#Resenha Um dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia.

 

  • Título: Um Dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia.
  • Autor: David Nicholls
  • Editora: Intrínseca
    Páginas: 416
  • ISBN: 9788580570458
  • Conceito: 1234
  • *Comentando nessa resenha você ganha pontos para as promoções que estão rolando no blog !

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Um livro marcante, que mostra a vida como ela realmente é, cheia de reviravoltas e de surpresas. Nos emocionamos e aprendemos a viver junto com a vida cheia de altos e baixo, erros e acertos e a amizade entre duas pessoas, durante vinte anos. Desencontros, viagens, amores, perdas e decepções, quem pode dizer como vai estar aos 40 anos de idade?

“Com vinte e três anos, a visão que Dexter Mayhew tinha do próprio futuro não era mais nítida que a de Emma Morley. Queria ser bem-sucedido, que os pais se orgulhassem dele e que tivesse a oportunidade de dormir com mais de uma mulher ao mesmo tempo, mas como tornar todas essas coisas compatíveis? (…)”

O livro conta a história de Emma Morley e Dexter Mayhew, que se conhecem em 15 de julho de 1988, a noite da festa de formatura da faculdade. Eles passam a noite juntos, conversando sobre o futuro e o que esperam dele, e daí surge um romance que com o passar do tempo acaba se tornando uma grande amizade. Mesmo os dois tendo personalidades e vidas completamente diferentes.

 “Um dia” está entre os livros mais divulgados do ano, e após ler tantas resenhas minhas expectativas estavam altíssimas, e me decepcionei, sabia que a história não seria um lindo romance, porque afinal a vida não é assim, o problema são os rumos que a vidas de Em e Dex tomam logo após sair da universidade, que me desagradaram muito.

O livro é sincero, e cheio de reviravoltas, Em e Dex passam por muitas coisas: Ela por um relacionamento fracassado, maus empregos e sonhos que parecem nunca se realizar, mas consegue se reerguer, sempre mantendo o grande carinho que sente por Dex, e pela amizade deles. Já Dexter  viaja muito, fica famoso e popular, teve o que sempre quis, mulheres, popularidade, convites exclusivos para festas, muitas drogas e sexo. Dex se torna uma pessoa insuportável, bebe demais e chega a humilhar Emma alguma vezes, mas a vida dá muitas voltas e depois de muitas quedas ele pode aprender a ser uma pessoa melhor.

“- Vamos lá, Em, ainda somos amigos, não somos? Sei que tenho andado meio estranho, mas é que... – Emma parou, mas não se virou, e Dexter sabia que ela estava chorando. - Emma? Emma virou-se rapidamente, caminhou até ele e puxou seu rosto contra o dela, o rosto quente e úmido encostado no dele, falando depressa e em voz baixa no seu ouvido, e por um instante de glória Dexter pensou que seria perdoado. - Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. – Os lábios dela encostaram no rosto dele. – Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito.                                                            E assim ela foi embora, e Dexter se viu sozinho naquela viela lateral tentando imaginar o que fazer a seguir.”

Em e Dex conhecem outras pessoas, perdem outras, suas vidas mudam completamente.  Mas nunca perdem o contato, mandam cartas, conversam horas pelo telefone, viajam juntos e, apesar de saberem que o antigo romance que tiveram não daria mais certo, continuam se encontrando para conversar e dar boas risadas juntos.  Em e Dex, Dex e Em, sempre.

Eu acreditava que realmente iria acabar de ler esse livro decepcionada, mas isso não aconteceu, muitas coisas acontecem, e o fato de tudo se passar em apenas um dia, na vida de duas pessoas durante vários anos, deixa tudo muito interessante e original, a curiosidade de saber tudo o que aconteceu na vida deles no ano que se passou é enorme. 

David Nicholls provou ter o domínio total da história, ele sabe como realmente nos envolver, os 20 anos entre a Em e o Dex foram totalmente contados e o que senti lendo as últimas partes do livro não há como explicar, a história se tornou marcante com todo os seus altos e baixos, e com todas as lições que ela nos ensina.   15 de julho nunca mais será simplesmente um dia.                                                                                                    Leitura indicada!

Anne Hathaway vai interpretar Emma Morley na adaptação para o cinema do livro “Um dia”, notícia maravilhosa afinal ela é uma ótima atriz e já da para perceber pelo trailer que ela soube interpretar a Em super bem! Sobre o autor que vai interpretar o Dexter, não sei o que dizer. Estou muito ansiosa para ver o filme, espero que seja emocionante, como o livro é.

17 comentários:

  1. A história parece ser muito linda,
    a resenha ficou ótima.
    Bjimmm

    http://epilogosyfinais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vou ler esse livro. Me pareceu bem interessante mesmo. Adoro histórias de reencontros. *_*

    http://booksarelikeheroin.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  3. *-*
    Por enquanto este é o melhor livro que li em 2011! Vamos ver se algum outro livro aparece pra tomar o lugar deste!! Mas por que você deu 4 estrelinhas flor? Nossa, eu AMEI esse livro. Alguns acharam o desenrolar maçante mas eu amei cada minuto, segundo, detalhe... muito bom! Ao contrário, eu achei que os pequenos detalhes, que cada momento narrado foi importante para a gente se emocionar e se apegar tanto aos personagens! Eu amei Emma desde o começo. Já o Dex eu odiei, queria dar uma porrada na cara dele mas com o tempo ele amadureceu e se transformou em um bom homem, daqueles que o passado não é lá grande coisa mas o futuro está diante dele pra se tornar um homem melhor... Ai que lindo, não vejo a hora de ver o filme!
    \o

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. http://diario-das-adolescentes.blogspot.com
    segue amor
    quer parceria!
    bjsss
    ameiii o blog

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    Ainda não li esse livro, mas parece ser interessante...
    Gosto bastante da Anne Hathaway, por isso quero ver o filme também.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi! =)
    Eu queria muito ler este livro, mas fiquei sabendo algumas coisas dele que realmente me desanimou. Mas, sei lá estou meio perdido aqui nessas escolhas hahaha'
    Beijos.

    --
    Gabriel M. Souza
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  7. a história desse livro me lembra um pouco a de 'o guardião de memórias'. Bem, a história não tem nada a ver, mas acho que é isso de contar o que se passa na vida dos dois durante esse 20 anos.
    mas enfim...
    o livro realmente foi muitissimo divulgado e eu estou cheia de expectativas com relação a ele \o/
    (Gabii suas resenhas estão cada vez melhores, sério mesmo \o parabéns)

    ResponderExcluir
  8. Não vejo a hora de ler este livro, quero fazer isso antes do filme.
    Mas eu tenho medo de não gostar do final, não sei porque mas tenho comigo que ele vai ser triste..rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muito profunda a história dos dois, não sei explicar como, mais muito real, muito palpável.

    Ótima resenha ! Parabéns
    Anciosa pelo filme também :D

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro muito bom pra quem gosta de romance realista. Acho que muitas pessoas vão se identificar com vários pontos da própria vida. Muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Me falam muito bem desse livro e eu morro de vontade de ler antes mesmo que o filme lance. Quero poder ir no cinema já sabendo a história do livro ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. A história parece ser linda *-*
    E deve ter um enredo maravilhoso para já virar um filme...
    A capa deixa um pouco a desejar, mas se a história for boa...
    Lindo sei blog!

    ResponderExcluir
  13. Poooxa! Que resenha intrigante! Adorei, e fiquei super curiosa. O livro vai para a minha lista de "desejados" :D
    Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  14. Pela resenha achei que esse livro deve ser meigo, romantico e encantador e por ser assim (do jeito que eu gosto) acho que ficaria apaixonada pelo livro!
    Boa resenha! :)

    ResponderExcluir
  15. A história parece bem bonita!
    Quero ler o livro e ver o filme u_u
    A capa não lembra Pequena Abelha?

    ResponderExcluir
  16. Estou com muita vontade de ler o livro e ver o filme (necessariamente nesta ordem)
    Adorei a sinopse
    Eu já tinha visto o trailer mas não achei que fosse desse livro

    Adorei a resenha

    bjo*

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro. Assisti o filme e fiquei maravilhada com a historia. E como todo livro é melhor que o filme, esse com certeza, tambem é. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo