#Resenha 2012 - Uma aventura no fim do mundo

 

  • Título: 2012 - Uma aventura no fim do mundo
  • Autora: Vanessa Bosso
  • Editora: Novo Século
  • Páginas: 288
  • Conceito: 12

No dia 21 de dezembro de 2012, Liz estará tentando sobreviver ao fim do mundo em um abrigo antiapocalipse. Thiago e seus amigos estarão lutando contra tsunamis e continentes sendo deslocados pela movimentação do eixo terrestre. Enquanto o mundo acaba, extraterrestres vêm em auxílio dos escolhidos para que uma nova era possa ser iniciada.

Demorei muito para escrever essa resenha, mas, cá estou eu pra contar um pouquinho sobre  história do livro “2012” da Vanessa Bosso. Quanto mais chega perto do fatídico ano, mais cresce o número de livros nas prateleiras das livrarias com esse tema, e esse é o primeiro que  leio nesse estilo.

Em uma palavra esse livro é muito informativo, e ele explica certinho por que muitos acreditam que o mundo vai acabar, ou por que muitas catástrofes podem acontecer dia 21 de dezembro de 2012, mas, para saber o por que, vocês vão ter que ler o livro! haha

A história se foca na vida da Liz, uma jovem que após presenciar um cena nada agradável entre o seu namorado e a amiga, decidi sair do país e ir estudar astronomia em Londres. Tudo ocorre bem durante a viagem, logo ela se instala na universidade e encontra uma amiga de infância que também estava estudando fora e, é claro, faz novas amizades. Mas tudo isso dura menos de uma semana,  porque logo começam a ocorrer atentados violentos em Londres e, em vários outros lugares do planeja, uma façanha da facção ‘Os salvadores’, e Liz e as amigas se veem obrigadas a voltar o mais rápido possível para o Brasil.

Mas os atentados não param, alianças são formadas pelo mundo e guerras são anunciadas, uma série e desastres naturais começam a acontecer. É nesse contexto que Liz começa a descobrir coisas estranhas sobre  passado de seu pai, renomado astrônomo que morreu a mais de cinco anos. Seu pai e outras pessoas teriam previsto antecipadamente o fim do mundo? O que os governos querem esconder? Há de fato um toque sobrenatural nessas tragédias?

Um blog sobre o fim do mundo, que começou de uma simples brincadeira de Thiago e seus amigos, torna-se cada vez mais um manual de sobrevivência. Mas será que alguém teria alguma chance de sobreviver ao fim do mundo?

Esse é o contexto do livro 2012, gostei da história, mas, acho que muitas coisas poderiam ter sido mudadas para ela se tornar melhor. A narrativa é perfeita, mas, o toque sobrenatural é muito grande, é como se a história começasse a se perder no meio de tantos devaneios e acontecimentos míticos. A história mexe também, com muitos assuntos religiosos. Sinceramente, não gostei da grande parte sobrenatural do livro, as partes em que os atentados e desastres acontecem, são bem mais emocionantes. Sem falar que,  alguns personagens não têm noção nenhuma, tipo o mundo tá acabando: “Vou ter que deixar meus sapatos em Londres”…

  • Enfim, gostei dos momentos românticos do livro, pra mim foram eles que salvaram o final da historia, então se você gosta livros românticos e de ficção-cientifica, com um grande toque sobrenatural, vai gostar de 2012!

16 comentários:

  1. Naum sei... acho q esse liro naum faz mto meu estilo...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou doida para ler esse livro, gosto desse tipo de filme logo devo gostar do tipo de livro, e a melhor parte é que não é os personagens do filme logo não tem como eu começar a odiar o filme (as vezes desanima quando vou ler o livro de um filme que gostei muito pois quase sempre eu não vejo mais o filme).

    Anyway, gostei da resenha, vou ver se compro esse livro (se bem que a lista está enorme já) se eu já estava com vontade de ler o livro antes, agora com sua resenha eu com certeza vou ler.

    http://semais.webnode.pt/

    ResponderExcluir
  3. O livro não faz meu estilo, prefiro ver filmes assim, mas a resenha ficou muito boa!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,
    Foi você quem fez o projeto "meme meu mês literário"? :3

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha! Já li 2012 Uma Aventura no Fim do Mundo e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!
    Muito boa a resenha!
    Vc mostrou tantos os pontos negativos como, também, os positivos.
    Pois é... ainda não sei se leio ou não leio esse livro.
    Confesso que ando curiosa!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Ual! deve ser o máximo.
    http://garotasnasruas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ual! deve ser o máximo.
    http://garotasnasruas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa Gabi :D

    Adorei seu blog e suas dicas.
    Amei tudo aqui e o lay é demais *-*

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muuito ler esse livro! Adoro esse tema de 2012, fim de mundo, é sempre um grande mistério, e talvez nem livros possam comprovar... Só a gente vivendo pra descobrir mesmo o que vai acontecer né, haha

    xx carol

    ResponderExcluir
  11. Estou louca para ler esse livro. A sua resenha está ótima. Me deu mais vontade de ler.
    Seu blog é ótimo.
    Visite o meu: http://diario-da-leitura.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. bem , eu até poderia ler esse livro , mas tipo , eu tnho um pouquinho de medo de livros sobre apocalipse ! hahah . e por isso qe eu ainda não vi o filme 2012 .hahaha *-*

    ResponderExcluir
  13. não gostei muito da história do livro.
    Acho que quando começa a entrar coisas sobrenaturais demais o livro fica chato.
    -
    ah eu tenho certeza que existem pessoas assim: o mundo tá acabando - ah eu esqueci de pintar minhas unhas.
    uahsuhasuahsuhsusa

    ResponderExcluir
  14. Legal, to louca pra ler esse livro, o meu está a caminho!!

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Bem Gabi, antes de tudo queria me desculpar pela minha ausencia >.< As aulas começaram e ainda nao peguei o ritmo =/

    Enfim, de uma forma geral eu gostei do livro. Admito que ficava meio de cara feia com as partes religiosas e sobrenaturais (e aquela ultima fala entao!) mas a autora tem uma narrativa muito boa e, eu gostei de todos os personagens xD

    Beijooos

    ResponderExcluir
  16. Bem , apesar desses pontos negativos, creio que ele deve ser bem interessante. Não está entre os meus desejados, mas confesso que fiquei um pouco afim de lê-lo. :D

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo