo perdido. “O Hobbit” é uma introdução indispensável para o que esta por vim em O Senhor dos Anéis, um livro cheio de aventuras, fantasia, suspense, comédia, dragões, anel e Gollum... "O mundo está dividido entre aqueles que leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram".

A adaptação de “O Hobbit” estreará nos cinemas dia 12 de dezembro, e esse foi um dos principais motivos para eu pegar o livro para ler. E agora estou ansiosíssima para continuar acompanhando as aventuras da Terra Média em “O Senhor dos Anéis”, espero poder ler toda a série em breve. Também estou empolgada para assistir o filme, mas aqui vai uma dica, antes de lerem a trilogia do Senhor dos Anéis, ou assistirem “O Hobbit”, leiam o livro! ;)  

 

13 comentários:

  1. as vezes penso em ler esse livro, tenhos muitas duvidas;
    agora parece que é tão bom

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler 'Senhor dos Anéis' há anos, mas até hoje não cheguei nem a comprar ou pegar emprestado. Mesmo o filme só vi pouquinho tempo atrás. Agora que você deu a dica, vou tentar ler 'o Hobbit' antes da série, então. E volto para contar o que achei e encher menos linguiça!

    Beijos
    Paloma - Blog AP (atravesdaspaginas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe esse é um dos clássicos que entram na minha lista pra 2012.
    Gostei da ideia de indicação de clássicos Gabi!
    =*

    ResponderExcluir
  4. Te conquistou com as primeiras palavras? Pois lendo-as aqui, me encantou também! kkkkkkkkkkk

    Falou de tudo que eu gosto... Sou louca por essa natureza meio "sombria", fugindo daquele sol radiante e dos passarinhos cantando. Adorei! Vai pra wish list *u*

    :*

    ResponderExcluir
  5. Gabi! :D
    Ainda não li O Hobbit. Y.Y Espero poder ler antes do filme, me culpo por ter perdido a promoção do submarino. haha'
    Um clássico com certeza.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Huuum, parece que é bom, acho que vou ler esse !

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nehum livro desse autor, mais já vi os filmes é adorei, provavelmente vou assistir primeiro filme, agora o livro eu não tenho certeza se vou ler ou não.

    BJS Gabi!

    ResponderExcluir
  8. O Hobbit é um livro mt bom, o comprei na época que Senhor dos anéis estourou no cinema, ou seja, tem um bom tempo que o li e pretendo relê-lo antes de ir ao cinema assistir ao filme. Li O senhor dos anéis antes, porque precisava saber como acabaria a história de Frodo, que já estava sendo contada nos cinemas, mas O Hobbit me conquistou muito mais.

    ResponderExcluir
  9. esses títulos estranhos me fascinam... fico louca, imaginando o que pode ser! e essa capa também, incrível :)

    ResponderExcluir
  10. Assisti os filmes(que são maravilhosos), mas não li os livrosss
    Quero começar por esse
    Tenha que lê-lo antes de estrear o filme
    Tenho tempo...rsrs

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo