#Resenha “Em Chamas” - The Hunger Games #2

 

  • Título: Em Chamas (Catching Fire)
  • Autora: Suzanne Collins
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 416
  • Conceito: 1234
  • *********Spoilers para que não leu Jogos Vorazes.
  • Acompanhem: JogosVorazes.net em breve teremos o 2º trailer de Jogos Vorazes \o/
  • O #sorteio do marcador + cartão do livro Em chamas será realizado assim que a resenha chegar a 7 comentários!!

Contra todas as probabilidades, Katniss Everdeen ganhou o anual Jogos Vorazes com seu companheiro de distrito, Peeta Mellark. Mas foi uma vitória conquistada por provocação a Capital e suas regras severas. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal, eles ganharam não apenas para si mas também para suas famílias uma vida de segurança e abundância. Mas há rumores de rebelião em outros distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são os rostos da rebelião. A Capital está irritada. A Capital quer vingança.                                                              

Quando Katniss Everdeen ofereceu aquelas amoras para Peeta no final dos Jogos Vorazes, uma fagulha se acendeu. Nunca, depois dos dias sombrios com a queda do distrito 13, ninguém tinha  ousado enfrentar a Capital publicamente, e Katniss mesmo sem ter esse objetivo enfrentou. Murmúrios de uma revolução estão cada vez mais fortes, e os responsáveis por isso são justamente os últimos vencedores dos Jogos.

  • " - Ninguém realmente precisa de mim. (...)
  • Percebo que apenas uma pessoa ficará irreversivelmente devastada pela morte de Peeta. Eu.
    - Eu preciso - digo. - Eu preciso de você.
  • Então, antes que ele possa falar, paro os lábios dele com um beijo."

“Em chamas” dá novos  e surpreendentes rumos a série Jogos Vorazes. Katniss e Peeta imaginavam que finalmente teriam paz depois de terem se tornado vencedores, mas ninguém está livre dos jogos, muito menos os ganhadores e suas famílias. A Capital está irritada, e o próprio presidente de Panem, Snow, vai até a casa de Katniss para ameaçá-la. Os distritos estão alvoroçados, e o presidente Snow quer ter certeza que Katniss irá se comportar para que revoltas não se espalhem por toda Panem.

Katniss e Peeta enfrentam uma difícil relação, Katniss não sabe decidir entre Gale, seu melhor amigo e companheiro nas caçadas, e Peeta, o garoto de pão que salvou sua vida nos jogos e que ao contrário do que Katniss pensava, não mentiu quando disse que estava apaixonado. Mas eles têm que deixar as diferenças de lado e continuar fingindo um romance durante a turnê dos vencedores, onde os dois têm que passar por todos os distritos, e é onde a missão de Katniss de não acender ainda mais uma revolução começa a dar errado, afinal ela é a garota em chamas.

“(…) Giro a maçaneta de metal polido e entro. Meu nariz registra aromas conflitantes de rosas e sangue.  Um homem pequeno e de cabelos brancos que me parece vagamente familiar
está lendo um livro. Ele ergue um dedo como que para dizer:
“Só um instante.” Em seguida se vira, e meu coração quase para de bater.
Estou olhando bem nos olhos de serpente do presidente Snow.”

Além disso esse é o ano do Massacre Quaternário, uma edição especial dos Jogos Vorazes que acontece a cada 25 anos, para relembrar o motivo pelo qual os jogos acontecem e para que seja um exemplo forte do que acontece com quem se opõe à Capital. A grande surpresa dessa edição é que os Tributos serão escolhidos entre os vencedores das edições anteriores. O que automaticamente deixa claro que Katniss voltará para arena, e consequentemente Peeta também.

Dessa vez os jogos tem uma clima totalmente diferente, não há novatos, todos são ganhadores, e a maioria deles já se conheciam e até eram amigos, o que deixa tudo ainda mais difícil. Pessoas mais velhas e experientes estão participando, Katniss e Peeta quase não possuem esperança de voltar para casa, e a Capital não deseja que eles permaneçam vivos.

“(…) O que acontece em seguida não é uma coincidência. É muito bem executado para ser espontâneo, porque acontece em uníssono completo. Cada pessoa na multidão pressiona os três dedos médios de sua mão esquerda contra os seus lábios e os estendem para mim. É o nosso sinal do Distrito 12, o último adeus que eu dei a Rue na arena.”

A história esquenta ainda mais, uma revolução que tem como símbolos Katniss e Peeta se aproxima, e Katniss vai descobrir que não foi manipulada somente pela Capital. Um dos destaques do livro é Finnick Odair, tributo do distrito 4 que tem papel importante durante o Massacre Quaternário e é totalmente cativante.

Depois de “Jogos Vorazes”, “Em chamas” é uma leitura obrigatória, o nível de qualidade da história continua ótimo e o final é totalmente instigante, mostrando que Mockingjay (A esperança) vai ser o livro mais tenso da série. Leitura obrigatória!

5 comentários:

  1. A continuação de Jogos Vorazes é ótima, continua com o mesmo nível de escrita, melhorando ao longo de cada capítulo o/

    Adorei a resenha ;)

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei Em chamas. Estava bom demais até ler mo ultimo livro, haha.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li a série. T.T Me sinto excluída. U.U haha'
    Só li resenhas, e fico aqui na expectativa, o pior é que não sei quando vou comprar, porque quando comprar quero logo os três.
    Uma das séries mais desejadas por mim no momento. Tenho certeza que é ótima! *-*

    Bjuu' ^^

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa série,todas as resenhas que vejo, estão cheias de elogios, todos falam super bem dessa série :)
    Espero ler logo *-*

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo