#Resenha “A Garota da Capa Vermelha“ Por Maíra Kerstenetzky

 

  • Título: A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood)
  • Autores: David Johnson e Sarah Blakey-cartwright
  • Editora: ID
  • Páginas: 364
  • ISBN: 9788516070052

O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Padre Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.

Quem nunca escutou a história de Chapeuzinho Vermelho antes de dormir? Pois bem, "A Garota da Capa Vermelha" é uma versão moderna e mais sombria deste conto.

Eu estava passeando em Lisboa/Portugal quando vi o poster do filme, fiquei louca para vê-lo! E imaginei se teria um livro, já que a maioria dos filmes hoje em dia é baseada em livros. Minha irmã me disse que tinha e fiquei esperando voltar ao Brasil pra comprar. Mas para a minha surpresa, antes de embarcar e encontrei o livro (que tem um título diferente, “A Rapariga do Capuz Vermelho”) lá no aeroporto e comprei, li em dois dias! MAS não tinha reparado que NÃO HÁ O ÚLTIMO CAPÍTULO e tive que esperar para a estréia do filme! Só posso adiantar para vocês que o fim é realmente inesperado.

A história gira, resumidamente, em torno do triângulo amoro entre Valeria, Henry Lazar (o ferreiro) e Peter (o lenhador) e no mistério "quem será o lobo mau?" .

Tudo começa quando Valerie, ainda criança, em uma "noite do Lobo", ao tentar salvar sua cabra, dada como oferenda ao Lobo, o encontra e fica marcada para o resto da vida por este acontecimento.

Anos se passam. Para a sua surpresa, em um dia como outro qualquer, ela encontra nada mais, nada menos que Peter, seu melhor amigo e amor desde a infância que havia retornado a aldeia depois de longos anos. Naquele mesmo dia, haveria um acampamento, para o qual Valerie, sua irmã Lucie, e três amigas combinaram de ir. Ela, claro, aproveita e chama Peter e os dois combinam de se encontrarem. No entanto, após vários acontecimentos, não se encontram e, o que era para ser uma festa, transforma-se em tragédia, pois, no dia seguinte, uma garota é encontrada morte: Lucie, sua irmã mais velha.

E no meio dessa enorme tragédia, Valerie ainda descobre que está noiva de Henry, o cara mais desejado do vilarejo. O que, logicamente, a impede de ter qualquer relacionamento com Peter, o amor da sua vida.

Com o novo ataque, após 20 anos de relativa trégua, a aldeia recruta, Padre Solomon, um especialista em caçar criaturas mágicas, para ajudar na caça ao Lobo, mas ele traz consigo uma notícia alarmante "O Lobo vive bem aqui, nesta aldeia, entre vocês."

Agora, além da tristeza profunda que consome Valerie por causa da morte da sua irmã mais velha, Lucie e de toda a confusão amorosa que Valerie vive, ela ainda passa a desconfiar de todos ao seu redor, sua avó, sua mãe, Henry e, é claro, do seu amor, Peter.

Ao contrário do que todos possam imaginar, o filme não foi adaptado de um livro e sim, ao contrário. O que pode parecer mais legal. Mas eu não achei. Do mesmo jeito, encontrei vários defeitos, inclusive com a falta de alguns acontecimentos que são narrados no livro e de diferenças cronológicas. Mas, eu gostei bastante de ler o livro e gostei mais ainda do filme. Aos despreparados, aconselho ler o livro primeiro, porque se lê-lo depois, fica sem graça, visto o final está apenas no filme e não no livro! (Agora, publicaram no site, o último capítulo!)

O livro tem uma leitura fácil, simples e agradável, mas falta aquele "algo mais". Não sei, talvez pelo fato dos personagens não serem muito aprofundados. Mas vale a pena, é um bom divertimento.

Maíra Kerstenetzky - Leitora do Mundo Platônico
twitter: @mairasmk
blog: http://amarasolta.blogspot.com

O filme:

A Garota da Capa Vermelha traz Leonardo Di Caprio como um dos produtores executivos, numa trama guiada por Catherine Hardwicke, responsável por assinar a direção de Crepúsculo e a história do livro é de autoria de David Johnson e Sarah Blakey-cartwright, da editora ID. O filme tem no elenco artistas renomados como Amanda Seyfred, Gary Oldman, Julie Christie. E, para as meninas, os lindos Max Irons e Shiloh Fernandez, como Henry Lazar e Peter, respectivamente.

Pessoal, aqui está o site oficial: http://www.editoraid.com.br/agarotadacapavermelha. E o filme estreou dia 22 de abril. E para os que não tiverem paciência de esperar, corram nos cinemas mais próximos! ;D

13 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler A Garota da Capa Vermelha e assistir o filme também! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Minha curiosidade para ler este livro é imeeeeeeeeeeeensa, quero muito comprar, estou esperando juntar mais uns R$ pra comprar vários juntos. *-* Estou com minha estante pobrinha :/ hehe

    Enfim, mais uma resenha maravilhosa que só me fez ter mais vontade de ler. :D

    beijãooo Gabi. ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a combinação de livro + filme, achei uma abordagem inovadora e de sucesso.
    Então vc já leu amore? Não aguentou a ansiedade né rsss

    Beijocas

    Vivi
    Filmes, livros & séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir
  4. Naum tenho vontade de ler naum...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eu li e assisti ao filme. Tem horas que eu acho que gosto mais do filme, tem horas que eu gosto mais do livro, rs. Mas como em toda adaptação sempre falta algo. Mas acho que vale a pena ler sim! *_*

    Gabi e demais leitores, espero que tenham gostado da resenha! ;D

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!! Como vc está?
    Esse livro não me atrai... acho que só vou assistir ao filme.
    Putz, vc revelou o fim de Calafrio... ainda não li o livro e no post anterior vc colocou o fim. :( Seria bom colocares que tem spoiler para quem ainda não leu Calafrio não ter uma surpresa dessas como eu tive... :/
    Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Agora que vi que vc colocou... mas ficou tão escondido no cinza que eu não vi. Buaaa!
    Bom, pelo menos sei que o final é feliz. Pior seria se fosse ao contrário... hehe
    Agora sim fuiii!
    Faz tanto tempo que não passo por aqui que não me dá vontade de sair.

    ResponderExcluir
  8. ótima ótima resenha
    Parabéns e bem vinda \o/
    estou querendo muitoooooo mais muitooo mesmo ler este livro e correr logo em seguida para assistir ao filme \o/
    dizem que o livro não é bom, e que o filme é surpreendente.
    e eu aqui super ansiosa

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler este livro, muito boa a resenha!

    lireliegostei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Maíra não decepcionaria. Ótima resenha...
    Já ouvi comentários positivos sobre o livro, mas não souberam me explicar o final, só me falaram que não tinha fim e talvez existisse uma continuação... Agora entendi.
    Fiquei curioso e certamente vou comprar o livro e depois assistir ao filme.

    Parabéns, Maíra!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti o filme e gostei muito, eu adoraria ler o livro. Ótima resenha, Maíra!

    ResponderExcluir
  12. Gente que história maraaa
    Tanto do livro como do filme
    Não consegui descobrir quem era o lobo...

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, achei super interessante e meio misterioso. Agora quero ler! ><

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo