10 Livros Nerds para o seu Natal

Recentemente conheci um site com um conteúdo super interessante, é o Nerds de Vestido. As meninas dão dicas nerds muito legais, e uma das últimas realmente chamou minha atenção: "10 Livros Nerds para o seu Natal". Eu gosto desse tipo de literatura e acredito que esses livros podem dar uma cara nova para  Mundo Platônico, fugindo um pouco dos YA books, por isso postarei essas dicas. Confira os 10 livros abaixo, e se preparam pois nesse Natal iremos gastar muito dinheiro com livros *-*

Coleção – O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias é leitura obrigatória para todo nerd, inclusive, o chamado atualmente pela mídia de Dia do Orgulho Nerd, mas classicamente conhecido como Dia da Toalha é em homenagem ao autor da série, o querido Douglas Adams. A Coleção conta a história do inglês Arthur Dent, que ao ter sua casa prestes a ser demolida, descobre que seu melhor amigo, Ford Prefect, é um extraterrestre e pior, que a própria Terra será demolida para abrir passagem para uma nova via intergaláctica. Com a ajuda de Ford, Arthur consegue fugir segundos antes da Terra ser destruída, pegando carona clandestina na nave Vogon, responsável pela destruição do nosso planetinha, contudo, eles ainda não estavam livres de problemas, os clandestinos foram detectados e estavam prestes a sofrer um castigo terrível quando a Nave Coração de Outro os resgatam. A partir daí começa a aventura de Arthur pelo espaço, agora com a companhia do Presidente das Galáxias Zaphod Beeblebrox e a terráquea que fugiu com ele, Trillian, além do inesquecívelRobô Marvin, cujo desprezo pela vida só não é maior que a sua depressão crônica e o tamanho de sua inteligência, partindo em busca da pergunta fundamental para a vida, do universo e tudo mais, cuja resposta é42. Sendo guiados pelo fantástico guia de viagens, O Guia do Mochileiro das Galáxias, que possui escrito em letras amigáveis e garrafais em sua capa a frase "NÃO ENTRE EM PÂNICO" .

A série de O Guia do Mochileiro é uma trilogia de 4 livros mas que na realidade tem 5, composta por O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, O Universo e Tudo Mais, Até logo, e Obrigada Pelos Peixes e Praticamente inofensiva, esta coleção vale realmente a pena ler e nunca esqueça de estar sempre com sua toalha.

O Hobbit

Aproveitando que já já O Hobbit está chegando às telonas dos cinemas, é melhor ir se preparando lendo uma das incríveis obras de J. R. R. Tolkien, um dos autores mais queridos do universo nerd. Lançado em 1937, a história de O Hobbit acontece 60 anos antes da história de O Senhor dos Anéis e conta a história do hobbit Bilbo Bolseiro, que é "convidado" a se juntar com 13 anões pelo mago Gandalf para recuperar o tesouro dos anões roubado pelo dragão Smaug. Ao atravessarem as Montanhas Sombrias e serem perseguidos por Orcs, Bilbo encontrará um anel que dá a seu usuário o poder da invisibilidade, que foi muito útil para o grupo quando foram presos por perseguirem elfos em busca de comida. Depois de uma longa viagem, o grupo finalmente ruma à Montanha Solitária, onde o dragão dorme e assim a história se desenrola, contando o início de todos os problemas causados por um anel, o objeto maldito mais desejado de toda a Terra Média. Este livro é obrigatório para fãs de histórias fantásticas e com muita mitologia.

1984

Escrito por George Orwell este livro genial é ideal para quem gosta de estudar e entender os efeitos da mídia na mente humana e até onde  ser humano é capaz de chegar para dominar o outro. Escrito em 1948, este livro não aborda apenas política, tal ponto de partida é apenas uma metáfora sobre o mundo que estamos construindo, uma visão de como o autor imaginava que o mundo seria nesta data (1984) a partir do rumo que o mundo que estavam em construção após a Segunda Guerra Mundial, um mundo onde as tecnologias estavam avançando muito rápido, onde cada vez mais a privacidade estava sendo invadida, que davam abertura para que a memória e a história fossem destruídas sendo destruídas para dar lugar à novas manipuladas e construídas pelo governo que tinham como objetivo o controle da sociedade cada vez maior e para assegurar a guerra ou a paz, tudo de acordo com a vontade das autoridades. Nesta realidade o indivíduo não tem como se defender, apenas acatar as decisões e restrições para o seu próprio bem. Da mesma forma que outro livro conhecido do autor, A Revolução dos Bichos (outra boa recomendação), 1984 nos ajuda a refletir não só sobre os acontecimentos passados que nos levaram ao mundo que estamos vivendo, mas também sobre o presente, como podemos nos defender de formas de manipulação cada vez mais escondidas e como podemos evitar que algo assim aconteça, se tal visão do futuro de Orwell estiver certa, é melhor tomarmos cuidado e evitar ao máximo que isso aconteça. Então, se você gosta de História, Política e formas de dominação social, este livro tem que estar na sua cabeceira de cama, ele é espetacular.

Duna

Escrito por Frank Herbert, Duna é considerado uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos, recebendo até os prêmios Hugo e Nebula quando foi publicado. A história do romance de ficção se passa em um futuro distante, em meio a um império intergaláctico feudal que está se expandindo, os feudos planetários são controlados por Casas nobres, que devem lealdade à Imperial Casa Corrino. A trama gira em torno do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides e da Casa Atreides, quando sua família está prestes a ser transferida para a única fonte de especiaria melange do universo, o planeta Arrakis. Duna tem uma história que envolve religião, política, tecnologia, emoções humanas, Paul, seu novo planeta, seus habitantes e tudo que isso envolve que se inteligam em um confronto que mudará o curso da humanidade; A série contém mais cinco livros e já teve seu universo expandido para games, filme e série de TV que valem a pena conhecer.

Steve Jobs – A Biografia

Steve Jobs é um grande ídolo da comunidade nerd, sempre com boas ideias e visão interessante sobre o futuro tecnológico, o CEO da Apple, falecido recentemente, conquistou muitos nerds pela sua inteligência, ótimo senso de marketing e produtos incríveis. Escrito por Walter Isaacson, o livro se baseia em mais de 40 entrevistas com Jobs, mais de 100 entrevistas com familiares, amigos, adversários e concorrentes ao longo de dois anos, criando assim uma narrativa sobre a vida do empresário criativo, com uma vida atribulada, com forte personalidade que sempre causava polêmica, paixão pela perfeição que revolucionou o mundo tecnológico e as indústrias da comunicação, animação, música, telefonia mobile, entretenimento, computação e edição digital, e, que por fim, modificou completamente nossas vidas, nossas formas de falar, tocar, ouvir, ver e muito mais. Steve Jobs sempre se destacou pela criatividade e pela sua imaginação, mas não só por isso, se destacou também por mostrar que os avanços não tem limites para a tecnologia e que tudo é possível. Este livro conta a história de Jobs, que, ao mesmo tempo que é uma lição de vida, também é uma advertência, ilustrando a capacidade de inovação e liderança, o caráter e os valores de um homem que ajudou a construir o futuro e que realmente vale a pena ler e reler muitas vezes.

Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida – Livro 1

Escrito por Eduardo Spohr, mesmo autor de A Batalha do Apocalipse, Filhos do Éden (segundo livro do autor) tem sua narrativa ambientada no mesmo cenário de A Batalha do Apocalipse, só que nos dias atuais, mostrando uma nova visão da guerra no céu, a visão dos capitães e soldados, diferentemente da do livro anterior, que era a dos grandes generais. Ao contrário do que se imagina, este livro não é uma continuação de A Batalha do Apocalipse, mas sim o início de uma nova saga, onde questões anteriores são respondidas enquanto outras novas começam a surgir. Esta aventura denominada pelo autor de um thriller de fantasia mais heroico e dinâmico, com história, mitologia e romance, tem sua trama dividida entre Kaira, uma celestial que tenta recuperar a memória após viver anos na Terra, e Denyel, um querubim exilado, uma figura sombria que trabalha como assassino das legiões inimigas que hoje está solitário e desonrado, e que procura ser incorporado às fileiras rebeldes. Paralelamente, também é acompanhada a história do personagem conhecido apenas comoPrimeiro Anjo, o líder dos sentinelas, que buscam vingança após serem punidos por se recusarem a tomar parte nas catástrofes antigas, que agora estão em uma caçada que vai se estender aos outros volumes da série. Ótimo livro pra nerds que gostam de mitologia, fantasia e história que realmente vale a pena ler.

Piadas Nerds: O Melhor Aluno da Classe Também Sabe Contar Piada

Quer passar o Natal se divertindo e rindo muito com piadas inteligentes feitas especialmente de nerds para nerds? Então esse livro é ideal para você! Escrito por Ivan Baroni, Luiz Fernando Giolo e Paulo Pourrat, Piadas Nerds contém uma compilação com as melhores piadas já postadas no perfil do twitter com o mesmo nome (@PiadasNerds), abrangendo diversos assuntos como séries, ciências, matemática, informática, química, física, biologia, cultura e tudo mais que o universo nerd pode englobar, com piadas que só nerds de verdade conseguirão entender. O livro conta com ilustrações de Carlos Ruas e introduções de Fernando Caruso, Marcos Castro, Carol Zoccoli, Fernanda Poletto, Dulcidio Braz Jr, Atila Iamarino e Henrique Fedorowicz que vão tornar o seu natal e o seu ano muito mais divertido.

A Guerra dos Tronos: Crônicas de Gelo e Fogo

Escrito por George R. R. Martin, o livro conta a história de uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, e onde os problemas estão apenas começando. O inverno voltou e as forças sobrenaturais começaram a se espalhar por trás da Muralha que protege a floresta de Winterfell, e no centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família que é tão áspera quanto as suas terras. Em meio a este cenário onde o frio é brutal, até mesmo nos distantes reinos de plenitude e sol, o autor narra uma história de lordes, damas, soldados, mercenários, assassinos e bastardos que se reúnem em um tempo de presságios malígnos, no qual Stark, seus aliados e seus inimigos possuem um destino incerto, em meio disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror. Todos estão dispostos a lutar com todas as forças para vencer este conflito mortal, a guerra dos tronos.

O Temor do Sábio: A Crônica do Matador do Rei – 2º Livro

Do escritor Patrick Rothfuss, a trama do livro começa quando Kvothe é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período devido a sua rivalidade com um membro da nobreza local, sendo obrigado em seguida a tentar a vida em outras paragens. Buscando um patrocinador para sua música, viaja vários quilômetros até Vintas, onde começa rapidamente a se envolver com política da corte. Enquanto tenta se aproximar cada vez mais do grande poderoso local, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta para combater um bando de ladrões perigosos. No caminho ele tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais conseguiu resistir ou sobreviver, até agora… No caminho também acaba conhecendo um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um local com costumes muito diferentes ibde Kvothe irá aprender a lutar como poucos conseguem. Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo. Esta aventura fascinate promete deixar os nerds hipnotizados por muito tempo.

O Herói Perdido: Os Heróis do Olimpo – Livro Um

Do autor Rick Riordan, a história começa após Percy Jackson e seus amigos salvarem o Olimpo do maligno titã Cronos, fizeram de tudo para reconstruir seu acampamento Meio-Sangue, local onde a próxima geração de semideuses irá se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia: "Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.", que pode se referir a qualquer um deles. Agora os campistas terão que se preparar bastante, mas , para conseguirem sobreviver, terão que contar com a ajuda de alguns heróis mais experientes, de semideuses dos quais todos já ouvimos falar… e muito…. Para quem gosta de histórias épicas e mitológicas, este é um ótimo livro para o seu natal.

.

[Direitos autorais] Post originalmente postado no site Nerds de Vestido.

6 comentários:

  1. 'O Hobbit' eu tenho e li a anos quando estava mt e completamente apaixonada por Senhor dos anéis, tenho que confessar que a paixão reacendeu com o filme 'O Hobbit', quero reler o livro antes de ver o filme - e tem tempo pq serão dois e o 1º só em Dez/12..
    Sempre soube que sou nerd, mas esta lista é quase uma confissão, rs , quero mts daí: 1984, Filhos do éden, a série Guerra dos Tronos, preciso ler O temor do sábio, mas preciso do 1º livro antes e Rick Riordan é um autor q ainda não conheço, mas pretendo lê-lo em breve!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas 'haha...
    O guia do mochileiro das galáxias é bom demais. Tenho a série completa e quando li ri muito e fiquei imaginando como seria me aventurar pelo espaço assim.
    Quero um dia ter a paciência de ler a biografia de Jobs. Admiro esse cara!
    Gostei desse post, Gabi ^^

    ResponderExcluir
  3. De todos, eu sinceramente só tive vontade - e até já li - de ler, o herói perdido, que eu te garanto que você não irá se arrepender!

    xx carol

    ResponderExcluir
  4. O meu namorado é muito nerd. Comprei pra ele de natal a coleção O guia do mochileiro das galáxias e ele amou ter ganho pq eu sempre ouvia ele dizendo que queria ler e teve essa surpresa de natal. E sim a coleção é EXCELENTE pois li um trecho do 1º livro e já sei que lerei todos em breve. Super indico.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vou ler Guerra dos Tronos
    Pela série de tv já vi que é bem interessante e diferente que livros que costumo ler

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo