CONHECENDO SÉRIES: "Game of thrones"

Nova coluna no Mundo Platônico, as melhores séries onde vocês encontrara o enredo, curiosidades, fotos e etc, das melhores séries atuais, baseadas em livros, ou não. E para começar com chave de ouro, vamos falar da série que está batendo recordes de audiência nos EUA e que possui uma das histórias mais bem escritas da atualidade, "Game of thrones - Saga de gelo e fogo", de George R.R. Conheçam um pouco mais e, leiam minha opinião sobre a série abaixo.



"Game of thrones", a nova série da HBO, traz lutas pelo poder, disputas familiares, rivalidade entre irmãos, sexo e homens selvagens montados em cavalos, além de duelos de espadas e poderes sobrenaturais. O programa é bem diferente dos dramas que estamos acostumados a ver na televisão. Trata-se de uma aventura fantástica, mas não é a típica história de fantasia. Realista e explícita, foi descrita por muitos - inclusive pelo autor, George R.R. Martin - como "a história de fantasia para quem não gosta de fantasia".
É como o "senhor dos anéis" para adultos - disse Mark Addy, que interpreta o rei Robert Baratheon, governante dos sete reinos de Westeros. A  série é uma adaptação dos livros "Saga de gelo e fogo", de George R.R. Martin. Ela apresenta a sangrenta luta pelo controle de Westeros, uma terra hostil onde as estações de verão e inverno duram décadas. Os inúmeros fãs dos livros demonstraram grande expectativa pela série na internet, mas a HBO também espera atrair uma nova audiência que não esteja interessada apenas em histórias de espadas e cavaleiros.
A série, dividida em 10 episódios, os primeiros capítulos tratam da relação entre o rei Robert e seu amigo Lorde Eddard "Ned" Stark (Sean Bean), que é retirado da sua tranquilidade no Norte para se converter na "Mão do Rei", o principal conselheiro do monarca, na capital Porto Real. Como em todo bom reino, existem conspiradores, nesse caso a rainha Cersei e seu irmão gêmeo, Jaime Lannister.
A imensa história de Martin traz ainda um herdeiro do rei deposto que busca um exército para reclamar seu trono perdido e uma ordem de cavaleiros vestidos de preto que vivem numa enorme muralha de gelo para proteger o reino contra guerreiros nórdicos bárbaros.
Addy, que já interpretou um operário que trabalha como stripper em "Tudo ou nada" e o frei Tuck em "Robin Hood", faz o papel de um bom homem com a vida degradada, uma espécie de Ricardo Coração de Leão Leão misturado com Henrique VIII.
Ele percebe tarde demais que está rodeado de inimigos e que Ned é a única pessoa na qual pode confiar - diz Addy - Mas ele também sabe que ao transformá-lo em "Mão do Rei" está colocando o amigo em perigo. É uma decisão difícil para Robert, mas ele não tem escolha.
Os fãs de "Guerra dos tronos" amam o livro por sua complexidade, ritmo e nível de realismo pouco comum no gênero fantástico. A série tenta manter essas características. A HBO, que investiu cerca de US$ 60 milhões na primeira temporada, está apostando alto na produção.

Os livros:

Os livros começaram a ser publicados nos EUA na década de 1990 e por lá são um sucesso estrondoso. Nada que se compare com a visibilidade de uma série de TV - ainda mais com todo o investimento que a HBO está fazendo em divulgação. Aqui no Brasil, os dois primeiros - "A guerra dos tronos" e "A fúria dos reis" - já estão nas lojas. A proximidade da estreia da série aumentou também a expectativa em relação ao quinto livro, "A dance with dragons", com lançamento marcado para julho deste ano, após cinco anos de espera angustiante para os fãs. Leia mais sobre o assunto aqui.
  • A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo #1
  • A Fúria dos Reis - As Crônicas de Gelo e Fogo #2
  • A Tormenta de Espadas - As Crônicas de Gelo e Fogo #3

Minhas considerações finais:

A série é viciante, e apesar dos episódios terem uma hora de duração, sempre terminamos com vontade de ver mais, a história é complexa e tem muuuito conteúdo. Ainda não li os livros, mas de acordo com amigos meus que já leram os livros e estão assistindo a série, o roteiro é muito fiel ao livro. Os livros têm muita história, a sinopse do primeiro livro só comenta a trama do Ned Stark , mas ele é um dos muitos personagens da série, cada vez mais pessoas vão entrando na trama, e a cada episódio a tensão aumenta, o clima de guerra e de morte sempre estão no ar, afinal o inverno está chegando, um inverno que durará décadas, e criaturas terríveis e milenares chegam junto com ele. Estou no 8º ep. da série mas já estou torcendo pelo clã dos Stark e pela rainha Khaleesi, que apesar de não ser citada na sinopse, tem grande importância na série e é uma das minhas personagens preferidas! Mas não se enganem, não há lado bom ou ruim, personagens bons ou ruins, e sim um jogo de interesses pelo poder de comandar os sete reinos, que todos - ounão - querem ter.

8 comentários:

  1. Essa série é excelente, os livros são enormes, as letras bem pequenas, mas o leitor quase não percebe, a leitura flui com uma facilidade impressionante. Já li o primeiro e até agora é o melhor livro que li em 2011, comprei o 2º e estou ansioso para ler.
    Quanto a serie já vi os primeiros episódios e da para perceber que a série está bem fiel aos livros, com pequenas alterações, espero que continue assim.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  2. Aaah preciso ler esse livro *-*
    Quanto a série vou baixar agora msm u_ú HAOSHOAPSHOSIH'

    ResponderExcluir
  3. Me pareceu bem interessante tanto a série indicada, quanto a nova coluna do blog.
    Eu não curto muito séries/livros "sangrentos" e gosto de fantasia, mais este me pareceu bem interessante, me deu vontade de ler/ve hihii
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. se deixa eu passo o dia assistido :]

    gostei bastante do teu blog , beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo me prender à séries porque me esqueço sempre de assistir 'o próximo capítulo' e acabo me perdendo.

    Mas li excelentes críticas sobre essa e fiquei com vontade de assistir. Tua resenha me despertou ainda maior curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. O meu livro desta série está só esperando para ser lido! Parece muito bom, nossa quando fiquei sabendo da série *-* Mal posso esperar para ler e assistir, tenho certeza que é ótimo *o*:*

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Gabi que novidade bacana.
    Não conhecia o livro nem a série e fiquei SUPER interessada.
    adorei a nova coluna e acho que será um sucesso, afinal já começou com chave de ouro.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu texto Gabi!
    Legal que vc tá gostando...
    Recomenda o blog parceiro aí ^^

    http://gameofthronesbr.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo