#Resenha O Céu Está em Todo Lugar

 

  • Título: O Céu Está em Todo Lugar
  • Autora: Jandy Nelson
  • Editora: Novo Conceito
  • Página: 424
  • ISBN: 9788563219374
  • Conceito:
  • Já sabem né? A editora Novo Conceito se superou no kit desse livro, em breve sorteio! Então comentem ;)

Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda... “Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."

Uma história emocionante sobre perda, e as suas consequências. A descoberta de novos sentimentos, e a tristeza de ter que conviver com a falta da pessoa que mais amamos. Como a vida pode continuar sem Bailey? Como pode haver um mundo onde irmãs tão próximas assim são separadas de uma forma tão abrupta e inesperada? E principalmente, como lidar com seus sentimentos quando tudo em sua vida está tão triste e fora do lugar?

  • “A tristeza é uma casa em que ninguém pode proteger você, em que a irmã caçula vai envelhecer mais que a irmã mais velha, em que as portas não deixam mais você entrar nem sair.”

Bom, digamos que estou um pouco sem palavras para descrever esse livro, isso geralmente acontece com as histórias mais especiais, e  “O Céu Está em Todo Lugar” com certeza é um livro especial. Como comentei nesse post, depois da leitura de “Antes que eu vá” eu acreditava que nenhum livro conseguiria me tocar tanto quanto ele ainda nesse ano, ah! Como eu estava enganada! “O Céu Está em Todo Lugar” ou apenas OCETL, me acertou em cheio, causando muito emoção e despertando questionamentos nunca antes feitos.

O livro conta a história Lennie Walker, com dezessete anos ela vivia com sua avó, o tio, e Bailey - sua irmã. Lennie e Bailey sempre foram super apegadas, principalmente por causa da falta da mãe, que as abandonou quando elas eram ainda muito pequenas. Lennie sempre viveu na sombra da irmã mais velha, seguindo os passos daquele que era além de sua irmã, sua melhor amiga e confidente.

  • "(...) Eu, como uma pequena concha com a solidão de um oceano inteiro que grita de forma invisível por dentro.
    Eu.
    Sem.
    Bailey.
    Sempre.
    Afundo a cabeça no travesseiro e grito como se minha alma fosse rasgada ao meio, e ela foi.”

A história se inicia um pouco depois da abrupta morte de Bailey, era apenas mais um dia normal, um dia em que Bailey teve uma parada cardíaca e morreu no meio do ensaio de sua peça teatral. Agora a  vida de Lennie, e também de sua avó e do seu tio, está cercada por sombras e tristeza, é difícil superar e continuar vivendo normalmente num mundo onde a estonteante Bailey não existe mais.

É nesse contexto que Lennie e Toby, o apaixonado namorado de Bailey, começam a se aproximar. Toby também está destruído pela tristeza de ter perdido a namorava que tanto amava, e a dor só diminui quando ele e Lennie estão juntos, pois é como se Bailey também estivesse com eles, e assim eles começam a se aproximar demais e sentir uma atração descontrolada um pelo outro.

O problema é que Lennie e Toby não se amam, eles apenas querem Bailey de volta, e no meio de toda essa confusão Lennie conhece Joe Fontaine, um prodígio da música, que recentemente mudou para cidade e entrou na banda escolar na qual Lennie toca clarinete. Joe é um garoto dos sonhos, ele e Lennie possuem muito em comum e logo começam a se apaixonar, mas e o Toby?

“Só quero ficar perto de você – sussurra – É o único momento em que não morro pela falta que ela me faz.”

Lennie gosta de Joe, mas apenas Toby consegue entender sua dor, apenas ele pode trazer a sensação de que Bailey está entre eles. Toby desperta sentimentos controversos, ao mesmo tempo que era bom ter sua presença por perto, é desesperador para Lennie ficar com o namorado de sua irmã, é com se ela estivesse cometendo uma traição! Essa atração que há entre eles não é normal, ninguém pode entender, ou será que pode?

Confesso que tive um certo receio de ler OCETL, principalmente por que é um livro com uma diagramação perfeita, a textura da capa é linda, e ele possui detalhes super originais, como o fato de Lennie sempre escrever e espalhar por ai o que está sentindo, e no meio de nossa leitura viramos a página e nos deparamos com imagens de papéis de bala, copos descartáveis, trocos de árvores e etc, todos repletos de poemas da Lennie ou momentos que ela e Bailey viveram juntas. É tudo muito lindo, e tive um pouco de medo que a história não estivesse a altura dessa beleza, mas podem acreditar que a história é tão bonita quanto a capa e os sentimentos de Lennie espalhados por ai.

Lennie é uma personagem complexa, e se vocês leram minha introdução da história que está acima, peço que não a julguem,  leiam a história, não é um simples triângulo amoro, na verdade não é um triângulo amoroso, apenas alguns momentos em que Lennie precisava de Toby para tentar se livrar da dor. A relação entre Lennie e Bailey é muito linda, com certeza elas eram um exemplo de irmãs unidas, e que infelizmente se separaram de uma forma muito triste.

  • "Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que eu estava fazendo. Disse-lhe que olhava o céu. Ele respondeu:
  • -Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés.
  • Beijando Joe, acredito nisso, pela primeira vez na vida."

Joe Fontaine é apaixonante, a música é parte dele, e ele parece transpirar essa música para todas as pessoas que estão envolta dele, trazendo a alegria de volta a casa de Lennie, e fazendo ela sentir sentimentos e sensações até então desconhecidos, Joe é como o sol nessa história. Lennie também tem sua paixão pela música, e pelos seus livros e poemas também, para mim foi impossível não gostar dela, mesmo as vezes sendo difícil entender seus sentimentos, é impossível não se sensibilizar.

“O Céu Está em Todo Lugar” é um livro profundo, difícil de descrever, e acredito que algumas pessoas podem vir a não entender muito bem os sentimentos de Lennie, mas as perdas muito grandes causam emoções difíceis de entender, afinal nada faz sentido quando alguém que amamos muito nos deixa.

É uma história marcante e que trata de sentimentos muito reais, sentimentos e situações que todos nós estamos sujeitos a passar. Tudo é descrito de um forma muito bonita, e as imagens não poderiam ser mais originais, é tudo muito lindo e tocante. O livro nos emociona durante a leitura, e permanece em nossos pensamentos mesmo após ao término dela. Marcante, uma leitura obrigatória para aqueles que gostam de histórias emocionantes e sentimentos bem descritos.

Lembra-se de como foi quando nos beijamos?
Quantidades e quantidades de luz lançadas diretamente sobre nós.
Uma corda pendendo do céu.
Como a palavra amor e apalavra vida conseguem caber na boca?”
Encontrado em uma folha de papel, debaixo do enorme salgueiro.

16 comentários:

  1. Adorei a sua resenha! Estou lendo esse livro nesse exato momento e realmente espero que a leitura seja tudo isso que você disse. de certo já estou me apaixonando pela história...

    Você escreveu a resenha de uma forma que mostrou como se sentiu em relação ao livro, as sensações que ele lhe causou e acho que isso foi maravilhoso, a resenha realmente está ótima! *-*

    Bjão;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sua resenha ficou linda, adorei muito. Deu para perceber que você amou o livro; eu estou louca para ler O céu está em todo lugar, já vi que o livro é muito lindo e a história muito emocionante.
    Beijos.

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Adorei sua resenha! Eu li esse livro recentemente, e infelizmente não consegui 'sentir' a história de verdade. :'(
    Tipo, eu gostei muito. Mas não superou minhas expectativas.
    Realmente amei sua resenha, acho que foi a mais detalhada que li até hoje!
    Parabéns! ^^
    Ahh, eu vou tentar arrumar tempo pra lê-lo novamente ainda esse ano. Pra tentar entender tudo melhor!

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  4. rs, esse livor é lindo, não é? estou lendo ele também, amei sua resenha. Beijos;

    ResponderExcluir
  5. Parece muito bonito e intenso, fiquei com vontade de ler.
    Ótima sua resenha

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é muito atrativo, tragédia e amor são uma mistura imbatível. Espero ansiosamente pelo sorteio huehue. beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a resenha! Não vejo a hora de ler esse livro, ele deve ser muito lindo.

    Beijos,
    Letícia.
    www.resuminho.com

    ResponderExcluir
  8. A história parece ser emocionante e muito fofa.
    Vou lê-lo com certeza.
    Beijos ♥!!!!

    ResponderExcluir
  9. esse está para chegar... ganhei no top comentaristas do blog amo ler... *_* estou maluca pra que chegue, vou devorar todinho... precisando ler livros desse gênero.
    beijos
    boa semana

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro me ganha NO ATO! é linda linda linda linda! Pelas resenhas que já li e pela sua, parece um livro bem emocionante. A resenha ficou ótima, me instigou ainda mais a ler. Eu só não tinha visto ainda o booktrailer. Amei *-*
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser lindo! E só pela capa já conquista. Quero comprá-lo logo. Adorei sua resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser lindo! E só pela capa já conquista. Quero comprá-lo logo. Adorei sua resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  13. simplesmente amei! mal posso esperar para le-lo! amei!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha
    Deve ser horrível perde alguém que se ama muitoo inesperadamente
    Quero ler
    Ele está na minha imensa lista de desejados...rs

    ResponderExcluir
  15. Que resenha maravilhosa! Me encantou! Adorei tanto que quero ler o livro agora, pela sua descrição deve ser muito lindo!

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo