Resenha “A perseguição digital”

 

  • Título: Perseguição Digital
  • Autora: Loraine Pivatto
  • Editora: Novos Peregrinos
  • Páginas: 202
  • Conceito: 123

Em Perseguição Digital, Joana vive o doloroso processo de reconstrução emocional, após o rompimento inesperado de uma relação afetiva. Muito abalada pela dor da rejeição e sem encontrar nenhuma explicação convincente para a atitude de seu amado, ela resolve virar o jogo, deixando de ser uma espectadora impotente e passando a tomar o controle da situação. Esperta e ardilosa, age como uma verdadeira 007 de saias, utilizando a tecnologia e o conhecimento computacional como valiosos aliados para rastrear os passos de Fernando. E assim, a cada nova descoberta, vai desvendando os mistérios e obtendo as tão esperadas respostas às perguntas que a atormentam.

Hoje trago para vocês a resenha de mais um livro dos nossos Talentos Nacionais. Comentei no meu vídeo que só tinha escutado boas críticas sobre esse livro, e entendi porque.

O livro é narrado por Joana, que inexplicavelmente foi deixada pela marido depois de um casamento cheio de amor e cumplicidade que durou cinco anos. Confesso que me assustei no começo do livro com o sofrimento de Joana, ela estava em depressão total, e em minha opinião, todo o sofrimento era um pouco exagerado, já que Fernando, o seu ex-marido parecia nem se lembrar da sua existência.  O livro deixa bem claro essa ‘linha’ que divide o amor da obsessão, e Joana é obcecada, tanto que começa a entrar escondido no e-mail de Fernando, lê todas suas conversas, e até inventa uma identidade  falsa para conversar com ele em um chat, ‘Mel’. Logo Fernando e Mel se tornam amigos, já que Joana conhece todos os gostos do seu amado.

Mas tudo começa a ficar ainda mais confuso quando Fernando e Joana  passam uma noite juntos, e ele confessa que ainda a ama. Ai que a história fica mais intrigante, afinal porque ele a deixou se ainda a ama? E porque Fernando, que era uma pessoa tão amável e direita, agora vivia com uma mulher diferente a cada semana, nunca firmando compromisso sério com ninguém? O que leva uma pessoa a mudar o seu estilo de vida, e deixar quem ama de uma hora pra outra?

Um ponto importante desse livro que eu preciso ressaltar é a evolução, tanto na narrativa quanto na história, e na simpatia do personagens. No começo a história é um pouco cansativa por causa das lamentações da Joana, mas com o tempo passando na vida dela, ela volta pouco a pouco a ser a mulher forte que era, o que a torna mais simpática e a história mais gostosa de ser lida. Achei isso ótimo porque tem livro que os personagens ficam do mesmo jeito durante toda a história, mas em “Perseguição Digital”  a história evolui e fica melhor cada capítulo lido.

Gostei muito dos personagens, principalmente dos poucos amigos de Joana, e sua irmã que é uma ótima pessoa. Outro ponto positivo que tenho que ressaltar são os nomes dos capítulos do livro, que são divertidíssimos, todos com alguma relação a informática ou internet.

Também não posso esquecer de falar que aprendi muito com esse livro, ele nos dá algumas informações técnicas sobre a internet e o computar em geral, no decorrer da história.

O final do livro é no mínimo surpreendente, gostei muito da reposta de todos os enigmas que encontramos durante a história.  E no final, até gostei da obsessão da Joana, porque afinal ela nunca teria descoberto a verdade, se não usasse todas as armar digitais que possuía nessa perseguição.

Não deixem de ler, mais um livro dos nossos talentos nacionais super aprovado! Perseguição Digital no Skoob – Confira o site da autora Loraine Pivatto

15 comentários:

  1. Naum li o livro mas todos têm falado muito bem dele, ainda quero ler mas naum sei qdo terei a oportunidade.

    vc tá sumida esta td bem???

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hm, me interessei pelo livro. Vai entrar pra minha modesta fila de espera literária ahaha

    AMEEEEI o layout do seu blog, sério mesmo. lindo demais.

    ResponderExcluir
  3. Heey, tem selinho pra você lá no blog! :P
    Beijos,
    Leeh.

    ResponderExcluir
  4. Desculpaaa não poder ler a resenha!!!!!
    Estou lendo esse livro atualmente, não posso ver spoilers!! =D
    Quando terminar faço um comentpario decente aqui =X
    O livro é bom, estou gostando, apesar que a Joana é insuportavel!!

    Abraço



    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Uau, ADOREI a história! De certa forma me lembra Fortaleza Digital - mesmo que o motivo das personagens principais sejam bem diferentes - e adorei mais ainda por ser nacional! Temos de valorizar a literatura nacional que está cada dia melhor, se posso dizer.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser realmente muito bom *-* Os autores brasileiros só tem me surpreendido cada vez mais

    xx carol

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser realmente muito bom *-* Os autores brasileiros só tem me surpreendido cada vez mais

    xx carol

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Vim retribuir e agradecer ...por sua presença e comentário no Apaixonada por romances!

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. arg, esse é o blog das reenhas perfeitas! Nossa, eu preciso encontrar um tempo nas férias pra voltar a ler meus livros!

    espero encontrar alguns bons ainda pela frente!

    sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Vejamos, por que será que eu simplesmente amei esse livro assim, de cara?
    Bom, apesar de ser um maluco que gosta de sangue, morte, ação e suspense. Também sou romântico, e gosto de algumas assim — quando não envolve vampiros e bruxas no meio, quando não são romances brasileiros, nem já são filmes melodramáticos, já fico interessado.
    Também, como um eximio nerd, sou apaixonado por texcnologia, e coisas que tem a ver com informática e computação já me instiga. Quando fiquei sabendo dos titulos dos capítulos: "esse livro tem que entrar na minha lista".
    Além do que, separação é um ótimo assunto :D
    Enfim, preciso dizer de novo que amei o livro?

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu já tinha amado a capa e a sinopse do livro, agora com a sua resenha, quero muito ler Perseguiçao Digital!

    Ahh, eu sempre preferi os personagens, historias e escritas que evoluem do que os que continuam os mesmos. Por exemplo, aposto que se a Joana ficasse se lamentado o livro inteiro, eu detestaria ela e todo o resto (ok, nao todo o resto, só a personagem mesmo rsrs).



    Beijooos

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Passando aqui para desejar um feliz natal e um ótimo 2011 com muitos livros :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. já entrei no site para sondar o preço e ver se dar para comprar.
    Acho seu trabalho muito lindo de divulgar os talentos nacionais. Eu estou na ânsia para conhecê-los também.

    ResponderExcluir
  14. O que posso dizer sobre esse livro?
    Que desperta em mim uma ENORME vontade ler!
    Meu Deus. Logo eu que sou fascinado pelos diversos tipos de comportamentos, ainda tenho um livro que usa um comportamento difícil de lidar, que é a obsessão, e o transporta pra dentro do mundo digital. Incrível!
    Dois pontos que simplesmente me fascinam.
    Sua crítica foi ótima e levantou vários pontos positivos do livro. Que bom que a história sofre uma evolução. Porque é horrível aqueles livros que começar ótimos e terminam sem graça. Os que vão evoluindo me prendem e deixa minha imaginação fluir mais facilmente.

    Eu adorei.
    Mais um bom motivo pra querer ganhar a promoção. "A morte do cozinheiro" e "Perseguição Digital" são os livros que eu mais cobiço no momento. To fazendo de tudo pra ganhar.

    Vou ficar longe daqui por uns dias... mas quando voltar, coloco meus comentários em dia ^^

    ResponderExcluir

Adoro receber críticas construtivas! :)
Sempre que posso reservo um tempo para responder todos os comentários!
Obrigada desde já pelo carinho!

xoxo

© Mundo Platônico Todos os direitos reservados.
Criado por: Gabriela Morgante.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo