#Resenha Antes Que Eu Vá ♥

 

  • Título: Antes Que Eu Vá (Before I Fall)
  • Autora: Lauren Oliver
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 360
  • ISBN: 9788580570595
  • Conceito:
  • *Comentando nessa resenha você ganha pontos para as promoções que estão rolando no blog !!

Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as consequências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Sam Kingston acreditava que tinha tudo: as melhores amigas perfeitas, um namorado invejado, e popularidade suficiente para fazer e dizer tudo o que quiser. Mas ela estava errada, existem coisas que as vezes não enxergamos, mas elas estão lá. Sam não sabia, não sabia até o dia de sua morte, o dia que terá que reviver muitas vezes para poder realmente entender, salvar vidas e encontrar a verdadeira felicidade. E se você pudesse fazer tudo de novo?

  • “Eis outra coisa a se lembrar: a esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto,
  • é a única coisa que o mantém vivo.”

A história não é original, o tema foi retratado por vários livros e filmes, mas Lauren Oliver  soube bem como tornar esse livro especial, através de sua narrativa ela o torna único. Uma das coisas mais marcantes na história é como os personagens se desenvolvem, no início conhecemos uma Sam fútil, e que não tem nenhuma noção da maneira como seus atos tem impacto na vida dos outros, mas então ela morre, e acorda para reviver novamente o dia de sua morte, e esse circulo vicioso não parece ter fim, nem um objetivo definido, mas há algumas coisas que Sam precisa descobrir, e outras que ela precisa concertar.

Um dos temas principais que o livro trata é o bullying, como as coisas ruins que dizemos podem influenciar nas vidas de outras pessoas, ou simplesmente como ficamos calados diante de situações que não deveriam acontecer, mas acontecem, e não fazemos nada para impedir. Logo no começo do livro fiquei indignada com as atitudes de Sam, das amigas dela, e de várias outras pessoas que apoiavam também, como eles poderiam não perceber o mal que estavam fazendo? Fiquei revoltada, mas então Lauren Oliver vem mais uma vez com uma de suas passagens marcantes, como esta:

  • “Sei que alguns de vocês devem estar pensando que talvez eu mereça.(…) Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: O que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso?
  • Tão ruim que eu merecia morrer assim?
  • O que fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?
  • É realmente muito pior do que o que você faz?
  • Pense a respeito.”

A história nos faz pensar muito sobre as nossas atitudes, e possui muitas passagens que nos emociona, o livro é muito tocante.  Passamos junto com a Sam várias vezes esse mesmo dia, e mesmo assim  descobrimos coisas que nunca imagináriamos no começo. O livro nos mostra o quanto de detalhes e de perspectivas diferentes nos perdemos. Momentos belos que Sam gostaria que tivessem acontecido na primeira vez, e outros que ela preferia nunca ter vivido. “Algumas coisas se tornam realmente lindas quando você realmente olha.”

Os personagens também são o ponto chave da história, todos eles possuem personalidades tão bem construídas que podemos realmente acreditar que eles são reais. As melhores amigas de Sam, as típicas garotas populares: Ally, Elody e Lindsay parecem ruins, mas possuem muito mais do que vemos no início. Mesmo Lindsay, com o seu gênio forte e a maneira como ela influencia as pessoas, suas mentiras e maldades, e seu amor pelas suas amigas, não podemos julgá-la, não até entendermos o por que de suas atitudes, afinal todos temos medo.

Kent é um personagem adorável, traz consigo os melhores momentos da história, e também é o grande  responsável pelas mudanças em Sam. Rob, o namorado de Sam, é tão vazio e sem emoção que dá enjoo. Sam, também é uma personagem muito bem construída, o tempo de ficar parada já passou, e em vez de sentar e chorar, ela age, de um jeito que nos faz refletir, e confesso que em alguns momentos me identifiquei com ela. Izzy, a irmã mais nova da Sam, como Kent também é uma peça importante para as mudanças na Sam, e ela diz coisas muito inteligentes para uma criança de oito anos, como nesta passagem:

  • “- As… as outras crianças tiram sarro de você? Por causa do jeito como você fala? (…)
  • - Então, por que você não faz alguma coisa a respeito? – pergunto. – Você podia aprender a falar de outro jeito, sabia?
  • - Mas esta é a minha voz – ela diz, calma, mas com insistência.
  • - Como você saberia quando eu estivesse falando?”
  •  

“Antes que eu vá” é um livro diferente, tocante, e que merece ser destacado. Já imaginava que o livro seria muito bom e, minhas expectativas estavam altíssimas, mas mesmo agora, algum tempo depois de ter terminado a leitura, não consigo expressar com palavras o quanto que o livro mexeu comigo, e me levou a sentimentos e pensamentos há muito tempo esquecidos.

Digo sem medo que esse livro está entre os melhores, ou mesmo foi o melhor livro que li esse ano, e com certeza foi o mais reflexivo e emocionante. Eu me revoltei, ri, suspirei, quase morri de ansiedade, e até chorei em alguns momentos. O livro me tocou de uma forma que não sei explicar, e também ensinou muitas coisas, “Antes que eu vá” é um verdadeiro aprendizado que levarei para toda a vida. E tenho certeza que ele tocará, de formas diferentes, todos que os lerem.

O livro é sobre pessoas como nós, que erram, dizem e fazem coisas sem pensar, e que machucam  algumas pessoas mesmo sem querer. Mas que também acertam, vivem momentos únicos, e que apesar de reviverem apenas um dia muitas vezes, nunca vão conseguir descobrir todas as coisas belas e secretas que ele guarda. Mais que indicado! Leitura obrigatória !!

O resto você terá que descobrir por si mesmo.

 

53 comentários:

  1. Nossa, preciso ler esse livro! Fala de um tema super interessante e todo mundo tá colocando ele como preferido! Curiosidade tá matando aqui! :D :D
    Ótima resenha!

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, até mesmo sua resenha conseguiu me tocar. E o quote que você escolheu para demonstrar o quão fácil julgamos os outros, sem nem olhar o que nós mesmos fazemos. Fiquei encantada, parabéns.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito esse livro! A capa é simples e perfeita. E o livro trata de assuntos muito importantes na nossa adolescência, como o buylling. Eu quero muito ler os lviros da Lauren Oliver e me deliciar com a escrita dela.
    Eu adorei a sua resenha. Parabéns mesmo!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada meninas! Que bom que vocês gostaram! O livro é realmente muito bom, tudo o que eu escrevi na resenha é verdade mas ainda tem muito mais, poderia ficar o dia inteiro falando de "Antes que eu vá"!
    Não deixem de ler *--*

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  5. Linda a história do livro, agora não sei se tenho coragem de ler, me parece triste !

    conto com sua presença no [Apaixonada por Romances]
    Twitter: @Appromances

    ResponderExcluir
  6. Pronto!
    Acabei de ficar na vontade de mais um dos cinco livros que já reservei para ler, quando der um tempo em Saussure, Paulo Freire, Fiorin, Celso Antunes e mais uma pilha de livros e autores da faculdade. Esse com certeza, será o sexto, isso se eu não o deixar furar a fila! Rs.
    Pelos detalhes que você descreveu, fiquei realmente na vontade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Preciso ler, pelo que você disse na resenha é realmente bom, gosto de livros marcantes e além de tudo: adorei a capa dele! rs
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, parece ser ótimo! Eu adoro esse booktrailer, é perfeito *-*

    Gostei da resenha!

    beijoos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente ameei a resenha do livroo. E qe capa é essa ?!
    Desesperada pra ler ele logo (yn)

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro. li só o primeiro capitulo que é disponibilizado pela editora no facebook.

    ResponderExcluir
  11. Estou bem ansiosa pra ler, mas acho que vou chorar muito, não pelo nome acredito que sim rs, mas posso estar enganada. Nossa estou bem surpresa todo mundo que lê esta amando, quero logo o meu \o/
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. estava receosa com relação ao livro. Achei que o povo estava fazendo muito alarde sem necessidade rsr
    mas depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler o livro.
    Adoro livros que mechem com a gente, que despertam sentimentos e emoções e acima de tudo nos fazem refletir sobre quem somos e como temos agido.
    *--*
    beijoos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu quero muito ler esse livro..
    Deve ser um pouco triste, mas chorar faz bem né...
    asuhasuuashuahsuhas
    A capa é sensacional, e o livro deve ser mais!
    Lindo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Que resenha mais simplificada e detalhada hein!Quero ler este livro também... sz
    Aparenta ser bem surpreendente!
    Comprarei !!

    ResponderExcluir
  15. Vi esse livro na bienal que teve aqui no RJ... Pena que deixei pra comprar depois e acabou os exemplares. Enfim, gostei da sua resenha, parabéns rs

    ResponderExcluir
  16. Vi esse livro na bienal que teve aqui no RJ... Pena que deixei pra comprar depois e acabou os exemplares. Enfim, gostei da sua resenha, parabéns rs

    ResponderExcluir
  17. Já li tantas resenhas positivas que não tem como não esperar mais. Tenho que ler.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir
  18. Amei sua resenha, se eu já queria ler o livro,agora quero ainda mais!!
    bjos

    ResponderExcluir
  19. CAAAAAAAAAAAAAAARAAAAAAAAAACA !
    QUEEERO MUUUUUITO LER ESSE LIVRO, MEOLDEUS !

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Bom, estou super ansiosa pra ler esse livro, muito mesmo! Desde que a intrínseca lançou eu fiquei com vontade de lê-lo, e depois de várias resenhas, minha vontade só aumentou. A história parece ser linda e tocante, e por tratar de assuntos tão comuns hoje em dia na adolescência, acho que deve ensinar algumas lições também.
    Espero poder lê-lo em breve!
    Ótima resenha! ^^

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  21. Nossa a capa desse livro é muito perfeita e a historia emocionante preciso ler ameii '-'

    ResponderExcluir
  22. Eu quero muito ler esse livro! Sua resenha está ótima, afinal! Hahahaha. Esse livro, só com o booktrailer já despertou uma curiosidade em mim que você nem imagina! Hahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. CARAMBA! que resenha boa! Só me deu mais vontade ainda de lê-lo. Eu ainda não tinha visto o BookTrailer e amei amei amei! E os quotes que você colocou são demais! Que isso, fiquei muito ansiosa agora HAHA .
    Bjs, parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Dizem que não escolhe um livro pela capa mas ual, essa capa ficou maravilhosa! Quando eu li a sinopse do livro há um bom tempo atrás fiquei apaixonada, imaginando como a história deve ser, como deve se desenrolar e terminar, enfim, morta de vontade de lê-lo e quando o livro é realmente bom do começo ao fim como eu penso que esse seja, eu leio tão rápido que nem percebo. A sua resenha ficou maravilhosa, muito boa mesmo, prabéns!

    ResponderExcluir
  25. Muito curiosa para ler esse livro. Essa rresenhas positivas aumentam cada vez mais a minha vontade em lê-lo. Adoro esse tipo de livro que mexe realmente coma gente, nos deixando uma mensagem, um novo olhar sobre a nossa vida.
    doida para ler também!

    ResponderExcluir
  26. Alguns livros despertam minha curiosidade apenas com o título ou com a capa, esse me atraiu pelos dois e pela ótima resenha. Parece o tipo de livro pra sentar, ler e chorar, além de refletir sobre tudo. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser muito bom e estou ancioso para ler

    ResponderExcluir
  28. amei a resenha!!
    eu preciso ler esse livro muitoo!!!

    ResponderExcluir
  29. Depois da sua resenha, senti uma ansiedade louca para ler esse livro. Você escreve tão bem, parabeins flor.

    ResponderExcluir
  30. Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!
    Tudo me atrai nesse livro: a capa, as cores, a história!
    Realmente tocante!

    ResponderExcluir
  31. òtima resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler este livro...
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Nossa! Esse livro parece ser emocionante.
    Se não me engano, depois de ler, estará entre os que mais gostei.
    Pela resenha, tem tudo para ser do jeito que eu gosto.
    Tks

    ResponderExcluir
  33. Li um livro maravilhoso que acredito ser parecido com este, "Antes de morrer"; não tem um final feliz, mas o desenrolar da história é uma verdadeira superação e força de vontade. Amei!

    ResponderExcluir
  34. Esse livro parece ser realmente incrível, eu fui ao evento de lançamento dele, e não me arrependi, está na minha lista para comprar.

    ResponderExcluir
  35. estou loucaaaa pra ler esse livro! e essa resenha apenas aumentou minha vontade

    ResponderExcluir
  36. Já estava com muita vontade de ler esse livro, depois de ler a resenha fiquei ainda mais interessada!!!

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha do livro, simplesmente incrível, parabéns pelo texto!
    Abraços:)

    ResponderExcluir
  38. AAh adorei muito a sua resenha, li varias mais essa foi muito boa mesmo, adorei o blog tbm vou seguir, e aproveitarei a sua promo e vou participar, curzando os desdos preenchendo formulario inumeras e vezes, aah voce esta de parabens com o bog mesmo e este livro adoreia a ideia do voce faria algo diferente, é sim um tema abordado em muitos livros e filmes mais acho que esse me chamo mais a atenção. beijos :*

    ResponderExcluir
  39. É o tipo de livro que gosto! Preciiiiso dele! *-*

    ResponderExcluir
  40. Amei a resenha. Quero muito esse livro.

    ResponderExcluir
  41. ahhh to ansiosa para ler esse livro (confesso).
    =x
    resenha tão boa quanto a avaliação do livro... *_*
    beijos

    ResponderExcluir
  42. Já li vários trechos do livro mas ainda não tive a oportunidade de ler totalmente. Seus quotes descrevem o livro super bem e aguçam mais ainda a curiosidade.
    Concordo que o tema é "batido" mas realmente é colocado de forma diferente, uma forma que "toca" mais e faz a gente pensar em várias atitudes que tomamos.

    ResponderExcluir
  43. Ai, ai, ai sou louca para ler esse livro!
    A capa é linda e book trailer é bem legal!
    Ótima resenha!
    O blog é lindo!
    Beijosss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. Tá aí o livro que eu mais quero ultimamente, só não comprei ainda pois tá muuuuito caro, o submarino não quer baixar o preço, enquanto isso eu fico aqui só desejando!

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  45. quero muito ler esse livro... obrigado!

    ResponderExcluir
  46. to loca pra ler esse livro. parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  47. Que maravilha de resenha, fiquei com aquele gostinho de quero muuuito mais... Parabéns!!! Bjus♥♥

    ResponderExcluir
  48. Eu já vi várias resenhas desse livro, e todas são positivas. Estou com muito vontade de lê-lo *-*

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. “Quero me emocionar com a tocante história de “Antes que eu vá” que o Mundo Platônico e a editora Intrínseca estão sorteando!”

    ResponderExcluir
  51. Que resenha maravilhosa! Faz muito tempo que quero muito ler esse livro. Parece ser lindo e emocionante, do jeito que eu gosto. Adorei...

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo