#Resenha Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais #2

 

  • Título: Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais #2
    Autoras: Cassandra Clare
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 406
  • Conceito:
  • Spoilers para quem ainda não leu Cidade dos ossos.

Clary Fray desejava apenas que sua vida voltasse a ser normal. Mas o que é normal quando você é um demónio-assassino Caçador de Sombras, sua mãe encontra-se em um coma mágico induzido, e você pode de repente ver lobisomens, vampiros, e fadas? Jace parece determinado a deixar todos ao redor enfurecidos. O Caçador de Sombras já é visto com desconfiança, pois seu pai, Valentim, quer dominar o mundo. Além disso triângulos amorosos surgem, vampiros renascem e angústias adolescentes florescem em seu grupo de amigos. Cassandra Clare atrai os seus leitores de volta ao escuro Submundo da cidade de Nova Iorque, onde o amor nunca é seguro e o poder se transforma na mais mortal das tentações.

Após aquele final no mínimo surpreendente de “Cidade dos ossos” primeiro volume da série Instrumentos Mortais da escritora norte-americana Cassandra Clare, tudo que os fãs da série mais queriam era a esperada continuação das aventuras dos caçadores da sombra e dos segredos do submundo em “Cidade das Cinzas” e querem saber?! Cidade das Cinzas, repleto de suspense e mistérios é uma digna e emocionante continuação da série!

"- Jace - disse ela. - Por que você está fazendo isso comigo?
- Porque você está mentindo para mim. E está mentindo para si mesma
Os olhos de Jace estavam em chamas, e mesmo as mãos dele estavam entulhadas em seus bolsos, ela podia ver que elas estavam fechadas em seus punhos."

Tudo está diferente em “Cidade das Cinzas”, o submundo, os caçadores da sombra e a vida da Clary. Depois das últimas descobertas bombásticas - como o fato de Clary e Jace serem irmãos e ainda serem filhos do maligno Valentim - todo mundo ainda está um pouco abalado, mas a ação na vida de caçadores das sombras retorna contudo por causa dos últimos acontecimentos.

Crianças do submundo (fadas, lobisomens e vampiros) estão sendo assassinadas misteriosamente, e o único que pode estar atrás dessas mortes é o perigoso Valentim, em contrapartida a inquisidora da Clave chega ao instituto dos caçadores das sombras para investigar Jace, ela acredita que ele é um espião de Valentim, e que sempre esteve ao lado dele.

"- O sangue e os ossos de assassinos de demônios são, em si, uma proteção forte contra o mal. Mesmo na morte, a Clave serve à Causa."

Jace está ainda mais sarcástico, afinal a tensão sobre ele está aumentando cada vez mais. Os  pais de Alec e Isabelle e também pais adotivos de Jace, voltam para o instituto, mas por causa das crescentes ameaças de Valentim e as suspeitas da Clave, eles expulsão Jace de casa, e é claro que ele vai embora  e acaba se metendo em confusão.

Alguns personagens se destacam mais “Cidades das Cinzas”. Gostei muito mais da Isabelle e do Alec nesse livro, agora os pais deles não consegui simpatizar em nenhum momento. Luke ainda continua sendo um personagem amável e um ótimo pai adotivo para Clary, mas o grande destaque para mim foi Magnus Bane, o magnífico feiticeiro do Brooklin, já gostava dele em Cidade dos ossos, mas nesse livro ele se destaca muito mais, e ele está sempre lá para ajudar os caçadores das sombras quando eles precisam.

O clima entre Clary  e Jace está muito tenso, há muita falta de comunicação entre eles, o que causa maus entendidos, fica muito óbvio que nenhum deles aceita os laços sanguíneos que possuem. Clary está melhor, está agindo mais como uma caçadora das sombras em vez de ficar parada vendo os outros lutarem, ela se destaca e mostra que pode lutar, ainda mais quando descobre que possui algumas habilidades diferentes.

"Ele soltou a mão dela, mas continuou a olhá-la fixamente, quase como se quisesse memorizar seu rosto.
- Eu sei - disse ele. - Toda vez que você quase morre, eu quase morro também."

Simon, o melhor amigo de Clary, e atual namorado dela, me agradou muito mais em Cidade das Cinzas, ele é corajoso e enfrenta perigosas situações mesmo sendo um mundano, mas Simon está diferente, ele está mudando e Clary não parece perceber, mas logo ela vai ter que lidar com o fato de que seu melhor amigo – namorado, está entrando para o submundo, se tornando um vampiro.

Nesse livro também temos personagens novos, como a Maia, uma lobisomem do bando do Luke, a Inquisidora da Clave, que é uma infeliz, além da aparição dos pais da Isabelle e do Alec. O submundo também é bem mais explorado em Cidade das cinzas, conhecemos o encantador e perigoso mundo das fadas, e é lá que Clary e Jace descobrem que podem ter habilidades diferentes, que os outros caçadores das sombras não possuem, teria Valentim feito alguma coisa que tornasse seus filhos diferentes?

A confiança que temos pelas pessoas que amamos é colocada em prova em “Cidade das Cinzas”, Jace está inseguro e ainda não se decidiu sobre ficar do lado de Valentim, seu pai lunático, ou do lado de Clary e seus amigos. Há muitos mistérios e enigmas para serem desvendados, afinal porque Valentim está atrás dos instrumentos mortais e porque ele está matando crianças do submundo? Será que ele é mesmo o pai da Clary e do Jace?

Livro indicadíssimo, não consegui parar de ler, o enredo é eletrizante e muitas coisas acontecem em um único capítulo. No final, queria sair correndo para Cidade de Vidro e desvendar todos os mistérios, mas vou ter que esperar até o lançamento em setembro :(

  

19 comentários:

  1. Ah! Eu não vou ler a resenha porque ainda não pude ler Cidade dos Ossos, mas já tenho ele em mãos e lerei em breve, aí quem sabe não volta aqui para ler a resenha do 2º livro ;p

    Beijoos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Te indiquei para um desafio lá no meu blog
    http://imodelblog.blogspot.com/2011/07/o-desafio-das-10-imagens.html

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!!
    Eu não me empolguei muito com Cidade dos Ossos, mas quero saber como a história vai terminar! Por isso também quero ler esse livro =)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Haha, ainda não conhecia a série mas fiquei super curiosa..

    Vou procurar Cidade dos Ossos e começar a leitura dos livros ^^'

    bjs!

    mari m.
    www.bellanefertiti.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo essa série!!! Muitoo boa!! Infelizmente como li há algum tempo atrás em ebook ainda, não fi a resenha, mas pretendo lê-los novamente para isso... Sua resenha ficou ótima e adorei as quotes que escolheu!!

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. nossa que tenso esse livro, mais parece ser interessante. mais o nome nao me atraiu muito.. ^^

    ResponderExcluir
  7. Ah,esse livro está dando o quê falar entre o povo né? Eu queria taaaanto poder ler e ver se é tudo isso mesmo que falam (:


    Lindo seu blog *___*
    Resenhas muuuuuito bem!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca havia ouvido falar desse livro mas confesso que agora fiquei com muita vontade de ler. Vou procurar em alguma livraria aqui na cidade com certeza!
    Boa dica.

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. uii que tenso..
    que bom que o livro fica mais eletrizante que alguns mistérios são resolvidos, li em um blog que a autora deixava muiats coisas soltas no primeiro livro..
    mas enfim..
    tenho vontade de ler a série..quem sabe..em breve.;beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro anterior.
    Mais a sua resenha ficou bem escrita e deu vontade ler ambos os livros :D
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu AMO esta serie, todos os livros ja lançados são ótimos não tem nenhum que não tenha me agradado.
    Jace é um fofo, quero o proximo logo, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu amoo demais essa série, gostei muito dessa resenha também :)

    ResponderExcluir
  13. Gente, eu li Cidade dos Ossos, e tipo não é que viciei na história, mas eu estou curiosíssma para saber o que acontece.

    E não li a resenha, para não ter perigo de ver spoiler e ficar ainda mais doida de curiosidade :D

    Beijão.
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  14. Comecei a ler a resenha, mas ainda não pude terminar, poia como não li o primeiro livro, algumas da informações iriam tirar a emoção de ler o primeiro. Achei melhor não continuar, mas estou doida para ler o primeiro e é claro o segundo também!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. O primeiro livro da safa Os Instrumentos Mortais é muito perfeito, e aposto que o segundo também é. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas estou anciosa. E tenho certeza que até o final do 6º livro ainda vai acontecer muita coisa. Anciosa pra que chegue no Brasil City of Fallen Angels, City of Lost Souls e City of Heavenly Fire. *-*

    ResponderExcluir
  16. Não vejo a hora de lançar logo Cidade de Vidro. Estou viciada na série! Acho que ela tem a melhor capa do mundo e a escrita da autora é fantástica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nossa parece ser ótimo!!!
    Não li ainda Cidade de Ossos, mas dizem que a Cassandra escreve muito bem, e que a história é bem envolvente!
    To adorando as promo do seu blog!
    Alias ele é lindo, muito aconchegante!
    ;*

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler Cidade dos Ossos e finalmente pude ler sua resenha. Estou completamente chocada e arrasada, tomara que nos proximos livros a Cassandra consiga curar meu coraçao deprimido hahaha
    Achei que o burburinho ao redor de Jace foi muito exagerado, todo mundo dizendo que era o novo amor de várias leitoras. Achei ele engraçado sim, mas também achei que ele não sabe falar sério, leva tudo pro sarcasmo. Vou continuar a ler a série, quem sabe nao me apaixono por ele nos próximos livros...
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Adorei o primeiro livro dessa serie, e adorei a resenha desse livro, não vejo a hora de poder ler ele.

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo