#Resenha “Água para elefantes”

 

  • Título: Água para Elefantes
  • Autora: Sara Gruen
  • Editora: Sextante
  • Páginas: 272
  • ISBN: 9788599296158
  • Conceito:  
  • *AVISO: Quem comentar nessa resenha antes de uma futura promoção terá mais pontos*

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Acabei de ler esse livro a pouco tempo e ainda estou sem palavras. Claro que eu já imagina que ia ser bom, mas me surpreendi com o tanto que eu gostei! Não estou acostumada a ler esse tipo de livro, e fiquei encantada com a narrativa da Sara, com os detalhes sobre os bastidores do circo… é tudo muito real, na verdade li como se o próprio Jacob fosse real e tivesse contando essa história depois de muitos anos.

“Não falo muito sobre esses dias, nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Eu sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei. – pelo resto da sua vida e depois. Em 70 anos nunca o revelei a ninguém.”

Os primeiros capítulos do livro são tristes e um tanto confusos, pois Jacob acabou de perder seus pais repentinamente, mas logo ele vai se adaptando ao circo e as coisas vão ficando mais claras. O livro retrata uma época, no meio da crise de 29 ter um emprego, mesmo que um péssimo emprego era muita sorte. Acredito que um dos detalhes que deixa esse livro tão especial é a época, pois a história não seria tão legal e o circo não viajasse de trem, são os pequenos detalhes que deixam tudo mais emocionante.

A hierarquia no circo é muito grande, os trabalhados viviam completamente separados dos artistas, as condições de vida dos trabalhadores eram péssimas, eles raramente recebiam salario e ainda eram humilhados, mas como já disse, para aquela época era bem melhor do que estar desempregado.

Jacob vira o veterinário do circo  dos Irmãos Benzini, e através dele vemos o outro lado do show, os bastidores, onde animais são maltratados e quase morrem de sede para valerem menos. Nessa história, sofri mais pelos maltrato que os animais sofriam, do que pelas pessoas. Vamos descobrindo aos poucos como que os esquemas do tio Al, o administrador do circo, eram podres e desumanos.

Os personagens são muito reais, Marlena se mostra como uma mulher frágil, mas ela é muito forte, e admirei sua coragem. August me deixou confusa desde o começo, suas rápidas mudanças de humor me assustavam, uma hora encantador, no instante seguinte cruel.

“Eu o odeio. Eu o odeio por ele ser tão bruto. Odeio estar submisso a ele. Odeio estar apaixonado por sua mulher e sentir algo muito parecido com isso pela elefanta. E, acima de tudo, odeio ter decepcionado as duas. Não sei se Rosie é inteligente o suficiente para me relacionar ao castigo que recebeu e me pergunto por que não fiz nada para impedi-lo, mas estou relacionado e não fiz nada.”

Gostei do Jacob, e conseguia imaginá-lo como o Robert Pattinson, em alguns momentos da trama sofremos com ele e  outros, queríamos estar no seu lugar para ver todas as coisas ao vivo  e sentir a adrenalina de algumas cenas! Mas apesar de tudo me encantei mais com o Jacob de 93 anos, que vive na casa de repouso.

O livro é narrado momentos pelo Jacob de 23 anos vivendo no circo, e em outros momentos pelo Jacob de 93 anos vivendo a casa de repouso, um velho um tanto rabugento e mal compreendido, mas para mim os momentos mais emocionantes e engraçados do livro  são em sua velhice, essas partes também nos fazem acordar e perceber tudo que os idosos passam, depois de lutar tanto na sua juventude, depois de perder sua amada esposa, é deixado para os cuidados de estranhos. O livro é muito bom, não sei se gostava mais das partes no circo, ou na casa de repouso, ambas são ótimas de ler!

E é claro que eu não podia esquecer de falar da estrela – ou não – do circo, a elefanta Rosie, me encantei e sofri muito com ela, toda vez que o August, chefe do setor dos animais e marido de Marlena, chegava perto de Rosie, eu já ficava tensa, e no final posso dizer que esse livro foi dedicado a ela.

Ri muito e me sensibilizei com o velho Jacob Jankowski, uma das partes que mais gostei é quando ele briga com um velho advogado que mora na casa de repouso, que dizia levar água a elefantes quando era mais jovem.

“Há décadas ouço velhos gagás como você dizerem que levavam água para os elefantes e estou dizendo agora que isso nunca aconteceu…  Hum… levava água para os elefantes, não é mesmo?! Vocês têm idéia da quantidade de água que um elefante bebe?”

Me apaixonei por essa história e apesar de já imaginar o final, não posso deixar de dizer que ele foi surpreendente!

A última parte da sinopse do livro diz : "Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.” E resumindo é tudo isso que eu penso sobre este livro.

O filme: “Água para elefantes”

Gostei muito da escolha dos atores, já disse que penso no Jacob novo como o Robert Pattinson. August parece que vai ser super bem interpretado pelo premiado ator Christoph Waltz. Agora sobre Marlena que será interpretado pela atriz Reese Witherspoon, tenho minhas dúvidas, mas e ver pra conferir! Espero pode ver o filme logo depois da estreia no dia 29! Espero que a magia e realidade do livro não se percam no filme!

29 comentários:

  1. Ah que graça, quero ler!!! =)

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa Gabi, eu estava mega curiosa pra ler uma resenha desse livro. Acabei babando aqui. :D Quero muito ler, na verdade tuas resenhas me faz ter vontade de ler todos. hehe

    Beijos beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. o livro me chamou a atenção e o filme tbm, espero q ambos sejam lgais^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. Amei esta resenha. Sem puxa saco.
    Eu visito muitos blogs literários e posso afirmar que muitas vezes a galera se perde nas resenhas. Não faz o resumo da história e não faz sua crítica ao livro.
    Já você seu o resumo da história e faz sua crítica sem deixar escapar nada e sem revelar o desfecho do livro. Eu realmente quero muito ler este livro porque tenho visto críticas super positivas com relação a ele e, claro, eu também quero conferi.
    \o
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Não dava muito por esse livro não, mas agora fiquei louca pra ler!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi, nossa fiquei feliz por você ter me avisado da sua resenha no skoob! Estou louca pra ler este livro, agora que li sua resenha fiquei muito mais afim de ler ! .-. Vc escreve muito bem, meus parabéns! Estou louca para ler o Jacob como um velho rabugento... kkkkk
    Bjinhus ;** visita o meu site se possivel! (site que faco parte na vdd)
    www.up-brasil.com

    ResponderExcluir
  7. Quero saber como é o livro mas,tipo tem spoiller? pq né rsrs' responde como comentário no meu pf?

    Bruno herbert.'
    www.vivendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por me avisar sobre o livro no skoob, sempre participo de sorteios quando os livros me interessam, e esse nem preciso falar né? Sua resenha ficou ótima, já havia lido uma resenha em que não senti vontade nenhuma em ter este livro, até havia descartado a ideia de ler ele. Li mais umas 2 resenhas e a vontade surgiu, assim como o resultado da sua, que acrescentou ainda mais pontos para que eu queira muito. Parabéns pelo blog e pela resenha :)

    ResponderExcluir
  9. Tô com bastante vontade de ler esse livro também. Do jeito que vc fala na resenha parece ser um daqueles livros que vc termina e diz "Tenho que fazer todo mundo ler esse livro!" aushuashuash'

    ResponderExcluir
  10. Eu me lembro que quando vi esse livro na livraria ainda nem era essa capa, acho que nem sonhavam em fazer um filme dele... Fiquei suuuper curiosa e desejando comprá-lo, mas estava sem dindin... Acabei voltando depois, e descobrindo que não tinha mais dele... :S No fim, das contas acabei esquecendo do bichinho e não lendo.
    Mas, quero ver se leio antes do filme estrear nos cinemas brasileiros.

    Beijos
    anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Preciso ler o livro, preciso ver o filme e preciso de dinheiro pra comprar o livro IOASSAKAPOSSA
    Adoro o Robert desde Harry Potter e o Cálice de Fogo. Acho que ele é um ótimo ator e tudo o mais.
    Irônico o nome dele nessa história HSUAIUISAHUIA.
    http://prontaparacrescer.co.cc

    ResponderExcluir
  12. eu já estava com vontade de ler o livro, agora então.... adorei a resenha (:

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Gabi! Sua resenha me fez, tipo assim, QUERER O LIVRO PRA JÁ! Meu deus, o livro parece mesmo ser encantador, e eu já vi dezenas de resenhas boas, deve valer muito a pena ser lido. E com esse trailer ainda, nossa! O trailer é emocionante, adorei tudo, sua resenha está maravilhosa! Quero muito ler agora ♥

    Beijos!
    Gi Joris
    http://ispirazione.org

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Adorei sua resenha ^^ "Água para elefantes" é um livro que eu quero muito ler =)
    Me encanta ler romances diferentes, e esse por se passar num circo, já é bem diferente né?
    Obrigada por ter me convidado a ler sua resenha, gostei muito!
    Beijos, bom final de semana =*

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Agoraa fiquei curiosa pra ler o livro e ainda mais pra assistir o filme, ainda mais com o Robert Pattinson, aiin amo muito ele *-*

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha está muito boa!Não gosto muito de circo muito menos de romance então acho que só vou ver o filme mesmo (minha irmã ta enchendo o saco pra ver rs)

    Bjos
    http://www.imodelblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Deve ser o máximo o livro, pelo seu resumo da pra imaginar. Quero ler USHUHUASHUSAUH
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Nossa Gabi, adorei muito sua resenha!!! Tem um bom resumo e uma boa crítica, na medida certa, sem revelar nada de crucial para que possamos ficar com vontade de ler! Uma amiga me emprestou o livro, e eu acabei de começar a ele, e por conta da facul fiquei enrolando um pouco, mas vou tratar de arranjar um tempo e terminá-lo logo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Estou loooouca pra ler esse livro!
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Muito boa. :)

    ResponderExcluir
  21. Me emocionei só de ler a resenha! *_*

    ResponderExcluir
  22. Lindo livro e lindo filme

    Sou dona do http://verdorinvisivel.blogspot.com/ e do http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Nossa que resenha mais linda, me deixa até empolgada, eu não fui ver o filme porque não tinha lido, ai acabei ficando sem ver.
    Acho a capa muito linda, esta na minha lista de quero urgente rs, beijos.

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não assisti o filme, mas estou louca para ler o livro!!!
    Parabéns pela resenha!
    Achei-a muito bem escrita e organizada!
    Me deixou até morrendo de vontade de ler o livro Água para Elefantes! *-*

    ResponderExcluir
  25. Nossa, eu quero muito ler esse livro ! parace ser bem legal !

    ResponderExcluir
  26. Fiquei interessada pelo livro quando vi a reportagem na televisão sobre o filme, então como, geralmente, o livro é melhor, resolvi baixar da net e ler. E fiquei encantada com a história!! É genial, emocionante, com muito amor e uma pitada de humor que se encaixou perfeitamente com a história. Agora quero o livro!!

    Beijoooossss

    ResponderExcluir
  27. Comprei esse livro e realmente posso dizer que estou louca para lê-lo. Só recebo críticas positivas sobre ele. Acho que não vou me arrepender...

    ResponderExcluir
  28. Nossa sofri junto com o Jacob e a Marlena por causa das crueldades do August
    Tanto com a Rose como com os dois
    Adorei o que aconteceu com o August(como eu sou má...rs)
    Lindooo o filme e o livro
    Me surpreendi, nem queria lê-lo
    Valeu a pena

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo