#Resenha “Just listen” - Sarah Dessen

 

  • Título: Just Listen
  • Autora: Sarah Dessen
  • Editora: Farol/DCL
  • Páginas: 308
  • Conceito: 1234 

Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.

Lembram do que eu disse de começar o ano com chave de ouro? Se 2011 continuar assim esse vai ser um ano inesquecível!

  • “(…) Eu estava começando a perceber que não se devia ter medo apenas do desconhecido. As pessoas que mais conhecem você poder ser mais ameaçadoras, pois o que elas dizem e pensam a seu respeito pode não ser apenas assustador, mas também verdadeiro.”

Normalmente eu leio os livros conforme a ordem de chegada na minha estante, mas quando “Just Listen” chegou aqui, a vontade de  fazer ele furar a fila foi irresistível. Nunca tinha escutado nada sobre a autora Sarah Dessen, até que um dia viajando pela blogosfera achei uma campanha que pedia para as editoras trazerem os livros da Sarah para o Brasil, já que os livros dela são muito famosos no exterior. “Justin Listen” foi lançado em dezembro, e comecei o ano novo com ele em minhas mãos, e não me arrependi nem por um segundo de ter feito ele furar a minha fila de leituras!

“Justin Listen” é um livro que te cativa logo nas primeiras páginas, no comecinho achei que ia ser uma história bem teen, mas me enganei, e me surpreendi com a quantidade de assuntos que o livro aborda, como anorexia, problemas familiares… enfim assunto bem pesados sabe? E o livro todo é assim, somos envolvidos por esses problemas e tentamos o mais rapidamente possível saber a solução de algum deles.

A história é narrada por Annabel, uma adolescente que trabalha como modelo, e que muitos vêem como a menina que tem tudo, mas é claro que isso não é verdade. O livro começa com Annabel voltando para escola depois de ter passado um verão completamente isolada, logo que chega à escola encontra Sophie, sua ex-melhor amiga, que recebe Annabel a xingando de vadia, tudo isso porque no último verão Sophie pegou Annabel em uma situação no mínimo embaraçosa com  seu namorado. Logo no começo já percebemos como a autora tem domínio pelo que escreve, ela nos leva do presente a ‘flash backs’da antiga vida de Annabel, quando ela conheceu Sophie, quando Sophie maltratava os outros e ela não falava nada, e vários outros flash backs de momentos tensos de sua família, tudo isso sem nos confundir nem um pouquinho, e com uma escrita simples e nada cansativa.

Fiquei um pouco assustada com a vida da Annabel, ela e sua família viviam literalmente em uma casa de vidro, todos que passavam podiam ver o que eles estavam fazendo, mas é claro que nunca viam a verdade, me assustei também com as atitudes de Annabel, a menina guarda tudo para ela, tudo mesmo, só para não causar problemas e não ver ninguém sofrer, e para qualquer um, principalmente para Annabel essa é uma atitude que a transforma em uma pessoa muito solitária, e ninguém a conhece realmente. Mas quando Owen, estudante da escola de Annabel e DJ da rádio comunitária, entra realmente na história, nos suspiramos, pois realmente a história fica mais leve. Owen é como o oposto de Annabel, ele é super sincero, nunca mente para ver ninguém melhor, e não esconde o que sente também, e Annabel aos poucos vai sendo influencia por ele. Owen é o meu personagem preferido do livro, ele é muito viciado em música e quando ele começa a falar sobre isso não para mais, o que deixa algumas cenas engraçadas.

Mas mesmo com Owen por perto Annabel não consegue se abrir totalmente, muito menos com a sua família e principalmente com a sua mãe, que é muito empolgada pelos trabalhos de modelo da filha, sem saber que ela detesta tudo isso, e ainda por cima tem Sophie sempre por perto para atormentá-la. E é claro tem o segredo de Annabel, a razão da maioria dos seus problemas, e a memória que ela mais tenta esquecer e esconder. Preciso dizer que a história foi angustiante pra mim, eu quis mais do que tudo que Annabel se abrisse com a família de uma vez, mas não, ela não conseguia e isso acabava comigo e com ela também!

Há um romance sutil entre Annabel e Owen, o que era amizade vira amor, mas nada, nada mesmo meloso, é normal eles se gostam e pronto, esse romance com certeza não é o foco do livro, mas eu vejo Owen como a grande salvação de Annabel, porque se não fosse ele e a suas musicas no mínimo inusitadas, nós e nem nenhum dos personagens nunca saberíamos realmente o que acontece com Annabel.

Esse livro é surpreendente, e não, não é um livro só para meninas, aliás, acho que ele deveria ser leitura obrigatória, pois aprendemos muito com ele. Ah! Também não posso deixar de falar que gostei dos personagens, mesmo a mãe de Annabel que eu não simpatizava me surpreendeu, e a Annabel ela é muito doce, e isso para ela acabou sendo um defeito.

Enfim me tornei fã da Sarah Dessen, e já sei que não posso ficar sem ler os outros livros da autora. Acima está à capa original e a brasileira, gosto das duas e acho sim que as duas condizem pelo menos um pouco com a história.

Já sabem né? Eu simplesmente amei esse livro, e recomendo demais a leitura dele! Ele superou as minhas expectativas que eram enormes *-* Não deixem de ler!

“Don’t think or judge. Just listen”

Logo Farol

23 comentários:

  1. ual que perfeito. Adorei a história.
    triste quando uma qualidade tão bonita como a doçura se torna nocivo na vida de uma pessoa.
    adoro livros que trazem diversos assuntos sempre nos ensinam bastante.
    Enfim vou ver se consigo comprar *-*

    ResponderExcluir
  2. Oie Gabriela tudo bom??

    Fiquei muito feliz de vc ter gostado do livro da Sarah. Fiquei feliz tbm em saber que a Campanha que eu fiz (que ainda está rolando lá no Livro... Filme... Música) te motivou a comprar o livro (ou conseguir a parceria com a editora).

    Pude perceber que vc gostou do livro, e eu tbm achei que o Owen salvou a Annabel. Mas achei que além de tudo, fala de se conhecer e de tornar aquilo que agente sente mas não consegue expressar, possivel. Sarah vai sempre mais além do que agente espera.

    Espero que vc não desista e que tbm nos ajude com a Campanha.

    XOXO, da Lisse
    www.livrofilmemusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gaabis!!
    Como vc está?
    Nossa que livro legal! Eu não conhecia essa autora. Vou dar uma espiada lá no Skoob.
    Quando comecei ler a sua resenha pensei a mesma coisa que vc ao iniciar ao livro... xi, mais um livro teen. Mas, ao ler, vi que é muito mais que isso! Agora fiquei doida para lê-lo!!!
    Bjsss, bom início de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Estou passando aqui para avisar que tem selinho para você no Meu Jardim de Livros ;)

    http://meujardimdelivros.blogspot.com/2011/01/novos-selinhos.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa só pela descrição já me deu uma vontade louca de correr para comprar esse livro. Ele com certeza entrou para minha lista de livros que irei ler. beijos

    ResponderExcluir
  6. Gabi, suas resenhas estão a cada a dia melhores O.O Sério, esse post foi ótimo!
    A historia parece ser extremamente interessante e, confesso que pela sinopse parece apenas um livro para meninas e bem light, mas pelo visto eu me enganei completamente.
    Ansiosa pra por as mãos e os olhos nesse livro!


    Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Ei Gabi,

    Nossa amei, fiquei doida pelo livro parece ser tão bom. E será que lançam por aqui?

    bjoo

    ResponderExcluir
  8. Não... primeiramente que eu sou apaixonada pelo titulo deste livro nea !! A capa é um pouco sem Sal .. mais o titulo ! :O OMG!
    Adoorei a resenha.. deve ser uma ótima história mesmo! [aaa] agora eu quero ler ! #CHOREI hehe'
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  9. Super adorei... Vou procurar para ler também! Não sou fã de romance, mas pelo que você falou esse livro vai muito além disso, o que me deixou super curiosa!

    Valeu a dica...

    Beijos
    http://tchutchando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma história incrível mesmo, cheia de surpresas. Acho que já vi o nome dessa autora em algum lugar, mas não lembro, hm. Vai entrar na minha lista de livros para comprar rs. Gosto de vir aqui, sempre tem dicas de livros bem legais. Parabéns :D

    ResponderExcluir
  11. Nossa, deve ser super legal este livro, eu não gosto de ler no computador, mais ler com livro na mão, e otimo, adorei, vou ver se acho aqui na biblioteca rs, duvido mais, adorei mesmo,parabens pelo blog, adorei o designe.
    http://garotasnasruas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. fiquei com vontade de ler, sua descrição é clara.
    Parabéns pelo blog, ele é um incentivo para quem está começando.

    ResponderExcluir
  13. Quando você colocou a sinopse desse livro ano passado aqui no blog eu me interessei de cara :D. E agora mais ainda.
    Adorei a resenha, ficou ótima!
    Eu gosto muito de livros que retratam os problemas reais, acho que já até falei sobre isso aqui. Dá pra gente aprender muita coisa, é como se tivesse um pequeno manual da vida em cada livro. Por isso que quanto mais se lê, mais se conhece sobre a vida.
    Mas voltando ao livro. Gostei pra caramba da Annabel. Pelo que eu vi na resenha, ela é aquele tipo de pessoa única, que prefere sofrer do que ver alguém sofrendo por causa dela. Parece que ela não leva uma vida mto fácil. Tem uma família meio difícil de lidar, fora os problemas na escola...
    Esse foi um dos livros que eu mais gostei dos que você já indicou.
    Parabéns e obrigado pela dica ^^

    ResponderExcluir
  14. Assim que vi a sinopse antes, havia chado o livro interessante e tal, mas não dei muita confiança. Porém, depois de tudo o que você falou, me interesse pra caramba.
    Livros assim que eu gosto. Quando não são de ficção e fantasia, tem que ter uma, ou várias polêmicas...
    Isso é o que deixa a historia emocionante.
    Pooxa, quero ler esse livro também... Vou me organizar aqui e elaborar direitinho minha lista de livros, rs. :D
    Não sei se faria ele furar a fil dos outros se ganhasse ou comprasse, por que tem outros que eu tô muito mesmo a fim de ler, rs. Mas com certeza não seria um dos ultimos...
    Sabe, na verdade eu nem faço idéia do que eu quero ler, do que vou realmente...
    Aparece um livro e eu quero, aí outro e eu quero também, fico até meio doido. Já esqueci dos livros que eu gostei por aí.

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse livro!Já ta na minha lista,bjs.

    ResponderExcluir
  16. Eu conheci a história do livro por aqui, me interessei por ele e agora, após a sua resenha, estou muito empolgada para lê-lo.

    Primeiramente, eu sou muito curiosa para saber qual é o segredo de Annabel e, pelo que você escerevu, acho que ele vai ser bem menos fútil do que eu imaginei que seria.

    parabéns pela resenha, ficou ótima - pena que eu só vi agora porque você publicou quando eu estava viajando ;x

    beijos, beijos
    Mel, Três Lápis

    ResponderExcluir
  17. Adorei as capas, muito lindas.
    A sinopse é bem interessante, e sua resenha está ótima, gostei da parte em que você disse que esse livro não é só para meninas, muito bom!

    ResponderExcluir
  18. ola excelente resenha tambem é um ótimo livro!!

    parabens pelo trabalho (:

    ResponderExcluir
  19. Nossa que resenha boa, depois de ler essas palavras minha vontade é de comprar o livro já, pena que tenho de esperar sobrar um dinehiro. Adorei o modo como descreveu Anabel. Parabéns....beijokas elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha.
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas depois de ler aqui fiquei morrendo de vontade de ler.

    :-)

    ResponderExcluir
  21. adorei o livro , a resenha .
    amei tudo !
    Bjs .

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo