#Resenha Um Amor Para Recordar

 

  • Título: Um Amor Para Recordar (A Walk To Remember)
  • Autor: Nicholas Sparks
  • Editora: Novo Conceito
  • Páginas: 184 páginas
  • Conceito:
  • .

Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Um amor para recordar sempre foi um dos meus filmes preferidos, e quando soube que o livro foi escrito por um dos meus escritores preferidos, Nicholas Sparks, fiquei super ansiosa para ler! Recebi o livro em um kit super lindo da editora Novo Conceito, e logo passei ele na frente de todos os livros da minha fila de leitura!

“Esta é minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei. "

E é claro que não me arrependi de ter lido o livro logo, eu já sabia o que esperar da história, mas realmente me surpreendi! Não esperava que o filme tivesse mudado tanto a história, não que depois de ter lido o livro eu não goste mais do filme, o filme também é muito bom, mas basicamente eles só pegaram os nomes dos personagens e a ideia principal da história, porque todos os acontecimento são bem diferentes do livro para o filme.

Landon Carter é o protagonista e narrador da história, um adolescente normal, que se importa com que os seus amigos vão pensar e gosta de fazer o tipo rebelde, mas nem tão rebelde assim. Foi muito fácil para mim entender suas atitudes, mesmo quando no começo elas não eram tão legais, afinal ele era um adolescente, e como os outros não entendia as atitudes de Jamie Sullivan.

A Jamie realmente é uma personagem difícil de entender, e no final das contas ela acaba nos passando uma lição muito grande. No começo achava que ela era uma fanática por igreja, que sempre andava com as mesmas roupas e praticava boas ações, mas ela é muito mais do que isso, como todos somos muito mais do que os outros pensam. Sim isso é muito estranho para uma adolescente de 17 anos, mas Jamie é  diferente, e com certeza não é nada parecida com as outras garotas da sua idade.

Chegando perto do Baile da escola Landon se vê sem opções, sem opções mesmo, e acaba convidando Jamie para ir ao baile com ele, e ela aceitou, mal sabia Landon que sua vida começava a tomar um rumo completamente inesperado a partir daquele dia.

Nicholas Sparks é sempre Nicholas Sparks, não é mesmo? Os romances deles nos envolvem e os personagens são muito marcantes, e apesar de eu ter estranhado a narrativa no começo, afinal Um Amor Para Recordar (A Walk To Remember) foi um dos primeiros livros que ele escreveu, a história não me decepcionou, gosto muito de ler esse desenvolvimento envolvendo problemas familiares, tramas inesperadas e o surgimentos de novas paixões, como o Nicholas escreve.

Um Amor Para Recordar é um romance clássico, que te deixa um sorriso bobo nos lábios e os olhos marejados (sim eu chorei, mais uma vez! rs), e quando viramos a última página fica aquele friozinho na barriga que o final poderia ter sido diferente, mas ele é especial do jeito que é.  Livro indicadíssimo, com uma história e personagens simples, mas que nos ensinam muito!

" Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem...
Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço.
Esta é minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei. "

O filme “A Walk To Remember”

Como já disse, o livro é muuuito diferente do filme, mas os dois são especiais para mim, e gosto muito dos atores que interpretaram a Jamie e o Landon! Então quem leu o livro não deixe de ver o filme, e para aqueles que assistiram o filme e ainda não leram o livro, vocês não sabem o que está perdendo!!

29 comentários:

  1. Eu gostei mais do filme do que do livro, mas ainda assim, continua ser o meu preferido! Não tem como não amar Um amor para recordar. Impossível!

    xx carol

    ResponderExcluir
  2. AI, eu não sabia que o livro é diferente, eu fiquei louca pra ler. Sou suuuuuuuuper apaixonada pelo filme, amo com todas as cores, letras, canções, tudo!

    Ai... to torcendo com tudo para ganhar este kit! Que mais u faço pra ter mais chances???

    Ps. Já sigo o blog!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a ler agora e sei q vou chorar...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que legal, adorei o filme e o livro deve ser uma delícia de leitura, muito legal você ter postado sobre ele.

    Beijos

    http://azizefashion.blogspot.com/
    .
    @AzizeFashion - http://twitter.com/AzizeFashion
    .
    @SamantaAzize - http://twitter.com/SamantaAzize
    .
    http://www.facebook.com/pages/AZIZE-FASHION/133491186723572

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma curiosidade imensa em ler o livro, pois toda vez que olho o filme eu choro demais. É uma história maravilhosa. Saudades daqui Gabis :/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo tudo. O filme o livro, acho tudo demais. Mas realmente existe muita mudança. Acho o filme mais romantico.
    Mas amo os dois igualmente.

    Beijocas
    Vivi
    FL&S www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir
  7. Super curiosa pra ler esse livro! *-* Só vi o filme que é PERFEITO!!!!
    O livro deve ser lindo também! Espero poder ler em breve! ;)

    Beijos flor.
    Amanda.
    Lendo&Comentando
    http://lendoecomentando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa Gabi, eu não sabia que há tanta diferença assim entre o filme e o livro. Adorei a sua resenha! Talvez um dia eu o leia... Agora preciso diminuir a fila que tenho aqui em casa. Ai ai ai
    Bjooo! :)

    ResponderExcluir
  9. Acredito que esse filme está na lista de prediletos da maioria das pessoas que conheço! Ele realmente é contagiante. Começa de um jeito e termina de outro completamente diferente do que poderíamos imaginar! Lindo! E o que fica é que na vida nem tudo é o que realmente parece e que temos muito pouco tempo pra tudo que queríamos ter, ver ou ser! E que devemos realmente aproveitar o máximo de tudo que ela nos proporciona!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Sério que é tão bom quanto o filme? Ain, to super ansiosa pra ler esse livro, parece ser muito bom. Já vi várias vezes o filme e sempre choro, então eu provavelmente vou no chorar no livro como você UASHAUHS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Sou daquelas que prefere ler primeiro para depois ver o filme -o que não aconteceu com HP-, mais eu prefiro livros e nunca vi o filme. Achei sua sinopse bem interessante e pretendo baixar o filme, deve ser bom...e também quero ler o livro,parabens pelo blog e pelo post.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Esse filme é muiito lindo, sim :)
    Fico imaginando a livro deve ser melhor ainda.
    AAAAH, eu quero *-*

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, Gabi!
    Acredita que nunca vi o filme? haha
    Sempre ouço muita gente elogiar esse livro, deve ser ótimo mesmo! ^^
    Pena que o meu se perdeu nos correios e acabou voltando pra editora. =/
    Mas assim que chegar, vou passar na frente da fila de leitura. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. O Nicholas é incrível!!! É até difícil escolher um livro preferido...

    ResponderExcluir
  15. resenha lidna Gabi.
    Nicholas é incrível mesmo.
    Apesar de muitos dizerem que seus livros são cheios de clichês e são 'mamão com açucar' eu adoro o jeito que ele escreve e como consegue passar por cima disso tudo e nos envolver com suas histórias.
    um amor para recordar chegue logo em minhas mãos. quero lê-lo. *__*

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse livro... N consigo decidir se gostei mais dele ou do filme, hehehe

    beijos

    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  17. Ahhh....o filme desse livro é tão #mimimi...

    Y.Y N dá p lembrar dele sem ficar com os olhos marejados....e lembrar da performance emocionante da Mandy cantando "Only Hope"...aiaiai..

    Vou ler o livro, claro!Espero ganhar a promoção pra isso! HAHAHA

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. *----*
    amo o filme, acho que quando ler o livro vou chorar mesmo ja tendo ideia da história, só acho extranho terem demorado tanto tempo pra lançarem em livro aqui no Brasil nê?! Bem que se não me engano ja haviam lançado mas com outro nome, ha anos atras!

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro,mas já vi o filme. Como sei que o livro é do Nicolas Sparks, deve ser tão ou mais lindo do que o filme. É uma grande e linda história de amor, que mostra que o que é verdadeiro a morte não destrói.

    Parabéns pela resenha!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  20. Gabi, eu assisti o filme esse ano. É, realmente, muito bom e nos trás uma lição daquelas. Mas, como sempre, filmes e livros diferem demais. Portanto, quero muito ler o livro, até porque é do Sparks, um escritor danado de bom :D

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  21. O filme é lindo, principalmente pelas canções e eu adoraria ler o livro, que também deve ser.

    ResponderExcluir
  22. Se tem uma coisa que eu já aprendi lendo livros&Adaptações é que nem sempre os livros são como os filmes. Sempre tem aquele detalhezinho que esperamos que esteja no filme... E acaba não indo. Eu AMEI sua resenha e fiquei com muuiita vontade de ler o livro. ♥

    ResponderExcluir
  23. Tô louca pra ler, adorei o filme imagine o livro! Sempre o livro é melhor e acho que esse não vai ser diferente. Nicholas Sparks arrasa! ahsuaha

    ResponderExcluir
  24. As opiniões são divergentes sobre qual é melhor, pois o filme é realmente muito bom. Mas eu também gostei do livro, bastante. Certamente não sei qual dos dois é melhor, mas enfim.
    Adoro Nicholas Sparks, conheci ele através desse livro e estou louca pra tÊ-lo na minha coleção, quem sabe eu não ganhe sua promoção? rs, beijos!!
    ótima resenha

    ResponderExcluir
  25. Amo demais esse filme e, com certeza, tambem vou amar o livro... Amo o Nicholas...
    Ah, minhas colegas tambem falaram que é super diferente do filme... Mas não importa, é lindo...

    ResponderExcluir
  26. Já assisti o filme,mas dizem que é muito diferente do livro.

    ResponderExcluir
  27. nossa esse livro parece ser otimo pelo texto o filme me emocionou ja vc agora etá me fazendo ter q ler o livro mt bom

    ResponderExcluir
  28. Adoro os livros do Nicholas Sparks
    Se o livro for tão bom quanto o filme vou chorar litros

    ResponderExcluir
  29. Nunca li esse livro, mas tenho muita vontade de ler, todo mundo diz que ele é lindo, e pelos comentários, é mesmo. Parabéns pela resenha '-'

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo