Sexta do Leitor #1 [Feliz Natal]

Hoje é o dia de estreia da Sexta do Leitor, e tenho uma novidade pra vocês, a Sexta do Leitor vai rolar durante todo o ano de 2011, e como uma forma de agradecer aos participantes, vou sortear um livro (ainda não sei qual) entre todos os leitores que participarem até dezembro de 2011!

Quer saber como participar da Sexta do Leitor? Saiba mais AQUI.

Nome: Juliane Bastos

Idade: 21 anos

Cidade: Amaral Ferrador

Estado: Rio Grande do Sul

O que um coração sente e os olhos retratam, as mãos escrevem.

“Da onde veio esse seu gosto por ler e escrever?”

Pra falar a verdade desde que aprendi a ler e escrever(risos). Sempre gostei de leitura e como minha mãe é professora tive grande influência. Depois que comecei a escrever sobre meus sentimentos notei que isso me fazia bem. Desde então não parei mais.

“O que te inspira a escrever?”

Certamente meus inúmeros sentimentos, tudo o que vivo diariamente, minhas indecisões, medos, agonias, tristezas e um alguém, claro.

“Que o tipo de texto você gosta de escrever?”

Que expressam o puro sentimento. Gosto de textos dramáticos, melosos, textos que me fazem refletir e entender as palavras profundamente.

"O que você acha desse grande crescimento da blogosfera? Quais são os pontos positivos e negativos desse crescimento?"

Bom o crescimento da blogosfera é algo que me apavora. Quando entrei nesse mundo não imaginava que era assim, acho que pensava como qualquer leigo sobre esse assunto. Fui construindo meu blog aos poucos e assim o crescimento dele também me assustou. Mas depois de um tempo percebi que aqui também tem seus pontos negativos sendo uns deles, a inveja. As pessoas acham que todo o reconhecimento veio do nada, que foi simplesmente fazer um blog e pronto, você está “famosa”. E com esse crescimento cada vez mais pessoas cobiçam o que você já tem. Claro, os pontos positivos existem também, porque com esse crescimento surgem cada vez mais blogs maravilhosos, com conteúdos incríveis e certamente assim novas amizades também se criam.

“O que você acha que leva as pessoas a fazerem um blog?”

Já me fiz esse pergunta uma vez. E a única resposta que me surgiu foi à necessidade de expressar o que pensam, sente e como agem, sendo ela de qualquer gênero. Acho que todos nós precisamos disso pra expor o que muitas vezes um amigo não pode ouvir, ou também não quer, nem necessita.

"Porque você acha que a literatura nacional ainda não é tão prestigiada pelos brasileiros? É um fator cultural, ou as crianças, adolescentes e adultos precisam de mais incentivos para ler?"

Sinceramente eu acho que falta incentivo, divulgação e reconhecimento. Eu mesma leio mais literatura estrangeira, não que eu não goste dos autores nacionais, mas sempre que pesquiso sobre os livros, sobre meus gostos, o que eu realmente procuro a literatura estrangeira me propõem, claro tem autores nacionais que sou fã, mas eles lançam um livro hoje e depois são esquecidos, ou caso o que eu imagino que aconteça, é a não divulgação.

Você acha que o grande crescimento dos blogs literários brasileiros está ajudando a incentivar mais a leitura no Brasil? Principalmente entre os jovens, fãs de YA books (Young Adult)?

Pois é, esse é uma pergunta ótima. Acho sim que o crescimento desses blogs estão ajudando, afinal estamos encontrando escritores nacionais que não tem o tal reconhecimento, ou só tem depois que lançam um livro. Imagino que os fãs de YA books irá cair, sei que não tem como acabar porque a literatura estrangeira é sim, maravilhosa, mas penso que quando todos esses escritores ainda “off’s” forem visto como devem, todos terão seus lugares de merecimento.

Sobre os teus gostos literários

“O que você acha sobre essa moda de livros sobre vampiros e anjos?”

Bom antigamente achava livros de vampiros maravilhosos, até que vieram um, dois, três e quando notei o mundo estava tomado com essa febre. Todo mundo era fã daquele ou do outro mocinho que certamente era um vampiro, não tenho nada contra isso tudo, as histórias são boas sim e claro eu li. Mas as pessoas muitas vezes vão pela moda e não pela boa qualidade do livro. Torci muito para que não acontecesse isso com as histórias relacionadas aos anjos, mas infelizmente minha torcida não foi o suficiente. Acho que essas histórias estão mais perto da nossa realidade e nos explicam muitas coisas que certamente aconteceu mesmo. Mas isso esta virando clichê também, e as pessoas tão tornando as histórias de anjos surreais demais. Lembro que a primeira história que eu li me surpreendeu demais, já as outras mudaram totalmente meu pensamento. Espero que um dia as pessoas se toquem que moda não é o essencial e que cada um tem que seguir seu próprio gosto.

“No seu Skoob observei que você já leu dois livros do Nicholas Sparks, “A última música” e “Querido John”. Você gosta do estilo de escrever dos Nicholas? Qual é a sua crítica sobre esses dois livros lidos do autor?”

Pois bem, Nicholas Sparks soube me prender com seus livros. Gosto do estilo que ele escreve que me faz entrar na história e ser um de seus personagens. Só não gosto muito quando qualquer autor volta muito na história, isso faz cansar a leitura. Na minha humilde opinião ele é um dos melhores autores estrangeiros que existe, pois com cada livro aprendi muito, por exemplo:

A última música me ensinou que muitas vezes temos que deixar de lado o rancor, magoa e aproveitar cada momento, pois certamente nada volta. Querido John, me fez acreditar mais ainda que quando um amor é verdadeiro ele supera todas as dificuldades, inclusive a distância. O milagre que tudo pode mudar, inclusive uma pessoa mudar sua vida.

"Quais são seus livros e autores preferidos?"

Bom, em relação a livro sou bem eclética, se você me diz que é bom, certamente vou ler. Não tenho pena da minha cabeça e nem do meu tempo quando se trata disso.(risos) Gosto muito como falei acima de literatura estrangeira, então leio sempre livros da Alyson Nöel, sendo os já lidos “Para sempre e Lua azul – Série Os Imortais”. Também gosto dos livros do Nicholas Sparks, sendo eles “Última música, Querido John e O milagre”. Becca Fitzpatrick, li somente “Sussurro”, e Cláudia Gray, com os livros “Noite eterna e Caçadora de estrelas”.

Já os autores nacionais gosto muito de Martha Medeiros, Fernanda Mello, Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector.

“Quais são os seus estilos de livros preferidos?”

Gosto de romance, drama, comédia, suspense, terror. Histórias que me absorvem ao máximo e que me fazem pensar o que eu faria no lugar da mocinha, ou da vilã.

“Você gosta de ler por causa dos conhecimentos adquiridos, ou por causa das emoções que sentimos enquanto estamos lendo um bom livro? Ou ambos?

Ambos. Tudo que eu aprendi lendo me fez ter uma grande noção do que eu poderia aprender. As emoções me fazem ter noção que várias histórias se repetem, mas cada uma com uma emoção diferente e única. Então quando a história é boa, você aprende muito com ela e nunca esquece.

"Obrigada por participar da Sexta do Leitor Ju! Gostaria de deixar um recado para os leitores no Mundo Platônico?"

Nossa, quem tem que agradecer sou eu Gaabis, adorei a entrevista. Me fez pensar muito e sinceramente me senti importante respondendo as tuas perguntas. Adorei cada uma, diferente de todas as entrevista que já respondi. E claro, quero desejar a todos os leitores do Mundo Platônico e do meu blog também, boas festas e que 2011 seja repleto de realizações. E continuemos todos por aqui, na torcida que a Gaabis nos surpreenda sempre com seus posts e que participem gente, pois na próxima pode ser um de vocês aqui. Beijos a todos ;*

Gostaram?! Eu ameeei, muito obrigada por participar Ju!

Também gostaria de avisar que como um grande número de pessoas se inscreveram para participar da entrevista na Sexta do Leitor, agora só estarei aceitando participantes que queiram fazer resenha, ou Locais Literários em sua cidade. E se vocês tiverem ideias diferentes para participar da Sexta do Leitor, basta apenas entrar em contato comigo Smiley piscando

8 comentários:

  1. Adorei a entrevista.
    Ela se parece comigo em alguns aspectos... mas são aspectos que a maioria das pessoas apresentam ^^ então não é nada fora do normal.

    Eu vi que você colocou o Banner do meu blog aqui. Gostei muito, Gabi ^^
    Eu ainda vou fazer uma página de parceiros do "É tudo o que eu sei" e o seu, logicamente, estará lá.

    Desejo tudo de bom pra você e muito sucesso com seu blog.
    Eu estarei fora uns dias... então posso dar uma sumida por aqui... mas eu volto e comento muito!
    Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  2. A capa é tão linda!! Demonstra que este livro vai mexer com nossas emoções!! Adoro livros de romance e que ao mesmo tempo passam uma lição de vida para os leitores.
    Desejo a você um Feliz Natal e um 2011 repleto de ótimos livros na sua estante!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista
    Conheço o blog da Ju e acho lindo.
    Ai eu esqeuci de me inscrever para a entrevista, mas participarei de outras formas.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Partilho o mesmo gosto pela escrita e pela leitura.
    Quando abri o teu blog fez-me recordar aquele que eu chamo o "meu mundo de sonho", um mundo à parte só nosso, e que só nós entendemos.

    Parabéns!

    Bjo e Feliz Natal ;)

    ResponderExcluir
  5. Ótima idéia!!! Parabéns!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Puxa, gostei muito da entrevista.
    Conheço o blog da Ju, e é muito legal. Quanto a escrita, em algumas coisas me assemelho a ela. Já não poso dizer o mesmo da leitura.
    Enfim, concordo um pouco com o que ela fala sobre a literatura nacional, e os meus leitores preferidos ainda são os estangeiros.
    Creio que, com a melhor divulgação dos livros nacionais, não diminua os fãs de YA books, mas concerteza de literatura brasileira, aumentará sim.
    É sempre bom aparecer por aqui e ser prestigiado com coisas novas. O dia que não visito seu blog, é meio raro. Geralmente, quando venho na internet, quase todo dia, estou lendo suas resenhas, sinopses , entrevistas, promoções...
    Gosto demais daqui e até tem um selo pra ti lá no meu blog (de novo, rs): clica aqui pra ver... *-*

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista da Ju (super intima xD)e as perguntas foram ótimas! Não apenas o basico (estilo literario, livro favorito), mas questoes que atingem toda a blogosfera e, principalmente, os leitores - de todo o Brasil.
    Já comentei em outro post e concordo com o que a Ju disse sobre a literatura nacional: a divulgação definitivamente é o maior problema.
    Enfim, gostei da entrevista e da entrevistada xD (já é a segunda vez que eu escrevo isso .-.)


    Beeeijoos


    PS: Infelizmente, a minha cidade não tem nada que lembre um Local Literario u.u'

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista!Mas prefiro a minha Sexta do Leitor,é claro rs.E a minha ainda tem mais comentários!

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo