#Resenha “Jogos Vorazes” The Hunger Games #1

 

  • Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games) 
  • Autora: Suzanne Collins
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 397
  • ISBN: 9788579800245
  • Conceito: 1234 

Jogos Vorazes acontece em um período não identificado do futuro, em uma nação conhecida como Panem, isso tudo após a destruição da América do Norte. Panem consiste em um rico distrito, o Capital, e ao redor desse há outros doze distritos mais pobres.
Como castigo por uma rebelião anterior contra o Capitol, a cada ano um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre doze e dezoito anos, são selecionados por sorteio e forçados a participar dos Jogos Vorazes, um evento televisionado onde os participantes, ou “tributos”, devem lutar até a morte em um arena ao ar livre, até que apenas um permaneça. A história segue a vida de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que se voluntaria a jogar o 74º Jogo no lugar de sua irmã mais nova, Prim, quando essa foi escolhida para participar dos Jogos. O rapaz Peeta Mellark também foi escolhido para participar, sendo este do mesmo distrito que Katniss, ele já salvou a vida dela dando o próprio pão, quando a família de Katniss estava passando fome.

Sim, finalmente trago para vocês a resenha de Jogos Vorazes. Aposto que pelo menos 80% de vocês, já leram alguma resenha desse livro, sabem do que ele se trata, e provavelmente já leram alguns elogios, eu pessoalmente li muitas resenhas, e esse foi o livro que mais criei expectativas, e ele conseguiu alcançar todas as essas minhas expectativas! \o/

O livro é narrado pelo ponto de vista de Katniss Everdeen, uma caçadora que vive no 12º distrito, o distrito mais ‘falido’ de toda Panem. Quando criança Katniss perdeu o pai em uma explosão na mina em que ele trabalhava, desde o acidente a mãe de Katniss entrou em depressão profunda, então sobrou para Katniss com apenas 12 anos de idade na época, cuidar de sua irmã mais nova Prim, e ainda sustentar a família, e elas quase morreram de fome. Essas partes em Katniss narra todas as dificuldades que passou e ainda passa, são muito angustiantes, chegou um dia em que ela caiu no chão sem forças de levantar, morrer de fome no 12º distrito não é novidade. Mas graças Peeta Mellark, o filho do padeiro - também criança na época - ter enfrentado a mãe e ter dado um pão a Katniss, ela não morreu e, a partir dai Katniss teve que começar a caçar pra ter o que comer, e se tornou grande amiga de Gale, que também era caçador para sustentar a família.

A vida de katniss é difícil, mas ainda poderia piorar. Todos os anos a capital de Panem sorteia um menino e uma menina de cada distrito, para irem se enfrentar nos Jogos Vorazes, crianças de 12 a 18 anos tinham que se enfrentarem nos mais terríveis territórios, até que apenas um sobrasse.

E é durante um desses sorteios que Prim, irmã de Katniss é escolhida para ir a esse combate mortal, Katniss sem pensar duas vezes tomar o lugar da irmã, e o menino sorteado para ir aos Jogos Vorazes junto com Katniss é Peeta.

Agora Katniss sabe que nunca vai poder agradecer a Peeta por ter salvado sua vida, pois eles vão ter que se enfrentar com as crianças de todos os distritos até a morte, e Katniss prometeu que sobreviveria.

“Todos os seis estão lá, os cinco Carreiristas e Peeta, e meu único consolo é que estão bem arrasados também. Mas ainda assim, vejo as armas. Vejo seus rostos, com dentes à mostra e rosnando para mim, uma vítima certa acima de suas cabeças.”

Com certeza esse foi o melhor livro lançado em 2010! Amei demais essa história, os momentos de luta nos Jogos Vorazes são emocionantes, é impossível interromper a leitura, nos ficamos ligados a história, e é como se estivéssemos mesmo nos Jogos Vorazes.

A narrativa do livro é em primeira pessoa, mas é diferente, nunca tinha lido uma narrativa assim e é ótima, a capa é lindíssima e condiz com a história. Os personagens são cativantes eu temi a cada segundo a morte deles, eles são muito reais sabe? Suzanne Collins está de parabéns! Jogos Vorazes está no topo da minha estante. Indico como leitura obrigatória  para vocês!

 

17 comentários:

  1. Outro livro que estou LOUCA para ler.

    Aahhh, mas ele não irá escapar do meu cartão de crédito do mês que vem... A única pessoal que terá de escapar sou eu... da minha mãe quando ela ver a fatura, uhahuahuahua...

    ÓTIMA resenha, Gabizinha *-*
    Beijoos.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida foi a minha melhor leitura de 2010. Simplesmente amei a Katniss e toda a estória. Totalmente inédita e envolvente, me senti naquela arena olhando para todos os lados...rs

    Quero logo o Catching Fire! Guenta coração...

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  3. Aiiii vontade de me MATAR imensa porque eu ainda não li Jogos Vorazes, por CULPA de algumas coisas, mas enfim...

    Eu preciso muito ler, já que todo mundo diz que foi o melhor lançamento de 2010. E já tem a continuação já já!!

    Beijos
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não li esse livro ainda , mais sua resenha sem duvidas ficou muito boa , o livro deve ser muito bom eu vi algumas resenhas em outros blogs e algumas pessoas criticarão partes das luta , mais so se eu ler pra conferir neh.


    braço Layo Silva

    http://blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tô louca p ler mas ainda naum deu tempo...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. VOOOLTEI O/ Pensou que tinha se livrado de mim? xD

    Ahhh, eu li Jogos Vorazes na praia, e posso dizer que fiquei extremamente angustiada com esse livro >.< Sério, eu nao sabia o que pensar do Peeta no começo mas no fim eu me apaixonei por ele *-*

    Eu amei a Katniis, uma personagem extremamente forte e quente
    (xD) com uma devoçao grandissima com a irma - fiquei super triste quando uma certa competidora morre =/.


    Enfim, nao posso comentar muito sem lançar spoilers, mas posso dizer com certeza que Pegando Fogo é o livro (pelo menos pra mim) mais aguardado de 2011!


    Beeeijooos


    PS: Como sempre, suas resenhas estão ótimas!

    ResponderExcluir
  8. Nossa :D, que show esse livro, hein?
    Me deu vontade de ler também. Não duvido muito que acabe fazendo isto... Todos os livros que ando comprando ultimamente eu me interesse por aqui... hehe.
    Estou lendo Cidade dos Ossos, e já estou esperando outro (esse eu ainda não li a resenha por aqui mas vi uma vez e fiquei com muita vontade de ler - A Batalha do Apocalipse). Enfim, parece bem emocionante a história, gosto disso...
    Amei a resenha! \o/

    ResponderExcluir
  9. Nana - Esse livro é bem carinho, a Rocco pegou um pouco pesado,mas, vale a pena :D

    Line- você precisa ler logo menina *-*

    Deborah- Me senti como você, super triste né? Também ACHO que o Peeta é legaal *-*

    Filipe - você precisa ler esse livro! Em breve vai ter resenha sim de "A batalha do Apocalipse" por aqui ;)


    Muito obrigada pelos comentários pessoal! :D

    Beijos,

    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Uauuu, que legal Gaabis!
    Não vejo a hora de ler esse livro!
    Adorei a sua resenha, me deixou ainda mais doida!!
    Vou recebê-lo através do grupo Livro Viajante lá do Skoob. Enquanto não chega, tenho que ficar chupando o dedo...
    Bjss!

    ResponderExcluir
  11. Podem me matar, mas eu não me interessei pela história, não tenho vontade de ler esse livro, não HAHAHA Talvez com o filme, quem sabe?

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  12. Ei Gabi,

    Este livro é muitoooo bom mesmo ne, até agora não vi ninguem falando que não gostou ou que esperava mais rs. Estou louca para ler o segundo.

    bjoo

    ResponderExcluir
  13. nossa, ótimo esse livro hein?!
    me lembra algum filme do qual eu não lembro o nome 'haha. Tinha essa coisa de lutar entre si até a morte. Mas no filme os lutadores conseguiam sobreviver.. não lembro como, rs. Agora me bateu a curiosidade de saber como termina esse livro *-*
    O que me chamou atenção foi que a história se passa no futuro... e ainda assim ainda não se alcançou a paz. Espero que seja diferente na realidade 'haha.
    Gostei muito da resenha ^^

    ResponderExcluir
  14. já ouvi falar muito bem deste livro, mas se é caro não vou ler por agora. rsrs.
    achei triste os dois terem que lutar entre si, mas isso dá mais expectativa. querer saber quem ganhou, quem perdeu, se teve luta...essas coisa..

    ResponderExcluir
  15. Cara,

    Esse livro parece muuuuuuuuuuuito bom. Tod mundo que leu comenta super bem sobre ele.
    Eu tô louca querendo tbm. Pena que o preço dele ainda é tão salgado.:-(

    ResponderExcluir
  16. Ainda não encontrei uma só pessoa que não goste dessa trilogia.
    Acho que devo ler '-'

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo